Sequência didática para promoção da Educação Ambiental no ensino fundamental

Autores

  • Samuel Martins Lima de Oliveira Universidade de Passo Fundo
  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo
  • Juliano Tonezer da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Alana Neto Zoch Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15683

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Meio Ambiente, Ensino Fundamental, Educação Ambiental

Resumo

Este estudo busca inserir a Educação Ambiental (EA) de forma abrangente no ambiente escolar, indo além do enfoque exclusivo na ecologia. Para isso, desenvolveu-se uma sequência didática, baseada no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), incorporando o uso de Tecnologias Digitais. A intervenção foi conduzida ao longo de cinco etapas, com 16 estudantes do 6° ano do ensino fundamental. Utilizando abordagem qualitativa, os resultados indicam que a sequência didática foi bem recebida pelos alunos e proporcionou uma alternativa eficaz para o ensino da EA, promovendo discussões que vão além da preservação do meio ambiente, abrangendo aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais da sustentabilidade e cidadania.

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Biografia do Autor

Samuel Martins Lima de Oliveira, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Engenharia Sanitária Ambiental pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Ambiental Aplicada a Indústria pela Universidade Norte do Paraná. Graduado em Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, RS. Professor do Ensino fundamental no município de Valença, Ba.

Juliano Tonezer da Silva, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. 

Alana Neto Zoch, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. 

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Oliveira, S. M. L. de, Locatelli, A., Silva, J. T. da, & Neto Zoch, A. (2024). Sequência didática para promoção da Educação Ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 374–400. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15683

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-09-25
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01