Projeto de soltura e monitoramento de animais da Fazenda Nova Gokula: possibilidades do turismo pedagógico e Educação Ambiental

Autores

  • Maira Giovana de Freitas Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ricardo Eustáquio Fonseca Filho Universidade Federal do Delta do Parnaíba / Professor Adjunto https://orcid.org/0000-0001-5804-9120

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15247

Palavras-chave:

Turismo Pedagógico, Educação Ambiental, Hare Krishna

Resumo

Os impactos negativos da relação homem-meio trazem à tona um olhar para práticas que sensibilizem os sujeitos para a responsabilidade socioambiental. O turismo pedagógico e a Educação Ambiental unidos podem auxiliar na sustentabilidade. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o projeto de Educação Ambiental da Área de Soltura e Monitoramento – ASM (de animais) da Fazenda Nova Gokula, uma comunidade Hare Krishna em Pindamonhangaba (SP). O método utilizado foi o exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa via revisão bibliográfica e pesquisa documental bem como entrevista semiestruturada à equipe técnica do projeto. Os resultados apontam que a Fazenda e a equipe técnica trabalham indiretamente o turismo pedagógico, sendo a Educação Ambiental por meio do ASM, um catalisador. Conclui-se que o projeto juntamente com outras ações contribui para conservação da natureza e melhoria da experiência dos visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Giovana de Freitas, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Turismo.

Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Universidade Federal do Delta do Parnaíba / Professor Adjunto

Bacharel em Turismo (UFOP), Licenciado em Geografia (IFMG-OP), Especialista em Gestão Ambiental (SENAC Minas), Mestre e Doutor em Ciências Naturais (UFOP)

Referências

ASM-NG. Área de soltura e monitoramento. Pindamonhangaba, SP, 2013.

ASM-NG. Projeto em parceria com Secretaria de Educação de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba, SP, 2014.

ADÃO, N. Religiosidade e Educação Ambiental: A visão do “ser no todo”. Revista Didática Sistêmica. v.5, 2007.

AGUIAR, P. C. B., et al. Da Teoria à Prática em Educação Ambiental. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental. v.6, n.2, p. 111-132, 2017.

BACCI, D de L. C. A contribuição do conhecimento geológico para a Educação Ambiental. Pesquisa em Debate, edição 11, v. 6, n. 2, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo. Ed. SENAC, 1998.

BIANCHINI, I. M. E., et al. Sensibilizando para o Turismo: Relato de experiência sobre um instrumento pedagógico. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 3, n. 1, p. 43-53, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Governo Federal, 1988.

BRASIL. Lei 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da união. Brasília: Governo Federal, 1996.

BRASIL. Lei 9.795. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Governo Federal, 1999.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Governo Federal, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Instituto Pet Brasil aponta que setor pet teve crescimento superior a 26% em 2021, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/documentos/camaras-setoriais/animais-e-estimacao/2022/34a-ro-27-07-2022/numeros-do-mercado-pet-2021.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2023.

BRUNO, A. Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, v. 2, n. 2, 2014.

BUENO, F. P. As relações entre ecoturismo e Educação Ambiental no Pólo de ecoturismo da Ilha de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2006.

CARVALHO, A. B. P.; ESCOBAR, L. O. C.; CADERMATORI, C. V. A Educação Ambiental através do Turismo Pedagógico. Applied Tourism, v. 2, n. 3, p. 26-36, 2017.

CARVALHO, A. N. de.; MARINHO, A. C. M. O uso de animais em atrações turísticas: um estudo no Jardim Zoobotânico de Belo Horizonte, MG. Ateliê do turismo, v. 5, n. 1, p.119-141, 2021.

CASTRO E SILVA, A. (Ed.). Bem-estar animal em Zoos e Aquários: Conquistas e Desafios. Pomerode/SC: Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, 2017.

COBRA, C. M. Nova Gokula: uma escolha racional para os devotos de Krishna no Brasil. Unitau, 2007.

DHEIN, C. E.; GUEX, N. da R. O Turismo Pedagógico na Educação Infantil e a Educação para a Cidadania. Competência, v. 6, n. 2, p. 81-96,2013.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e prática. São Paulo: Gaia, 2003.

EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios. Marechal Cândido Rondon, 2007. Monografia (Pós-Graduação em “Latu Sensu” Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon, 2007.

FRAGOSO, E.; NASCIMENTO, E. C. M. A Educação Ambiental no ensino e na prática escolar da escola estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Revista de Educação Ambiental, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018.

FREINET, C. Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed., Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1987.

FREITAS, M.G. Turismo pedagógico e Educação Ambiental: estudo de caso da Fazenda Gokula, Pindamonhangaba (SP). Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: Participação para além dos muros da escola. MELLO, S. S. de.; TRAJBER R (Org.). Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola. Brasília, 2007, p. 85-94.

GORNIK. L. S. F. Readaptação De Animais Silvestres: A Reintrodução de Animais Silvestres Nos Seus Hábitat. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Meio Ambiente). ETEC- Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, Votuporanga, 2016.

GUERRIERO, S. O Movimento Hare Krishna no Brasil: uma interpretação da cultura védica na sociedade ocidental. Revista de Estudos da Religião, n. 1, p. 44-56, 2001.

HATZENBERGER, D. F. O estudo do meio: Uma metodologia pedagógica ativa com grande potencial para aprendizagens significativas. Conexão Ciência. Anais... 10º Siepex – Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 2021.

IBAMA. Área de Soltura e Monitoramento: Relatório de Atividades. In: I Encontro de ASM – Área de Soltura e Monitoramento de Animais Silvestres. São Paulo, 2006.

IBAMA. Instrução Normativa nº 5 de 13 de maio de 2021. Dispõe sobre as diretrizes, prazos e os procedimentos para a operacionalização dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Diário Oficial da União, 2021.

IBGE. Pindamonhangaba. Índice de Desenvolvimento Humano. 2022. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pindamonhangaba/pesquisa/37/30255?tipo=ranking>. Acesso em: 23 set. 2022.

IBGE. Pindamonhangaba. Panorama. 2022. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pindamonhangaba/panorama>. Acesso em: 23 set. 2022.

IBGE. Censo Demográfico 2010: Características da População e dos domicílios. Rio de Janeiro, 2011.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1992.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LIMA, C. M. de. Perfil de gestores de Educação Ambiental: uma estratégia de enraizamento no território. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Ambiental) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2017.

LOPES, R. L. S. Nova Gokula e Lothlorien: contracultura e comunidades alternativas em tempos de redemocratização (1978-1984). Anais... IX Encontro Estadual de História, s.d.

LOPES, R. L. S. Nova Gokula: onde a espiritualidade e ações ambientais se encontram. In: XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. São Paulo: PUC, s.d.

MATOS, F. O.; VASCONCELOS, F. J. M.; RIBEIRO, G. O.; SILVA, T. E. V. Educação Ambiental: da teoria à prática. Fortaleza: Ed. Imprima, 2017.

MCGLADDERY, C. A.; LUBBE, B. A. Rethinking educational tourism: proposing a new model and future directions. Pretoria: University of Pretoria, 2017.

MEDEIROS, J. L. de.; NASCIMENTO, M. A. L. do. Geoturismo aliado à Educação Ambiental na necessidade de conservar o patrimônio de um povo: um estudo de caso em Currais Novos/RN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, s.d.

MENDES, F. R.; NAPOLI, R. P. D.; MIKICH, S. B. Manejo, reabilitação e soltura de mamíferos selvagens. Arq. Ciênc. Vet. Zool., v. 9, n. 2, p. 105-109, 2006.

MENDONÇA, R.; AMARAL, A. A. N.; VOLTOLINI, J. C. Recepção, triagem e soltura de psitacídeos no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) IBAMA Lorena, SP. Revista Biociências, v.26, n.1, p. 70-79, 2020.

MILARÉ, É. Direito do Ambiente. 8 ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda., 2013.

MMA. Educação Ambiental por um Brasil Sustentável. 5 ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2018.

MTUR. Segmentação do Turismo e Mercado. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

MTUR. Turismo de Saúde: Orientações Básicas. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

MITTELSTADT, D. D. Krishna: Os três mundos e a noção de pessoa Vaishnava. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.

MORAIS, R.; ANDRADE, L. P.; GUEDES, N. M. R. Turismo Pedagógico: ressignificando a aprendizagem. Revista Brasileira de Ecoturismo, v.13, n.1, p.88-99, 2020;

MORALES, A. G. M. A formação dos profissionais educadores ambientais e a universidade: trajetórias dos cursos de especialização no contexto brasileiro. Educar, n. 34, p. 185-199, 2009.

MTur. Mapa do Turismo, 2023. Disponível em: <https://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home>. Acesso em: 23 jun. 2023.

MTur. Segmentação do Turismo e o Mercado. 1 ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

OLIVEIRA, D. S. Turismo pedagógico como instrumento do processo ensino- aprendizagem: o caso da Escola Estadual Tristão de Barros – Currais Novos/RN. Monografia (Bacharelado em Turismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

OLIVEIRA, D. G. R. Impactos da visitação turística sobre animais em áreas naturais. Monografia (Turismo e Desenvolvimento Sustentável). Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

OLIVEIRA, V.P. Uso do zoológico como instrumento pedagógico na Educação Ambiental (não) formal. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Unioeste, Toledo/PR, 2017.

OMT. Tourism Definitions. Paris: Organização Mundial do Turismo, 2018.

PARKER, K. A.; DICKENS, M. J.; CLARKE R. H. The Theory and Practice of Catching, Holding, Moving and Releasing Animals. In: PARKER, K. A.; DICKENS, M. J.; CLARKE R. H. Reintroduction Biology: Integrating Science and Management. 2012, p. 105-137.

PEDRINI, A. de G.; TORGANO, M. F. Ecoturismo com Educação Ambiental: Discursos e práticas. In: PEDRINI, A. de G. (Org). Ecoturismo e Educação Ambiental. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2005, p. 13-38.

PERINOTTO, A. R. C. Turismo pedagógico: uma ferramenta para Educação Ambiental. Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n. 1, p. 100-103, 2008.

PIMENTEL, V. Y. F.; MAIA, L. B. L. Turismo pedagógico. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2018.

PMP. Lei Ordinária n° 133. Revoga a Lei N.º 197, de 07/12/53. Pindamonhangaba: Câmara de Vereadores, 1973.

PMP. Lei Complementar n° 59. Institui o Plano Diretor de Turismo do Município de Pindamonhangaba e dá outras providências. Pindamonhangaba: Câmara de Vereadores, 2018.

PMP. Lei Complementar nº 66. Dispõe sobre a revisão do Plano Diretor Participativo de Pindamonhangaba e dá outras providências. Pindamonhangaba: Câmara de Vereadores, 2022.

RIBAS, M. H. Educação para o turismo. Revista Olhar de Professor, v. 5, n. 1, p. 9- 20, 2002.

ROSA, V. M., et al. Educação Ambiental: o papel das mulheres na preservação do ambiente. Natural Resources, v. 6, n. 1, p.18-26, 2016.

RUSCHMANN, Doris. Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas/SP: Papirus, 1997

SANTOS, K. A. S. A.; SILVA, R. de C. da. Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 2, 153-162, 2021.

SECRETARIA DE TURISMO E VIAGENS. Mantiqueira Paulista: Rotas Turísticas. São Paulo: SETUR, 2020.

SILVA, M. A. C. Os devotos do divino: Uma Comunidade Hare Krishna em SP. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 1995.

SILVA, P de C da. Turismo Pedagógico como ferramenta na Educação Ambiental. Monografia (Graduação em Turismo) – Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2015.

SOUZA, R. de C. A. de S.; MELO, K. M. M.; PERINOTTO, A. R. C. O turismo a serviço da educação: As aulas-passeio promovidas por escola particular em Parnaíba (PI). Rosa dos ventos, v. 3, n. 1, sp, 2011.

STIGLIANO, B. V.; CESAR, P. de A. B. Desenvolvimento sustentável na comunidade alternativa - Nova Gokula. São Paulo: USP, s.d.

TRINDADE, D. S. A.; DE JESUS, E. L. Educação Ambiental e Turismo Sustentável: Proposta interdisciplinar para construção do conhecimento significativo. In: 2º Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia SECAM, 2012, Manaus. Anais… VII Seminário de ensino de Ciências da Amazônia, Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), 2012.

WILDCRU. Check-out da crueldade: Como acabar com os horrores do turismo com animais silvestres nas férias, 2010.

ZHANG, W.; CAO, H.; LIN, L. Analysis of the Future Development Trend of the Pet Industry. Advances in Economics, Business and Management Research, v. 648, p. 1682-1689, 2022.

ZIKMUND, W. G. Business research methods. 5.ed. Fort Worth, TX: Dryden, 2000.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Giovana de Freitas, M., & Fonseca Filho, R. E. (2024). Projeto de soltura e monitoramento de animais da Fazenda Nova Gokula: possibilidades do turismo pedagógico e Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 49–85. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15247

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-06-23
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)