Abordagem didática da temática água e sustentabilidade: uma imersão nos produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - Associada UFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15732

Palavras-chave:

Hídrico, Interdisciplinar, Mestrado Profissional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o perfil dos produtos educacionais envolvendo o tema água e sustentabilidade, apresentado nas dissertações produzidas na Associada UFPA do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). A pesquisa se caracteriza metodologicamente pela abordagem qualitativa, utilizando como técnicas de pesquisa o levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Como resultado, os produtos educacionais delineados apresentaram alternativas pedagógicas como ferramentas didáticas, planos de sensibilização e instrumentação de baixo custo para aplicação nas comunidades onde as pesquisas foram executadas, especialmente acerca da temática hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, J.L. Monitoramento por sensoriamento remoto da concentração de clorofila-a e das florações de cianobactérias no Baixo Tapajós: audiovisual praias do Tapajós para gerações presentes e futuras. 2020. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

ATAÍDE, A.L.L. Vidas e vozes quilombolas e suas relações com o Rio Livramento. 2022. 101f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

ATROCH, R.F.S. Cianobactérias e poluição da água: uma sequência didática para o ensino de ciências ambientais. 2018. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

BATALHA, E.R.C. Recomendações técnicas para construção dos produtos educacionais. (Produto Educacional de Mestrado). Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2019. Disponível em: http://proedu.rnp.br/handle/123456789/1644. Acesso: 30/08/2023.

BRASIL, CAPES. Documento de área 2013. Brasília: CAPES, 2013.

BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019a.

BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019b.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Relatório de Dados Enviados do Coleta: Coleta de Informações 2018. Brasília: Plataforma Sucupira/CAPES, 2018. Emitido em 13 abr. 2022.

CORRÊA, E.A. Às margens da cidade: Trajetórias, possibilidades e práticas de Educação Ambiental geradas pela Casa Escola da Pesca em Belém-PA. 2020. 116f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

COSTA, V.C.P. Ecopr@ia: uma tecnologia móvel voltada ao ensino das Ciências Ambientais na zona costeira paraense, Salinópolis-PA. 2021. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

DA SILVA, A. C.; GUERREIRO, E. M. B. R.; LAVOR, P.L; PACHECO, M.L.T. Aplicação de acessibilidade em produtos educacionais: um exemplo prático. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e 106220, 2020.

ERNESTO NETO, F. Jogo aigital adaptado ao tema água no ensino de ciências para alunos de uma escola pública da região metropolitana de Belém-Pa. 2021. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

FREIRE, G. G.; ROCHA, Z. de F. D. C.; GUERRINI, D. Produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2017.

FURTADO, S.C.S. Consumo racional da água: uso de sequência didática no ambiente escolar. 2020. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

GUILHERME, B.C.; SILVA, J.L.C.; MORAIS, R.N.; BEZERRA JÚNIOR, J.C.; VIDAL-CAMPELLO, J.M.A.; COSTA, W.M. Educação socioambiental na escola: olhares sustentáveis sobre os resíduos oriundos da pesca e mariscagem. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 9, n. 1, p. 176–188, 24 Feb. 2021.

LIMA, L.N.F. Ações de Educação Ambiental na sensibilização da qualidade da água para consumo humano no assentamento palmares, no município de Araguatins, Tocantins. 2018. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

MACEDO, A.C. O extrato de açaí como indicador ácido-base: Um manual didático para experimentos com água de chuva no ensino de Química. 2019. 96f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MACEDO, C.J.F. Conscientização de Alunos da Rede Pública de Ensino sobre o Desperdício de Água e os Riscos gerados ao Ambiente. 2021. 60f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

MALHEIROS, T.F.; KASHIWAGI, H.M.; ORTÊNCIO FILHO, H.O.; SILVA, J.G.; MARTINELLI FILHO, J.E.; CAVALCANTE, K.V.; SANTANA, O.A. Desafios e aprendizados do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Revista NUPEM, v. 12, n. 27, p. 300-318, 2020.

MELO, J.P.; CHAGAS, K.K.N; GIESTA, J.P. Análise da realização de práticas em Educação Ambiental e sustentabilidade na educação básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 6, p. 13–27, 2023.

MENDES, M.P. Ensino de ciências ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água. 2020. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

NASCIMENTO, W. A. Recursos hídricos e gestão: sequência didática para o ensino de ciências ambientais no ensino médio. 2020. 65f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

PEGUIM, C.N.; LOURENÇO, A.B.; SILVA, G.M.N.; DICTORO, V.P.; MALHEIROS; T.F. Aspectos Legais da Gestão de Recursos Hídricos no Contexto Educacional: um Estudo em Dissertações do Mestrado Profissional em Rede Nacional Para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb). Anais do 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia FFLCH/USP, São Paulo, 2022.

SANTOS, L.C.S. Sequência Didática no ensino de Ciências Ambientais: uso da água na recreação. 2021. 80f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

SANTOS, R.A. Águas de Tucuruí: a construção de ferramentas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais. 2020. 80f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

SILVA, E.B.R. Vida em uma gota de água: uma proposta metodológica para o ensino da biologia aquática. 2022. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

SILVA, N.A. O uso de tecnologias sociais para o fornecimento de água potável na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. 2021. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

SILVA, P.F. Acidentes com animais aquáticos em pescadores artesanais em um município da costa amazônica: do levantamento ao tratamento. 2019. 87f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SILVA, S.C. Aspectos geoambientais dos recursos hídricos do Rio Cuinarana, Magalhães Barata-Pará. 2019. 119f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SOARES, F.N.S. Resíduos sólidos e os impactos nos recursos hídricos: Elaboração de um Guia de Orientação Didático para Professores da Educação Básica. 2021. 90f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

VIEIRA, F. J.; WILL, E. M. A.; DE LIMA, L. C. Gestão democrática e participativa: horizontes e possibilidades de construir uma escola de todos e para todos. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 83–94, 2020.

VIEIRA, L.S. Elaboração de um material didático para o ensino de ciências ambientais: tema doenças de veiculação hídrica. 2022. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Correa, H. V., & Nascimento, R. da S. (2024). Abordagem didática da temática água e sustentabilidade: uma imersão nos produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - Associada UFPA. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 368–385. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15732

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-10-02
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01