Educação Ambiental e o enfoque da conservação dos recursos naturais na capoeira

Autores

  • Jair Silva Hartmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Leonardo Biral Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15308

Palavras-chave:

Botânica, Macrotendências, Cultura brasileira, Sustentabilidade

Resumo

A presente pesquisa objetivou avaliar a contribuição de uma oficina socioambiental sobre confecção de instrumentos musicais da capoeira (berimbau e caxixi) junto com praticantes dessa atividade cultural, de modo a analisar as percepções dos participantes sobre Educação Ambiental e o uso de recursos naturais. A metodologia consistiu na aplicação de questionários para constituição de dados, que foram posteriormente analisados a partir da metodologia de análise de conteúdo. A análise evidenciou percepções categorizadas nas macrotendências conservadora e pragmática. Ressalta-se a importância da inserção da Educação Ambiental na capoeira para o uso sustentável dos recursos naturais utilizados na confecção dos seus instrumentos e uma compreensão crítica da relação ambiente-sociedade.

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Biografia do Autor

Jair Silva Hartmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Discente formado do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS), câmpus Santa Helena.

Eduarda Maria Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora efetiva do curso de Ciências Biológicas da UTFPR, e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS), câmpus Santa Helena.

Leonardo Biral, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.

Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS), câmpus Santa Helena.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Hartmann, J. S., Schneider, E. M., & Biral, L. (2024). Educação Ambiental e o enfoque da conservação dos recursos naturais na capoeira. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 272–291. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15308

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-07-04
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01