Transformando consciências: Educação Ambiental e resíduos sólidos no Ensino Médio de Tapauá (AM)

Autores

  • Elisângela de Castro Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Romero Gomes Pereira da Silva Universidade de Brasília
  • Jurandir Moura Dutra Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Augusto da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Maria do Carmo Gomes Pereira Universidade Federal do Amazonas
  • Cloves Farias Pereira Universidade Federal do Amazonas
  • Suzy Cristina Pedroza da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16502

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Equipes, Percepção Ambiental, Metodologia Ativa

Resumo

A Educação Ambiental escolar é importante para promover mudanças adequadas a cada realidade, proporcionando uma visão abrangente e envolvimento com o meio biótico e abiótico. Ela é essencial para construir uma consciência crítica sobre ações que impactam o meio ambiente, e ações responsáveis melhoram as condições de vida e mitigam problemas ambientais relacionados a resíduos sólidos. Em Tapauá, os resíduos, descartados inadequadamente, representam riscos ambientais e de saúde pública. Neste estudo investigou a relação dos alunos do ensino médio com o meio ambiente, a partir de uma abordagem transversal na Educação Ambiental, por meio de um estudo de caso realizado em uma escola pública localizada no município de Tapauá (AM). A estratégia educacional envolveu a aplicação do método Aprendizagem Baseada em Equipes e de um questionário. Os resultados evidenciam que o método enriqueceu a visão dos alunos, incentivando posturas responsáveis no aprendizado teórico e prático, enquanto a abordagem transversal facilitou a compreensão de questões ligadas ao meio ambiente. Dessa forma, estas abordagens permitiram compreender a percepção dos alunos sobre resíduos sólidos, contribuindo para a conscientização ambiental.

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Publicado

01-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Transformando consciências: Educação Ambiental e resíduos sólidos no Ensino Médio de Tapauá (AM). (2024). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(3), 461-475. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16502