Educação Ambiental nas escolas públicas do campo: análise do projeto político pedagógico nas escolas do campo na Comunidade de Vera Cruz, Porto Seguro (BA)

Autores

  • Edson Pesca de Jesus Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15452

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas Públicas do Campo, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este artigo investiga o Projeto Político Pedagógico de três escolas rurais em Vera Cruz, Porto Seguro (BA), enfocando implementação, desafios e perspectivas da Educação Ambiental, destacando a fragilidade do PPP e a importância da agroecologia para a Educação Ambiental crítica.

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Biografia do Autor

Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Coordenadora do NUPEEA - Núcleo de Pesquisa e Extensão universitárias em Educação Ambiental/UFSB/Porto Seguro, Chefe do Setor de Educação Ambiental da Assessoria de Sustentabilidade da UFSB . Foi coordenadora na Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DIEAS) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA-BA). É doutora em Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental pelo PROCAM/USP e doutora em Filosofia da Natureza e do Ambiente pela Universidade de Lisboa (UL)/Portugal. A tese defendida possui foco em Educação Ambiental (EA), Política Pública de EA e pensamento filosófico de Espinosa. Tem experiência na área de Educação do ensino superior ao popular, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, potência de ação (Espinosa), comunidades tradicionais, participação comunitária, gestão ambiental e Política Pública. É mestre em Ciência Ambiental, desde 2003, pela Universidade de São Paulo - PROCAM. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993)

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Jesus, E. P. de ., & Costa-Pinto, A. B. (2024). Educação Ambiental nas escolas públicas do campo: análise do projeto político pedagógico nas escolas do campo na Comunidade de Vera Cruz, Porto Seguro (BA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 210–230. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15452

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-07-31
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01