Pesquisa participante e Educação Ambiental: análise a partir de periódicos da CAPES no período de 2012 a 2022

Autores

  • Jackgrayce Dutra Nascimento Silva Universidade Federal do Pará
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Federal de Roraima
  • Andréia Castro de Sousa França Instituto Federal de Educação do Maranhão e Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-6861-9326

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15522

Palavras-chave:

Pesquisa bibliográfica, Educação Ambiental, Pesquisa Participante, Educação do Campo

Resumo

Este artigo compreende uma pesquisa bibliográfica que intenciona correlacionar a Educação Ambiental (EA) aos aspectos metodológicos no âmbito da pesquisa participante. Realizou-se uma busca no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no sistema de busca avançada, utilizando os descritores: em qualquer campo conter as palavras “Educação Ambiental”, em qualquer campo conter a palavra exata “Pesquisa Participante”, e em qualquer campo conter as palavras “Educação do Campo”. Com a aplicação do filtro relacionado com o lapso temporal entre 2012 e 2022, língua portuguesa, obteve-se 12 resultados. Após a análise realizada por meio da leitura completa dos manuscritos, selecionou-se oito artigos para compor a pesquisa, por entender que eles atendem aos critérios inseridos na busca. Considera-se que a Pesquisa Participante (PP) é um método pertinente para pesquisas em EA, uma vez que ambos abordam o conhecimento da realidade, para a partir daí problematizá-la. Porém, ainda é pouco explorada na literatura.

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Biografia do Autor

Andréia Castro de Sousa França , Instituto Federal de Educação do Maranhão e Universidade Federal do Pará

Farmacêutica, Professora EBTT de Biologia no Instituto Federal de Educação do Maranhão, Mestra em Biodiversidade Ambiente e Saúde (UEMA), Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (UFPA-REAMEC)

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Silva, J. D. N., Rizzatti, I. M., & França , A. C. de S. (2024). Pesquisa participante e Educação Ambiental: análise a partir de periódicos da CAPES no período de 2012 a 2022. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 488–500. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15522

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-08-14
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-02-01