A Educação Ambiental e a gestão escolar na percepção de diretores de escolas estaduais da 3ªCRE/RS

Autores

  • Daiani Clesnei da Rosa Centro Universitário UNIVATES Professora tempo integral - 40 h
  • Odorico Konrad Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2251

Palavras-chave:

Gestão Escolar – Educação Ambiental – Percepções de Diretores Escolares

Resumo

O presente artigo visa descrever as percepções de um grupo de diretores de escolas vinculados à 3ª. CRE/RS (Coordenadoria Regional de Educação) acerca do papel da gestão em relação à educação ambiental. Esse artigo faz parte da tese de doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES, localizado no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Essa é uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, com características descritiva e exploratória. Utilizou-se como procedimentos técnicos o questionário para a coleta de informações. Para a revisão teórica, acerca da educação ambiental, foram utilizadas as ideias de Carvalho (2010), Tristão e Jacobi (2008), Loureiro (2010, 2011), Lacerda (2010), Sato e Carvalho (2005), Leff (2006), entre outros. Para discutir acerca da gestão educacional se apresentam as ideias de Mello e Cóssio (2006), Paro (2010, 2007, 2003), Lück (2006, 2008, 2011), Rosa (2015), Freire (2010), entre outros. Ao analisar as percepções dos gestores, acerca da gestão escolar e a relação com a educação ambiental, foi possível constatar os seguintes aspectos, a gestão como: administração, formar cidadãos, trabalhar em equipe, tomada de decisão, integrador e construção de conhecimento.

Biografia do Autor

  • Daiani Clesnei da Rosa, Centro Universitário UNIVATES Professora tempo integral - 40 h
    Área: Educação Curso de Pedagogia e demais licenciatura: professora (Didática, Legislação Educacional, Gestão Educacional) e orientadora de estágio. Coordenação de setor: NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) - responsável pela qualificação didático-pedagógica no ensino superior da IES. Doutorando no PPG em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES Mestre em Educação - UNISINOS Especialização Gestão Universitária - UNIVATES Especialização Administração e Planejamento para Docentes - ULBRA Pedagogia - UNISINOS

Downloads

Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Educação Ambiental e a gestão escolar na percepção de diretores de escolas estaduais da 3ªCRE/RS. (2017). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 331-354. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2251