A Ilha Canela, Palmas (TO): Uma análise socioeconômica dos visitantes e do ecoturismo

Autores

  • Silmar Cardoso Araújo Coelho Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • César Floriano de Camargo Universidade Federal de Tocantins, Porto Nacional, TO

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2021.v14.6776

Palavras-chave:

Turismo, Ilha Canela, Visitantes, Ecoturismo, Palmas (To).

Resumo

A Ilha Canela é situada no município de Palmas (TO). Fruto da formação do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. A ilha possui uma das mais belas praias fluviais do município de Palmas. Cabe destacar que ela foi construída artificialmente. A ilha Canela é que foi objeto de estudo e referência para a análise desse trabalho de pesquisa. Assim o presente trabalho visa traçar o perfil socioeconômico dos visitantes que frequentaram a Ilha Canela durante os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2019. As informações foram obtidas através que questionários juntos aos frequentadores. Também analisará o que deve ser caracterizado como ecoturismo e as características do mesmo presente na ilha Canela, sendo que um deles é se o local é apropriado para essa forma de turismo e se as atividades presentes nesse território ajudam a identificar se é típica dessa atividade econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmar Cardoso Araújo Coelho, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

Professor de Geografia, Mestrando e Servidor Público.

César Floriano de Camargo, Universidade Federal de Tocantins, Porto Nacional, TO

Aluno regular do mestrado em Geografia pela UFT campus Porto Nacional.

Referências

BAHL. M. Perspectiva do turismo na sociedade pós-industrial. São Paulo: Roca, 2003.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral de Regionalização. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Turismo e Sustentabilidade/Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico. Coordenação Geral de Regionalização. – Brasília, 2007.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Ecoturismo: orientações básicas. Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do Turismo, 2008.

COOPER. C. et al. Turismo: princípios e práticas. Tradução Alexandre Salvaterra. 3ª edição. Bookman. Porto Alegre. 2007.

GUERRA, G.R.; CARLETTO, D.S. Desenvolvimento sustentável do ecoturismo: uma compilação de boas práticas / Organização Mundial do Turismo. Tradução técnica Gleice Regina Guerra, Daniel Souza Carletto. São Paulo: Roca, 2004.

CEBALLOS-LASCURÁIN, H. O ecoturismo como fenômeno mundial. In: LINDBERG, G.; HAWKINS, D. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: Editora SENAC São Paulo. 1995.

MARINHO, A.; BRUHNS, H. (orgs). Turismo, lazer e natureza. Barueri (SP): Manole, 2003.

MARTINS, J.C.O. (Org.) Turismo, cultura e identidade. São Paulo: Roca, 2003.

OLIVEIRA. A.P. Turismo e desenvolvimento: planejamento e organização. 5ª edição (ver. e ampl). São Paulo: Atlas.. 2005.

REJOWSKI, M.; COSTA, B.K. (Orgs). Turismo contemporâneo: desenvolvimento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas,2003.

RUSCHANN. D.V.M. Turismo e planejamento sustentável: A proteção do meio ambiente. 16ª edição. Campinas (SP): Papirus, 2012.

SANTANA, M.B.C.; BALSAN, R. A Praia Fluvial de Luzimanges, Porto Nacional (TO): um estudo do perfil socioeconômico dos visitantes. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 8, n.5, nov-2015/jan 2016, pp.667-683.

UVINHA, R.R. (Org.). Turismo de aventura: reflexões e tendências. (Série turismo) São Paulo: Aleph, 2005.

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Coelho, S. C. A., & Camargo, C. F. de. (2021). A Ilha Canela, Palmas (TO): Uma análise socioeconômica dos visitantes e do ecoturismo. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 14(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2021.v14.6776

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2019-03-10
Aceito em 2020-12-18
Publicado em 2021-05-07