A Mata Atlântica me ensinou: estudo sobre aprendizado de estudantes com base nas vivências de um projeto de Educação Ambiental em Itu (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2021.v14.12867

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mata Atlântica, Ecoturismo, Biodiversidade, Ensino Básico.

Resumo

A Educação Ambiental, formal ou informal, é uma ação importante para ensinar e refletir sobre a importância da natureza, sua diversidade e, principalmente, para provocar mudança de atitude por meio da tomada de consciência e, desta forma, contribuir para a proteção e conservação ambiental. Este estudo buscou analisar o aprendizado de estudantes da Educação Básica que participaram do projeto de Educação Ambiental “Aprendendo com a Mata Atlântica” em 2019 a partir de atividades de vivências na natureza no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, no município de Itu (SP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a coleta dos dados foi feita com questionário aberto com a participação de 32 escolas e 1256 respostas. A partir da análise dos relatos dos estudantes foi realizado o tratamento de dados e categorização para facilitar o entendimento e utilizado o recurso gráfico nuvem de palavras (NP) na identificação da frequência de palavras em textos volumosos. A maior parte dos estudantes que visitou o Centro de Experimentos é de Itu e região (90,4%) e o restante da cidade de São Paulo e entorno (9,6%). As respostas dadas pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio com maiores percentuais, respectivamente, foram: biodiversidade com 33,1% e 31,8%; restauração florestal com 25,6% e 14,9%; remanescentes da Mata Atlântica com 10% e 14,8% e relação água e floresta com 12,2% e 11,2%. Estas respostas indicam que a Educação Ambiental realizada em contato com a natureza promove uma tomada de consciência do indivíduo para uma formação da cidadania com vistas à conservação da natureza e prática do Ecoturismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly de Marchi, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental- PPGSA. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-So.

Ismail Barra Nova de Melo, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental- PPGSA. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-So.

Rita de Cássia Lana, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Docente do Departamento de Geografia Turismo e Humanidades-DGTH- Universidade Federal de São Carlos- UFSCar-So.

Silvio César Moral Marques, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Docente do Departamento de Geografia Turismo e Humanidades-DGTH- Universidade Federal de São Carlos- UFSCar-So.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BRUHNS, H. T. Esporte e natureza: o aprendizado da experimentação. In: SERRANO, C. (org). A educação pelas pedras: ecoturismo e Educação Ambiental. São Paulo: Chronos, p.25-46., 2000.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.html>. Acesso em: 8 fev. 2021.

BRASIL. DECRETO No 4.281, DE 25 DE JUNHO DE 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.html>. Acesso em: 15 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Decreto no 73.030, de 30 de Outubro de 1973. 1973. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-73030-30-outubro-1973-421650-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 15 fev. 2021.

BRASIL. Lei da Mata Atlântica. 2006. Disponível em: <https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=11428&ano=2006&ato=1e8cXSq5kMRpWT08e>. Acesso em: 15 fev. 2021.

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1969

CARVALHO, I. C. M. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e Educação Ambiental / Conceitos para se fazer Educação Ambiental / IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Brasília-DF, 1998.

COELHO, S. C .A; CAMARGO, C. F de. A Ilha Canela, Palmas (TO): Uma análise socioeconômicados visitantes e do ecoturismo. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v 14, n.2, mai-jul2021, pp. 145-159.

DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. 1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2004. 484 p.

DIAS, Genebaldo F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9a. ed. São Paulo: Gaia, 2013.

FENNELL, D. Ecoturismo: Uma Introdução. São Paulo: Contexto, 2002.

FERNANDES, A.N.P. et al. Avaliação dos resultados obtidos com a implantação do Programa Criança Ecológica na Floresta Estadual de Bebedouro (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 12, n.1: 12-23, 2017.

FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA. Relatório do Atlas da Mata Atlântica. 2020. Disponível em: <https://www.sosma.org.br/wp-content/uploads/2020/11/Relat%C3%B3rio-Anual-2019-SOS-Mata-Atl%C3%A2ntica.pdf>.Acesso em: 15 de fevereiro de 2021.

KNUPP, M. E. C. G. Fundamentos do Turismo. Curitiba: InterSaberes, 2015.

KUSS, A. V., CARLAN, F. A., BEHLING, G. M., GIL, R. L. Possibilidades metodológicas para a pesquisa em Educação Ambiental. Pelotas: Santa Cruz, 2015.

LAYRARGUES, P.P. Muito além da natureza: Educação Ambiental e reprodução social. In: LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R. C. (Orgs). Pensamento complexo, dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006).

LAYRARGUES, P.P.; LIMA, G. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da Educação Ambiental contemporânea no Brasil. Anais do VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil., [S. l.], p. 1–15, 2011.

LOHMANN, G.; PANOSSO NETTO, A. Teoria do turismo: Conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph, 2008.

LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P. Ecologia política, justiça e Educação Ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/8VPJg4SGvJLhcK3xcrrnHRF/?lang=pt>. Acesso em: 15 de fevereiro de 2021

MARQUES, M.C.M.; GRELLE, C.E.V. The Atlantic Forest: history, biodiversity, threats and opportunities of the mega-diverse forest. 1a ed. Cham: Springer, 2021.

McKERCHER, B. Turismo de natureza: Planejamento e sustentabilidade. São Paulo, SP: Contexto, 2002.

MENDONÇA, R. Atividades em áreas naturais [livro eletrônico]. 2a. ed. São Paulo: Ecofuturo, 2017.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2.ed., São Paulo - Rio de Janeiro, Hucitec-Abrasco, 1992.

ONU. United Nations Decade on Ecosystem Restoration (2021–2030) - Resolution adopted by the General Assembly. Disponível em: <https://undocs.org/A/RES/73/284>. Acesso em: 15 fev. 202.

PADUA, S. M. . Uma pesquisa em Educação Ambiental: a conservação do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus). In: VALLADARES- PADUA, C.; BODMER, R.; CULLEN Jr., L. (orgs.). Manejo e Conservação de Vida Silvestre no Brasil. Brasília: MCT - CNPq e Sociedade Civil Mamirauá, p. 34-42,1997.

PIRES, P. S. As dimensões do ecoturismo. São Paulo, SP: Senac, 2002.

REIGOTA, M. A. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 1995.

RODRIGUES, R.; BRANCALION, P.; ISERNHAGEN, I. Pacto pela restauração da Mata Atlântica. São Paulo: LERF/ESALQ: Instituto BioAtlântica, 2009.

SORRENTINO, M. et al. (orgs). Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Vivências. 1a. ed. Curitiba: Appris, 2013. v. 1

TOMAZELLO, M. G. C.; FERREIRA, T. R. C. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos. Ciência & Educação. Piracicaba, v.7, n.2, 2001.

VENTURIN, N. et al. Sistema Sócio-ecológico, Educação Ambiental e Conservação da natureza. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 45, Ano XII, 2013.

VILETA, R. B., RIBEIRO, A.; BATISTA, N. A. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, 2011.

VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. S.Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. S.Paulo: Martins Fontes, 1998.

WELLS, M.; BRANDON, K. (eds). People and Parks: linking protected areas with local communities. Washington DC: Banco Mundial, WWF, USAID, 1992.

Downloads

Publicado

01.12.2021

Como Citar

Marchi, K. D., Melo, I. B. N. de, Lana, R. de C., & Marques, S. C. M. (2021). A Mata Atlântica me ensinou: estudo sobre aprendizado de estudantes com base nas vivências de um projeto de Educação Ambiental em Itu (SP). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 14(5). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2021.v14.12867
Recebido: 2021-10-24
Publicado: 2021-12-01