Na trilha da mineração: desvendando seus impactos ambientais através do trabalho de campo

Autores

  • Aglene Maria Silva Aguiar Universidade Federal do Pará
  • Eliete dos Santos Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Ágata Maise de Jesus Caldas Universidade do Estado do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará e Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13862

Palavras-chave:

Atividade Mineradora, Educação Ambiental, Formação Continuada

Resumo

A atividade mineradora causa grandes impactos nas regiões em que são implantadas, sendo necessária a ação da Educação Ambiental que está inserida na formação continuada dos docentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a importância do projeto “Circuito mineração nas escolas” na formação continuada de professores e alunos nas escolas de Parauapebas-Pa. O presente trabalho foi desenvolvido a partir das ações pedagógicas realizadas durante a formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal de Ensino através da aula de campo. Foram aplicados questionários utilizando-se a plataforma google formulários, com questões elaboradas para atender a avaliação da satisfação quanto aos aspectos pedagógicos do projeto. As experiências oportunizadas pelo projeto enriqueceram a prática pedagógica nas escolas da rede municipal de Parauapebas, descontruindo o senso comum e elaborando novas percepções sobre a educação no município, sua matriz econômica predominante e a sustentabilidade.

 

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Aguiar, A. M. S., Gomes, E. dos S., Caldas, Ágata M. de J., & Pontes, A. N. (2023). Na trilha da mineração: desvendando seus impactos ambientais através do trabalho de campo. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 126–132. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13862

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-05-01
Aceito: 2022-10-24
Publicado: 2023-02-01

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