Jogo didático como ferramenta para a Educação Ambiental no município de Itapetininga (BA)

Autores

  • Isiara Silva Menezes Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
  • Stephanio Henning Silva de Freitas Faculdade Pitágoras, BA
  • Patricia Araujo de Abreu Cara Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, BA
  • Ana Paula Lima do Couto-Santos Professora Doutora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2181

Palavras-chave:

Mata Ciliar, Estratégia Educativa, Ensino-Aprendizagem, Rio Catolé.

Resumo

Este estudo propôs uma intervenção ambiental para esclarecer sobre as potencialidades e problemas enfrentados pela mata ciliar do Rio Catolé no município de Itapetinga (BA). A pesquisa foi desenvolvida com 06 turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma Unidade de Ensino do município. Métodos: i) aula sobre o conteúdo “Mata ciliar do Rio Catolé: problemas e potencialidades”; ii) aplicação do jogo “Reconquista da Mata Ciliar”; iii) questionários. Verificou-se um aumento no conhecimento após a intervenção ambiental. Este trabalho pode auxiliar: i) Programas de reflorestamento na APP “mata ciliar do Rio Catolé”; ii) Educação Ambiental na Mata Ciliar do Rio Catolé e iii) Projetos políticos pedagógicos que visem conscientizar a respeito dessa temática.

Biografia do Autor

  • Isiara Silva Menezes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
    Graduada em Lic. em Ciências Biológicas(UESB). Especialista em Meio Ambiente e desenvolvimento(UESB). Mestranda em Botânica(UEFS).Área de atuação:Botânica com enfase Fenologia, Morfologia Vegetal, Biologia Floral e Distribuição Potencial de Plantas em relação as mudanças climáticas. Educação e Ludicidade.
  • Ana Paula Lima do Couto-Santos, Professora Doutora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, BA
    Departamento de Ciências Exatas e Naturais. Área de Atuação:Botânica com enfase Fenologia, Morfologia Vegetal e Composição Florística de Ambientais Florestais na Chapada Diamantina

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Jogo didático como ferramenta para a Educação Ambiental no município de Itapetininga (BA). (2016). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(5), 19-29. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2181