A discussão do conceito de sustentabilidade nos cursos de graduação: o exemplo da Pedagogia

Autores

  • Ivan Claudio Guedes
  • Giselle Brandão Fevereiro
  • José Mendes Melchiedes Xavier
  • Leide de Andrade Victorino
  • Fábia Freire da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1786

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Pedagogia, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência do curso de Graduação em Pedagogia das Faculdades Integradas Torricelli, em que se discutiu no Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), durante o primeiro semestre de 2010, o tema Sustentabilidade. A avaliação deste trabalho consistiu na aplicação de questionários a um publico amostral, em que se verificou a pertinência dessa discussão no referido curso de graduação. Assim, os resultados obtidos e descritos permitem afirmar que a discussão da sustentabilidade deve ser empreendida em todos os cursos de graduação para que se obtenha, em um futuro próximo, a compreensão e apreensão da chamada sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Ivan Claudio Guedes
    Geógrafo e Pedagogo. Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso (Guarulhos-SP). Docente da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Doutorando em Geologia Regional (IGCE-Unesp).
  • Giselle Brandão Fevereiro
    Graduada em Pedagogia. Especialista em Neuropsicopedagogia. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
  • José Mendes Melchiedes Xavier
    Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Torricelli-Faculdade Anhanguera de Guarulhos.
  • Leide de Andrade Victorino
    Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação, Comunicação e Administração. Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso.
  • Fábia Freire da Silva
    Graduada em Educação Física. Especialista em Atividade Motora Adaptada. Mestre em Atividade Física, Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Educação Física da Universidade Paranaense - UNIPAR. Coordenadora do Projeto AMA. Coordenadora do Projeto Criança Esperança. Membro do Grupo de Estudos GEPAMA - UNICAMP

Downloads

Publicado

01-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A discussão do conceito de sustentabilidade nos cursos de graduação: o exemplo da Pedagogia. (2014). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(1), 68-82. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1786