Projeto de soltura e monitoramento de animais da Fazenda Nova Gokula: possibilidades do turismo pedagógico e Educação Ambiental

Autores

  • Maira Giovana de Freitas Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ricardo Eustáquio Fonseca Filho Universidade Federal do Delta do Parnaíba / Professor Adjunto https://orcid.org/0000-0001-5804-9120

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15247

Palavras-chave:

Turismo Pedagógico, Educação Ambiental, Hare Krishna

Resumo

Os impactos negativos da relação homem-meio trazem à tona um olhar para práticas que sensibilizem os sujeitos para a responsabilidade socioambiental. O turismo pedagógico e a Educação Ambiental unidos podem auxiliar na sustentabilidade. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o projeto de Educação Ambiental da Área de Soltura e Monitoramento – ASM (de animais) da Fazenda Nova Gokula, uma comunidade Hare Krishna em Pindamonhangaba (SP). O método utilizado foi o exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa via revisão bibliográfica e pesquisa documental bem como entrevista semiestruturada à equipe técnica do projeto. Os resultados apontam que a Fazenda e a equipe técnica trabalham indiretamente o turismo pedagógico, sendo a Educação Ambiental por meio do ASM, um catalisador. Conclui-se que o projeto juntamente com outras ações contribui para conservação da natureza e melhoria da experiência dos visitantes.

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Biografia do Autor

Maira Giovana de Freitas, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Turismo.

Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Universidade Federal do Delta do Parnaíba / Professor Adjunto

Bacharel em Turismo (UFOP), Licenciado em Geografia (IFMG-OP), Especialista em Gestão Ambiental (SENAC Minas), Mestre e Doutor em Ciências Naturais (UFOP)

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Giovana de Freitas, M., & Fonseca Filho, R. E. (2024). Projeto de soltura e monitoramento de animais da Fazenda Nova Gokula: possibilidades do turismo pedagógico e Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 49–85. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15247

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-06-23
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01

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