Bioética e meio ambiente: implicações para uma ética da libertação

Autores

  • César Augusto Costa

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1732

Palavras-chave:

Bioética, Ecologia social, Ética libertadora, Meio Ambiente.

Resumo

O presente artigo aborda a relação entre bioética e o meio ambiente a partir das relações sociais. Para tal fim, se utilizamos das premissas no debate partindo dos conceitos cosmológicos; da revisão histórica do conceito da bioética; da Ecologia Profunda de Arne Ness, seguindo aos desdobramentos da tomada de consciência ambiental no movimento ecológico mundial e das contribuições da ética da libertação e da ética do desenvolvimento em face da questão ambiental.

Biografia do Autor

  • César Augusto Costa
    Sociólogo e Pesquisador. Doutorando em Educação Ambiental/FURG - Bolsista do CNPQ; Mestrado em Cências Humanas/PUCRS, Graduação em Sociologia/UFPEL e em Teologia/UCPEL. Professor-tutor nos cursos Pós-Graduação em Educação da FURG. Professor convidado nos cursos Pós-Graduação em Educação do CESUSC na cidade de Pelotas/RS. Professor de Ética nas Faculdades Anhanguera.

Downloads

Publicado

25-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, César Augusto. Bioética e meio ambiente: implicações para uma ética da libertação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 8, n. 2, p. 31–46, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2013.v8.1732. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1732. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2011-02-09
Aprovado 2011-08-04
Publicado 2014-02-25