Paisagismo produtivo CERES: um projeto que promove a Educação Ambiental

Autores

  • Jenifer Godoy Daltrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcia de Morais Stein Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Matheus Lemos Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Kuester Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Miguel Aloysio Sattler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2024.v17.15053

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Permacultura, Linguagem de padrões

Resumo

Devido às alterações ambientais crescentemente ocorrentes no planeta, a consideração da influência do comportamento humano decorrente de seu modo atual de viver, passa a constituir assunto fundamental a ser analisado. Neste sentido, nasce a ideia da criação do Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade (CERES), focado no desenvolvimento de pesquisas e na Educação Ambiental. A pesquisa tem o objetivo de analisar o entorno de uma edificação, concebida para ser implementada, cujo projeto foi orientado, tanto por princípios associados à permacultura, de Mollison e Holmgren (1983), como pela linguagem de padrões, de Alexander et al. (1977). Foram elencados neste trabalho os itens presentes no entorno do edifício, assim como aqueles associados à sua arquitetura, a partir de um embasamento teórico fundamentado em “ética, ação e design”, que possibilite destacar a sua relevância na difusão do ensino de questões ambientais.

Biografia do Autor

  • Jenifer Godoy Daltrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Programa de Pós Graduação em Arquitetura.

  • Marcia de Morais Stein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

  • Matheus Lemos Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

  • Patrícia Kuester, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

  • Miguel Aloysio Sattler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

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Publicado

02.05.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DALTROZO, Jenifer Godoy; STEIN, Marcia de Morais; NOGUEIRA, Matheus Lemos; KUESTER, Patrícia; SATTLER, Miguel Aloysio. Paisagismo produtivo CERES: um projeto que promove a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 17, n. 2, 2024. DOI: 10.34024/rbecotur.2024.v17.15053. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/15053. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-05-03
Aprovado 2024-01-06
Publicado 2024-05-02