Educação agroecológica e educação do campo: duas faces de um mesmo desafio

Autores

  • José Ernandi Mendes Universidade Estadual do Ceará
  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0003-3988-3915
  • André Pereira de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Jaguaruana - Ceará, Brasil
  • João Joel de Oliveira Neto Secretaria Estadual de Educação do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15828

Palavras-chave:

Educação Agroecológica, Educação do Campo, Agroecologia, Educação Ambiental Crítica

Resumo

No presente artigo tratamos da relação indissociável entre a educação agroecológica (ambiental) e a educação do campo (educação popular e emancipatória). Acreditamos que a articulação entre elas é fundamental para o fortalecimento da agricultura camponesa, enquanto instrumento de ação contra hegemônica. Assim, se fazem como dispositivos de emancipação dos povos do campo. Neste texto, de natureza ensaística, buscamos refletir sobre as possibilidades e os desafios dessa articulação que não se dá numa realidade paralela, mas no seio da sociabilidade capitalista e, portanto, pode ser cooptada pelos diversos mecanismos de produção e reprodução ideológica do capital.

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Biografia do Autor

José Ernandi Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Educação Pós-Doutor na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Professor do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceara (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCHU/UFERSA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA/CNPq).

André Pereira de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Jaguaruana - Ceará, Brasil

Professor da rede pública municipal de Jaguaruana-CE na Escola de Ensino Fundamental Gerardo Correia Lima. Mestre em Educação pelo Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE) na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

João Joel de Oliveira Neto, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Professor de História da rede pública estadual do Ceará na E.E.E.P. Francisca Rocha Silva. Mestre em Educação pelo Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE) na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Mendes, J. E. ., Medeiros, E. A. de, Oliveira, A. P. de ., & Oliveira Neto, J. J. de . (2024). Educação agroecológica e educação do campo: duas faces de um mesmo desafio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 198–209. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15828

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-10-24
Aceito: 2024-01-22
Publicado: 2024-04-01