Educação Ambiental e participação comunicativa: diálogos com pescadoras e pescadores artesanais no Pantanal de Mato Grosso

Autores

  • Silvano Carmo de Souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres Professor Olegário Baldo
  • Amadeu José Montagnini Logarezzi Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2564

Palavras-chave:

Participação Política no Pantanal, Educação Ambiental Dialógico-Crítica, Educação Ambiental com Comunidades Tradicionais no Pantanal, Aprendizagem Dialógica, Metodologia Comunicativo-Crítica.

Resumo

Esta pesquisa de educação ambiental dialógico-crítica foi desenvolvida em Cáceres, Pantanal de Mato Grosso. Durante dois anos, dialogamos com pescadoras/es tradicionais vinculadas/os a duas entidades: a Colônia Z-2 e a Associação de Pescadores de Cáceres. Utilizamos a metodologia comunicativo-crítica e, a partir do pensamento freiriano e habermasiano, notamos que o giro dialógico contemporâneo tem sido fundamental para o surgimento de espaços de diálogo comprometidos com uma racionalidade ambiental; também identificamos que há um crescente interesse delas/es em participar, tanto das discussões sobre as tomadas de decisão de suas entidades, quanto dos processos de formulação do ordenamento pesqueiro.

Biografia do Autor

  • Silvano Carmo de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres Professor Olegário Baldo
    Doutor em Ciências Ambientais (UFSCar) – Ambiente e Sociedade Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres Professor Olegário Baldo
  • Amadeu José Montagnini Logarezzi, Universidade Federal de São Carlos.
    Pós-doutor em sociologia Professor titular aposentado da UfSCar Professor no PPG em Ciências Ambientais da Ufscar

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Publicado

30-03-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Ambiental e participação comunicativa: diálogos com pescadoras e pescadores artesanais no Pantanal de Mato Grosso. (2018). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 322-343. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2564