Conscientização ambiental – preparando o futuro: relato de experiência de um projeto de extensão em Palestina de Goiás (GO)

Autores

  • Joyce Silva de Jesus Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Maria Gláucia Dourado Furquim Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • José Carlos de Sousa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Daniela Cabral de Oliveira Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10825

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação cidadã, Multiplicadores

Resumo

As transformações oriundas das ações antrópicas nos últimos séculos imputam a toda a sociedade uma conduta e formação que considere a essencialidade do meio ambiente para a sobrevivência humana. Para tanto, a adoção de práticas pedagógicas que contemplem a Educação Ambiental desde as séries iniciais mostra-se indispensável. Assim, o presente estudo relata as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão de área temática Meio Ambiente, do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá, em Goiás, em parceria com a Escola Municipal Maria Izabel de Figueiredo, localizada em Palestina de Goiás, por meio da utilização de instrumentos lúdicos, identificando que os alunos demonstraram conhecer a importância dos recursos naturais.

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Biografia do Autor

Joyce Silva de Jesus, Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Tecnóloga em Agronegócio pelo Instituto Federal Goiano - Campus Iporá

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD.

Daniela Cabral de Oliveira, Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Possui graduação em SISTEMA DE INFORMAÇÃO pela Universidade Estadual de Goiás (2006), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Pós doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Ilha Solteira. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal Goiano Campus Iporá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ciência da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, aprendizado de máquina, algoritmos imunológicos artificiais (Algoritmos de Seleção Negativa e Seleção Clonal). Revisora do Journal of Computational Applied Mechanics.

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Publicado

04-02-2021

Como Citar

Jesus, J. S. de, Furquim, M. G. D., Sousa Júnior, J. C. de, & Oliveira, D. C. de. (2021). Conscientização ambiental – preparando o futuro: relato de experiência de um projeto de extensão em Palestina de Goiás (GO). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 279–292. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10825

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-06-24
Aceito: 2020-09-03
Publicado: 2021-02-04