Fogões solares: uma alternativa sustentável para universidades, escolas e comunidades no contexto do ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Michelli Mayara de Medeiros Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Renan Douglas Lopes da Silva Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Hilary Victoria do Nascimento Rebouças Universidade Federal da Paraíba
  • Gabrielli de Souto Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eduarda Tavares dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Adriano da Silva Marques Universidade Federal da Paraíba
  • Taynara Geysa Silva do Lago Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15432

Palavras-chave:

Energias Renováveis, Tecnologias Solares, Fogão Solar, Ensino de Energia

Resumo

Durante os anos de 2022 e 2023, o grupo de extensão "Usina Escola: Formação de Competências de Tecnologias Solares" da Universidade Federal da Paraíba, desenvolveu fogões solares para difundir conhecimento sobre energias alternativas e renováveis. Esses fogões utilizam o calor solar para assar, fritar e cozinhar alimentos. O objetivo deste manuscrito é relatar a experiência vivenciada por docentes e discentes de engenharia, no desenvolvimento de fogões solares de baixo custo. Os resultados foram alcançados por meio de palestras e oficinas para divulgação do uso desta tecnologia em universidades, escolas e aldeias rurais, contribuindo com a disseminação do conceito de eficiência energética e mitigação de impactos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelli Mayara de Medeiros Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

Renan Douglas Lopes da Silva Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

Hilary Victoria do Nascimento Rebouças, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

Gabrielli de Souto Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

Maria Eduarda Tavares dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

Adriano da Silva Marques, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor de Engenharia Mecânica e de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba

Taynara Geysa Silva do Lago, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora de Engenharia Mecânica e de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba

Referências

BESSA, N. L. J.; SOMBRA, JR. F. J.; GUERRA F. K. O. M. V.; CARVALHO A. E. O.; SILVA E. P. F. S. Análise comparativa entre um fogão solar do tipo parabólico e fogão solar do tipo caixa. Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, v.1, n.1, p.205-212, 2019.

COLATUSSO, R.; ARAÚJO, C.; GOBBI, E. F.; ANDREOLI, F. (2021). O aproveitamento da energia solar e as relações com a Educação Ambiental em dois estudos de caso no Paraná. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.2, pp.293–315, 2021.

CORIOLANO, D. L.; SILVA E. D. L.; ANDRADE V. C. V.; RESENDE I. T. F.; ARAÚJO, M. E. A.; FIGUEIREDO, R. T.; ALZINA O. L. S. Projeto, desenvolvimento e teste de fogões solares. Gramado, 2018. Disponível em: <https://anaiscbens.emnuvens.com.br/cbens/article/view/401>. Acesso em: 04 jan. 2023.

DIENSTMANN, G. Energia Solar: Uma comparação de tecnologias. 2009. Projeto de diplomação. Bacharelado (Engenharia Elétrica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

EPBR. Mundo adicionou 257 GW de renováveis em 2021. Editora Nayara Machado. [S.l.], 2022. Disponível em: <https://www.btu.unesp.br/Home/sobre/biblioteca/atualizacao-homepage-abnt-6023-2018-site-biblioteca.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2022.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Balanço Energético Nacional 2022: ano base 2021. Relatório Síntese. Disponível em: <https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-675/topico-631/BEN_S%C3%ADntese_2022_PT.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2023.

LOBATO, P. B.; REIS F. C.; COSTA, W. T. N. F.; ALVES, V. P. O.; BARBOSA C. F. O., GALHARDO M. A. B.; PEREIRA E. J. S. Desenvolvimento de um kit didático de fogão solar com concentrador para divulgação do uso da energia solar. Florianópolis, 2022. Disponível em:

<https://anaiscbens.emnuvens.com.br/cbens/article/view/1208/1208>. Acesso em: 04 dez. 2023.

PEREIRA, E.B.; MARTINS, F.R.; GONÇALVES, A.R. COSTA, R.S.; LIMA, F.L.; RÜTHER, R.; ABREU, S.L.; TIEPOLO, G.M.; PEREIRA, S.V.; SOUZA, J.G. Atlas brasileiro de energia solar. 2.ed. São José dos Campos: INPE, 2017. p.80. E-book. Disponível em: <http://labren.ccst.inpe.br/atlas_2017.html>. Acesso em: 04 dez. 2022.

NETO, C. A. F. Construção de um fogão solar do tipo painel com materiais de baixo custo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado (Ciência e Tecnologia) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Semi Árido, Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5785>. Acesso em: 17 fev. 2023.

MENDONÇA, S. G. L.; SILVA, P.S. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.

SARMENTO, J. S. Construção e análise de um forno solar como uma atividade prática não formal no ensino de física. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11877>. Acesso em: 04 dez. 2022.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Gomes, M. M. de M., Cavalcante, R. D. L. da S., Rebouças, H. V. do N., Ferreira, G. de S., Santos, M. E. T. dos, Marques, A. da S., & Lago, T. G. S. do. (2024). Fogões solares: uma alternativa sustentável para universidades, escolas e comunidades no contexto do ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 118–129. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15432

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-07-22
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01