A importância da gestão de qualidade na hospitalidade nos meios de hospedagem extra-hoteleira

Autores

  • Ana Paula da Costa Franco Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Caroline Magdalena Troncoso Rojas Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.14345

Palavras-chave:

Gestão de Qualidade, Hospitalidade, Meios de Hospedagem, Airbnb

Resumo

Este artigo busca divulgar a importância do fator de gestão de qualidade e da hospitalidade em um imóvel situado na zona sul, no município do Rio de Janeiro - RJ, o qual encontra-se disponível na plataforma Airbnb, como forma de hospedagem compartilhada. O objetivo é analisar a importância da gestão de qualidade e da hospitalidade nos anúncios “Conforto” e “Bem Estar”, pontuar as consequências para o trade turístico com o crescimento de hospedagem compartilhada, ilustrar como a internet facilita a difusão desse tipo de hospedagem e observar a relevância das experiências como agente propulsor para hóspedes e anfitriões aderirem às hospedagens compartilhadas. A pesquisa deu-se metodologicamente de maneira qualitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir da opinião deixada nos 95 comentários públicos registrados pelos hóspedes na plataforma Airbnb e do levantamento bibliográfico sobre o tema de hospedagens compartilhadas. Desse modo, contribui-se com estudos acerca da relação entre hospedagens compartilhadas e gestão de qualidade na hospitalidade. Ao final, foi sugerida a implementação da gestão de qualidade na hospitalidade como item de avaliação dos clientes na plataforma Airbnb.

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Biografia do Autor

Caroline Magdalena Troncoso Rojas, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2022).

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Publicado

01.08.2023

Como Citar

Franco, A. P. da C., & Rojas, C. M. T. (2023). A importância da gestão de qualidade na hospitalidade nos meios de hospedagem extra-hoteleira. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 16(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.14345