Um caso de sucesso: metodologias que potencializam a Educação Ambiental no ensino fundamental

Autores

  • Douglas Bitencourt Vidal MULTIVIX
  • Monessa Tedoldi Nogueira MULTIVIX
  • Thuany Souza Campos MULTIVIX

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2544

Palavras-chave:

Montanha/ES, Ensino Fundamental, COM-VIDA, Educação Ambiental.

Resumo

A Educação Ambiental proporciona dentro da formação escolar uma construção de valores sociais, conhecimentos e atitudes, relacionados a conservação do meio ambiente. A partir desta premissa, objetivou-se neste estudo apresentar as metodologias aplicáveis à Educação Ambiental das Escolas de Ensino Fundamental do município de Montanha-ES, retratando os métodos utilizados por estas escolas para potencializar a aplicabilidade da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. O artigo identifica como estas escolas conduzem o processo de produção de conhecimento do discente sobre a consciência crítica na problemática ambiental, para assim retratar suas metodologias. Tornou-se evidente que as escolas questionadas possuem conhecimento à cerca de que a Educação Ambiental precisa ser trabalhada dentro do contexto escolar, bem como na comunidade de maneira transdisciplinar, propiciando ao discente uma consciência crítica na busca de sua transformação social. Nesse sentido, as metodologias apresentadas podem ser uma diretriz viável para outras escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Bitencourt Vidal, MULTIVIX

Mestre em Energia, Especialista em Educação Ambiental, Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Normalista.

Monessa Tedoldi Nogueira, MULTIVIX

Educação, Pedagogia

Thuany Souza Campos, MULTIVIX

Educação, Pedagogia

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Vidal, D. B., Nogueira, M. T., & Campos, T. S. (2018). Um caso de sucesso: metodologias que potencializam a Educação Ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 66–78. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2544

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2018-01-30
Aceito em 2018-10-31
Publicado em 2018-12-30