Chamada para artigos

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

 

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que deveriam indicar caminhos para que houvesse mais desenvolvimento no mundo e para que fosse possível melhorar a qualidade de vida de todos. A meta era a de que esses objetivos seriam atingidos até 2030, daí os ODS serem, muitas vezes, chamados de Agenda 2030.

Os 17 ODS estão divididos entre cinco grandes áreas:

  1. com relação às pessoas, pretende-se erradicar a pobreza e a fome;

  2. com relação à prosperidade, espera-se ser possível garantir uma vida próspera e sintonizada com a natureza;

  3. com relação à paz, pretende-se a promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas;

  4. com relação às parcerias, objetiva-se estabelecer sólidas parcerias globais para a implementação da agenda;

  5. com relação à sustentabilidade do planeta, pretende-se proteger os recursos naturais e o clima para que o futuro das próximas gerações seja garantido.

Ha dissenso na comunidade acadêmica e nas organizações ambientalistas a respeito da Agenda 2030 e dos ODS. Em especial, evidenciam-se críticas relacionadas à falta de propostas para mudanças reais no sistema de produção e consumo de bens e serviços. Afinal, não é o sistema o verdadeiro responsável pela geração de miséria e injustiça social? Não é o sistema que produz desigualdades sociais e fome? Não é o sistema que requer que os recursos naturais sejam utilizados de forma irracional? Não é a divisão internacional do trabalho que produz violência e guerra?

Há outros grupos que reclamam mais espaço para a discussão sobre diversidade cultural, sexual e religiosa. Ainda, eles têm buscado maior clareza quanto às formas para lidar com os povos da floresta que dependem da mata para sobreviver, e quanto aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, entre outros objetivos.

Como garantir, de fato, iniciativas que tenham como objeto o desenvolvimento sustentável? É a partir dessa ótica que a Revista Prometeica publicará, em agosto de 2023, um dossiê sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ficaremos felizes se pudermos contar com um artigo seu para essa publicação especial.

É o caráter transdisciplinar, questionador, não dogmático, dialógico e propositor de novos olhares para a construção de saberes que motivou a indexação da Prometeica pela Web of Science e Scopus.  Nesse sentido, a contribuição de pesquisadores críticos permitirá dar voz aos grupos excluídos e evidenciar iniciativas que possam ir além do discurso ilusório e mercadológico do desenvolvimento sustentável. É nossa vontade que o material a ser publicado no Dossiê levante controvérsias, mas que também ofereça um material que fundamente proposições e lance bases teórico-metodológicas para pensar um mundo que caminhe em direção às relações pautadas na Justiça Social.

Receberemos contribuições até 15 de julho de 2023 através da nossa plataforma, disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/index. As recomendações para autores estão disponíveis em https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/about/submissions.  

O Dossiê publicará, no máximo, dois artigos por autor (autoria individual ou autoria compartilhada).

Saudações

Organizadores:

Prof.ª Dr.ª Thaís Cyrino de Mello Forato – Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Prof.ª Dr.ª Ivy Judensnaider – Universidade Paulista, Brasil.

Prof. Estêvão Salvador Langa – Instituto Superior de Gestão de Negócios, Moçambique