Importância da implantação de práticas sustentáveis nos serviços de hotelaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2025.v18.16607

Palavras-chave:

Ecoturismo; Hospedagem; Turismo; Sustentável

Resumo

Diante da crescente pressão social por uma postura ambientalmente sustentável, o setor hoteleiro vem incorporando em suas estratégias de mercado a adoção de ações e práticas voltadas para a conservação ambiental. Neste sentido, o objetivo do artigo consiste em propor discussões sobre a relação entre ecoturismo e hotelaria sob a perspectiva da sustentabilidade, destacando a importância de implementar práticas e tecnologias sustentáveis nos meios de hospedagem. Este estudo foi conduzido por meio de uma revisão bibliográfica em bases de dados acadêmicas, analisando artigos, dissertações, teses e documentos técnicos sobre a implementação de SGAs em meios de hospedagem. A metodologia permitiu a identificação de desafios e oportunidades na adoção de práticas sustentáveis, bem como a análise da efetividade dessas iniciativas na redução dos impactos ambientais. Chegou-se a resultados que demonstram a necessidade de adaptação dos meios de hospedagem para o cumprimento de requisitos mínimos de sustentabilidade; e que as organizações devem investir na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, porque proporciona benefícios, como melhoria da imagem; conquista e ampliação de mercados; acesso à benefícios econômicos por meio de taxas mais baixas, redução de custos operacionais; manutenção das relações comerciais; cumprimento da legislação ambiental em geral; e principalmente, execução das práticas sustentáveis em prol do ambiente. O compromisso com a gestão ambiental fortalece a competitividade dos meios de hospedagem, aprimora a experiência dos hóspedes e contribui para um turismo mais responsável e sustentável, alinhado aos ODS da Agenda 2030.

Biografia do Autor

  • Bruna Regina dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Formada no Curso Técnico em Qualidade no Instituto Federal de São Paulo (2019). Atualmente cursa Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na unidade de São Carlos/SP. Integrante do grupo de pesquisa CNPq/UFSCar Centro de Estudos em Democracia Ambiental (CEDA), anteriormente CNPq/UFSCar Novos Direitos.

  • Catia Araújo Farias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Cientista Ambiental. Pós-doutora em Direito Ambiental e Direito Urbanístico (PPGCAm/UFSCar) e Recursos Hídricos (SHS-EESC/USP). Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Consultora e perita judicial - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO, professora titular da pós graduação (UNIFESO) e professora voluntária (PPGCAm/UFSCar). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CEDA - Centro de Estudos em Democracia Ambiental, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSCar. Principais áreas de atuação: Ciências Ambientais; Perícias Ambientais; AIA - Avaliação de Impacto Ambiental; Remediação de Áreas Contaminadas; Gestão e Auditoria Ambiental; Certificação Ambiental; Gestão de Projetos.

  • Celso Maran de Oliveira , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Cientista Ambiental (Direito Ambiental e Direito Urbanístico). Professor do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (DCAm/UFSCar). Possui Doutorado (2005) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado (2000) em Direito da Integração pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Especialização em Proteção de Menores (1998) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Orientador dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (PPGCAm/UFSCar). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Novos Direitos, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSCar; pesquisador dos grupos de pesquisa "Direito, Cidade e Envelhecimento - UFSCAR" e "Tutela jurídicas das empresas em face do Direito Ambiental Constitucional - UNINOVE". Principais áreas de atuação: Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito da Integração Regional, Gestão e Auditoria Ambiental, Políticas Públicas, Perícias Ambientais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2 - CNPq/CA - Ciências Ambientais). 

  • Ozelito Possidonio de Amarante Junior, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

    Possui Bacharelado Em Teologia pelo Centro de Ensino Teológico Monte Moriá (1998), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 1999), especialização em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP, 2003), especialização em Tecnologia de Alimentos pela UFMA (2005), mestrado em Química Analítica pela UFMA (2002) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP (2004). Atualmente é professor do Departamento Acadêmico de Química (DAQ) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e professor colaborador na Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: pesticidas, contaminantes orgânicos emergentes, cromatografia e contaminação de solos e água. Realiza, ainda, atividades de pesquisa e extensão em Educação Ambiental.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS ABNT NBR 15401: MEIOS DE hospedagem — Sistema de gestão da sustentabilidade — Requisitos. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT NBR 14001:2015: Sistema de gestão ambiental: especificação e diretrizes para uso. Rio de Janeiro, 2015.

ASSUNÇÃO, R.E.; AMORIM, T.; MONDO, T.S. (2013). Sustentabilidade em Meios de Hospedagem: Estudo de Caso em Meio de Hospedagem de Garopaba. Revista Técnico Científica do IFSC, p. 278-278, 2013.

BRASIL. Ministério do Turismo. Selo turismo responsável: Segurança para o consumidor e Incentivo para o turismo brasileiro, 2020. Disponível em http://antigo.turismo.gov.br/ seloresponsavel/. Acesso em: 15 ago. 2022.

BRASIL. Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico; revoga a Lei no 6.505, de 13 de dezembro de 1977, o Decreto-Lei no 2.294, de 21 de novembro de 1986, e dispositivos da Lei no 8.181, de 28 de março de 1991; e dá outras providências.

BRASIL. Ministério do Turismo. Ecoturismo: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. 2. ed. – Brasília: Ministério do Turismo, 90p, 2010.

BRASIL (Ministério do Turismo. Meios de hospedagem, 2021.Disponível em http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/segmento/meios-de-hospedagem.php. Acesso em: 15 ago. 2022.

BORGES, C.H.L.; FERRAZ, M.I.F.; BORGES, A. V. Turismo sustentável e meios de hospedagem: uma avaliação da sustentabilidade hoteleira em Barra Grande, Maraú (BA). Revista Turismo - Visão e Ação, v.17, n.3, p. 601-629, 2015.

BRITO, S.S.; TORRES, H.C.; ARAÚJO, W.A.; VOLTOLINI, J.C.. Gestão ambiental em empreendimentos hoteleiros em Porto Seguro, Bahia, Brasil. Latin American Journal of Business Management, v.9, n.1, 2018.

CANDIOTTO, L.Z.P. Considerações sobre o conceito de turismo sustentável. Formação (Online), v.1, n.16, 2009.

CAMPOS, S.S. Gerenciamento e práticas ambientais em meios de hospedagem. In: ANPTUR, V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Belo Horizonte, 2008.

CARVALHO, A.N. Hospitalidade doméstica e comercial: desdobramentos e apropriações em fazendas históricas rurais. Revista Turismo - Visão e Ação, v.17, n.3, p. 569-600, 2015.

CONTO, S.M.; BONIN, S.M.; FOLETTO, S.; ZOCHOLINI, C.A.; PEREIRA, G.S. Gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem certificados pela NBR 15.401: Canela/RS. Anais do II Simpósio Nacional sobre gestão ambiental de empreendimentos turísticos–AMBIENTUR, v.2, n.11, 2015.

DANI, R.; TIWARI, K.; NEGI, P. Ecological approach towards sustainability in hotel industry. Materials Today: Proceedings, v. 46, p. 10439-10442, 2021.

DUKHOVNAYA, L. L. Creation of eco hotel concepts: international experience and possibility of its application. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, v.1, n.01, 2020.

ELKINGTON, J. Cannibalswith forks: the triple bottonline of 21st century business. Oxford: Capstone. 1997.

FERREIRA, S.A.; MARTINS, I.S.; VAREIRO, L. Sustentabilidade ambiental nos hotéis e o papel dos colaboradores na implementação de práticas ecológicas: O caso do Meliá Braga Hotel & Spa. Revista Turismo & Desenvolvimento (RT&D), v. 2, n. 36, 2021.

FREITAS, A.L.P.; ALMEIDA, G.M.M. Avaliação do nível de consciência ambiental em meios de hospedagem: uma abordagem exploratória. Sociedade & Natureza, v.22, p. 405-417, 2010.

FONSECA, J.M.A.A.; MELO, S.M.C. DE; CARVALHO, W.G. O Ecoturismo como alternativa sustentável para gestão da RPPN Catedral do Jalapão (TO). Revista Brasileira de Ecoturismo, v.11, n.1, p. 09-31, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

INTERNATIONAL ECOTOURISM SOCIETY (TIES). Disponível em: https://ecotourism.org/ties-overview/. Acesso em: 19 fev. 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.

MALTA, M.C.M.; MARIANI, M.A.P. Estudo de caso da sustentabilidade aplicada na gestão dos hotéis de campo Grande, MS. Revista Turismo Visão e Ação, v.15, n.1, p. 112–129, 2013.

MALTA, M. C. M., & MARIANI, M. A. P. Estudo de caso da sustentabilidade aplicada na gestão dos hotéis de Campo Grande, MS. Turismo: Visão e Ação, v.15, n.1, p.112-129. 2013.

MORAES, A. F.; LEITE, A. R. L.; DOS SANTOS, S. R.). Selo turismo responsável e adesão dos meios de hospedagem em São Luís, Maranhão (Brasil). Revista Turismo em Análise, v.32, n.3, 513-531, 2021.

NASCIMENTO, D.; CABIANCA, M.A.A.; CAVENAGHI, A.J. Meios de hospedagem ambientalmente sustentáveis. Turydes: Revista sobre Turismo y Desarrollo local sostenible, v. 13, n.29, 250-265, 2020.

OLIVEIRA, G. N. de; FALCÃO de A., M. C.; SOUZA, V. Certificação ambiental na hotelaria: Principais ações mencionadas pelos hóspedes em suas avaliações online sobre empreendimentos hoteleiros certificados. Tourism and Hospitality International Journal, v.5, n.1, p.110-134. 2015.

OLIVEIRA, O.J.; PINHEIRO, C.R.M.S. Implantação de sistemas de gestão ambiental ISO 14001: uma contribuição da área de gestão de pessoas. Gestão & Produção, v.17, n.1, p.51-61, 2010.

OMT. Desenvolvimento do turismo sustentável: manual para organizadores locais. Brasília: Organização Mundial do Turismo (OMT). p.24, 1994.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.10, n.2, p. 53-66, 2012.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

ROWLAND-JONES, R.; PRYDE, M.; CRESSER, M. An evolution of current environmental management systems as indicators of environmental performance. Management of Environmental Quality: An International Journal, v.16, n.3, p. 211-219, 2005.

SCHENINI, P. C.; LEMOS, R. N.; SILVA, FA da. Sistema de gestão ambiental no segmento hoteleiro. Anais do II Seminário de Gestão de Negócios. Paraná: FAE, v. 2, 2005.

SOUZA, V. S., SOBRAL, M. F., & MELO, A. S. Práticas socioambientais em hotéis-fazenda do agreste pernambucano sob a perspectiva do cliente. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, v.5, n.3, p. 104-130, 2015.

SPAOLONSE, E.; MARTINS, S.S.O. Ecoturismo: uma ponte para o turismo sustentável. Revista Brasileira de Ecoturismo, v.9, n. 6, p. 684-698, 2017.

SOARES, I.A.; OLIVEIRA, A.G.P.; CESAR, P.H. Análise das Ações e Práticas Ambientais em Meios de Hospedagens em Mossoró, Rio Grande Do Norte, Brasil. Revista Geotemas, v.8, n.3, p. 07-28. 2018.

TESSARO, A.P.; MAZZURANA, E.R. Sustentabilidade em meios de hospedagem no Brasil. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v.6, n.5, p.151-159. 2016.

TRAVERSO, L. D., PATIAS, T. Z., TOSELLI, C., & DA SILVA, L. D. Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma análise a partir da produção nacional e das políticas públicas brasileiras. Caderno Virtual de Turismo, v.23, n.1, p. 79-91, 2023.

Downloads

Publicado

01.05.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Bruna Regina dos; FARIAS, Catia Araújo; OLIVEIRA , Celso Maran de; AMARANTE JUNIOR, Ozelito Possidonio de. Importância da implantação de práticas sustentáveis nos serviços de hotelaria. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 463–484, 2025. DOI: 10.34024/rbecotur.2025.v18.16607. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/16607. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-04-28
Aprovado 2025-02-03
Publicado 2025-05-01