Fogões solares: uma alternativa sustentável para universidades, escolas e comunidades no contexto do ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Michelli Mayara de Medeiros Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Renan Douglas Lopes da Silva Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Hilary Victoria do Nascimento Rebouças Universidade Federal da Paraíba
  • Gabrielli de Souto Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eduarda Tavares dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Adriano da Silva Marques Universidade Federal da Paraíba
  • Taynara Geysa Silva do Lago Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15432

Palavras-chave:

Energias Renováveis, Tecnologias Solares, Fogão Solar, Ensino de Energia

Resumo

Durante os anos de 2022 e 2023, o grupo de extensão "Usina Escola: Formação de Competências de Tecnologias Solares" da Universidade Federal da Paraíba, desenvolveu fogões solares para difundir conhecimento sobre energias alternativas e renováveis. Esses fogões utilizam o calor solar para assar, fritar e cozinhar alimentos. O objetivo deste manuscrito é relatar a experiência vivenciada por docentes e discentes de engenharia, no desenvolvimento de fogões solares de baixo custo. Os resultados foram alcançados por meio de palestras e oficinas para divulgação do uso desta tecnologia em universidades, escolas e aldeias rurais, contribuindo com a disseminação do conceito de eficiência energética e mitigação de impactos ambientais.

Biografia do Autor

  • Michelli Mayara de Medeiros Gomes, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

  • Renan Douglas Lopes da Silva Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

    Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

  • Hilary Victoria do Nascimento Rebouças, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

  • Gabrielli de Souto Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

  • Maria Eduarda Tavares dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba.

  • Adriano da Silva Marques, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Doutor de Engenharia Mecânica e de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba

  • Taynara Geysa Silva do Lago, Universidade Federal da Paraíba

    Professora Doutora de Engenharia Mecânica e de Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, da Universidade Federal da Paraíba

Referências

BESSA, N. L. J.; SOMBRA, JR. F. J.; GUERRA F. K. O. M. V.; CARVALHO A. E. O.; SILVA E. P. F. S. Análise comparativa entre um fogão solar do tipo parabólico e fogão solar do tipo caixa. Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, v.1, n.1, p.205-212, 2019.

COLATUSSO, R.; ARAÚJO, C.; GOBBI, E. F.; ANDREOLI, F. (2021). O aproveitamento da energia solar e as relações com a Educação Ambiental em dois estudos de caso no Paraná. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.2, pp.293–315, 2021.

CORIOLANO, D. L.; SILVA E. D. L.; ANDRADE V. C. V.; RESENDE I. T. F.; ARAÚJO, M. E. A.; FIGUEIREDO, R. T.; ALZINA O. L. S. Projeto, desenvolvimento e teste de fogões solares. Gramado, 2018. Disponível em: <https://anaiscbens.emnuvens.com.br/cbens/article/view/401>. Acesso em: 04 jan. 2023.

DIENSTMANN, G. Energia Solar: Uma comparação de tecnologias. 2009. Projeto de diplomação. Bacharelado (Engenharia Elétrica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

EPBR. Mundo adicionou 257 GW de renováveis em 2021. Editora Nayara Machado. [S.l.], 2022. Disponível em: <https://www.btu.unesp.br/Home/sobre/biblioteca/atualizacao-homepage-abnt-6023-2018-site-biblioteca.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2022.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Balanço Energético Nacional 2022: ano base 2021. Relatório Síntese. Disponível em: <https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-675/topico-631/BEN_S%C3%ADntese_2022_PT.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2023.

LOBATO, P. B.; REIS F. C.; COSTA, W. T. N. F.; ALVES, V. P. O.; BARBOSA C. F. O., GALHARDO M. A. B.; PEREIRA E. J. S. Desenvolvimento de um kit didático de fogão solar com concentrador para divulgação do uso da energia solar. Florianópolis, 2022. Disponível em:

<https://anaiscbens.emnuvens.com.br/cbens/article/view/1208/1208>. Acesso em: 04 dez. 2023.

PEREIRA, E.B.; MARTINS, F.R.; GONÇALVES, A.R. COSTA, R.S.; LIMA, F.L.; RÜTHER, R.; ABREU, S.L.; TIEPOLO, G.M.; PEREIRA, S.V.; SOUZA, J.G. Atlas brasileiro de energia solar. 2.ed. São José dos Campos: INPE, 2017. p.80. E-book. Disponível em: <http://labren.ccst.inpe.br/atlas_2017.html>. Acesso em: 04 dez. 2022.

NETO, C. A. F. Construção de um fogão solar do tipo painel com materiais de baixo custo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado (Ciência e Tecnologia) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Semi Árido, Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5785>. Acesso em: 17 fev. 2023.

MENDONÇA, S. G. L.; SILVA, P.S. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.

SARMENTO, J. S. Construção e análise de um forno solar como uma atividade prática não formal no ensino de física. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11877>. Acesso em: 04 dez. 2022.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Fogões solares: uma alternativa sustentável para universidades, escolas e comunidades no contexto do ensino, pesquisa e extensão. (2024). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 118-129. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15432