A discussão do conceito de sustentabilidade nos cursos de graduação: o exemplo da Pedagogia

Autores

  • Ivan Claudio Guedes
  • Giselle Brandão Fevereiro
  • José Mendes Melchiedes Xavier
  • Leide de Andrade Victorino
  • Fábia Freire da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1786

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Pedagogia, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência do curso de Graduação em Pedagogia das Faculdades Integradas Torricelli, em que se discutiu no Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), durante o primeiro semestre de 2010, o tema Sustentabilidade. A avaliação deste trabalho consistiu na aplicação de questionários a um publico amostral, em que se verificou a pertinência dessa discussão no referido curso de graduação. Assim, os resultados obtidos e descritos permitem afirmar que a discussão da sustentabilidade deve ser empreendida em todos os cursos de graduação para que se obtenha, em um futuro próximo, a compreensão e apreensão da chamada sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Ivan Claudio Guedes
    Geógrafo e Pedagogo. Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso (Guarulhos-SP). Docente da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Doutorando em Geologia Regional (IGCE-Unesp).
  • Giselle Brandão Fevereiro
    Graduada em Pedagogia. Especialista em Neuropsicopedagogia. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
  • José Mendes Melchiedes Xavier
    Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Torricelli-Faculdade Anhanguera de Guarulhos.
  • Leide de Andrade Victorino
    Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação, Comunicação e Administração. Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso.
  • Fábia Freire da Silva
    Graduada em Educação Física. Especialista em Atividade Motora Adaptada. Mestre em Atividade Física, Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Educação Física da Universidade Paranaense - UNIPAR. Coordenadora do Projeto AMA. Coordenadora do Projeto Criança Esperança. Membro do Grupo de Estudos GEPAMA - UNICAMP

Downloads

Publicado

01-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUEDES, Ivan Claudio; FEVEREIRO, Giselle Brandão; XAVIER, José Mendes Melchiedes; VICTORINO, Leide de Andrade; DA SILVA, Fábia Freire. A discussão do conceito de sustentabilidade nos cursos de graduação: o exemplo da Pedagogia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 8, n. 1, p. 68–82, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2013.v8.1786. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1786. Acesso em: 19 jun. 2025.
Recibido 2011-11-27
Aprovado 2012-03-10
Publicado 2014-02-01