Educação Ambiental em espaços não formais de ensino: promovendo a sensibilização sobre os problemas ambientais locais de Ibatiba (ES)

Autores

  • Eder Junior Carlos de Carvalho Secretária do Estado da Educação do Espírito Santo - SEDU https://orcid.org/0009-0003-2669-7387
  • Anderson Lopes Peçanha Universidade Federaldo Espirito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15677

Palavras-chave:

Prática educativa, Sensibilização Ambiental, Agricultura, Ensino de ciências

Resumo

Este estudo buscou investigar a percepção dos alunos sobre os problemas ambientais decorrentes da agricultura e avaliar o impacto das atividades de Educação Ambiental em espaços não formais de ensino. Inicialmente um questionário foi aplicado, seguido pela realização das visitas didáticas e atividades de Educação Ambiental em dois sítios em Ibatiba, região serrana do Espírito Santo. As visitas e atividades tem o objetivo de estimular o pensamento crítico e promover a sensibilização socioambiental dos estudantes do Ensino Médio. Após as visitas didáticas, foi realizado um questionário final e foi possível observar uma melhora na percepção dos estudantes sobre os problemas ambientais relacionados à agricultura, o que indica uma eficácia das estratégias educativas adotadas em espaço não formais de ensino.

Biografia do Autor

  • Eder Junior Carlos de Carvalho, Secretária do Estado da Educação do Espírito Santo - SEDU

    Possui graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2005), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2011), mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Atualmente é professor - E.E.E.F.M. PROF Maria Trindade de Oliveira. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino.

  • Anderson Lopes Peçanha, Universidade Federaldo Espirito Santo - UFES

    Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), mestrado em Produção Vegetal (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007) e doutorado em Produção Vegetal (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010). Pós-doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Ciências Biológicas e Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Estágio em Ciências Biológicas e Educação Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentação para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, Educação Ambiental e Ensino de ciências naturais em espaços não formais.

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Publicado

01-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARVALHO, Eder Junior Carlos de; PEÇANHA, Anderson Lopes. Educação Ambiental em espaços não formais de ensino: promovendo a sensibilização sobre os problemas ambientais locais de Ibatiba (ES). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 303–317, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v9.15677. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15677. Acesso em: 9 dez. 2025.
Recebido 2023-09-22
Aprovado 2024-01-24
Publicado 2024-04-01