Implicações éticas relacionadas ao uso de inteligência artificial na geração de pesquisas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.19619

Palavras-chave:

inteligência artificial, ética, pesquisa acadêmica, responsabilidade

Resumo

O objetivo geral deste artigo se concentra em abordar, a partir de uma abordagem holística, as implicações éticas relacionadas ao uso da Inteligência Artificial, doravante IA, na geração de conteúdos acadêmicos. Três elementos-chave são abordados neste artigo: um estado da arte sobre as IA de maior demanda no âmbito acadêmico atual; as implicações éticas vinculadas ao plágio, à originalidade e à fraude; e, por fim, a caracterização das ferramentas de monitoramento de conteúdos acadêmicos gerados por IA. A pesquisa se enquadra dentro de uma abordagem qualitativa, cuja fonte de coleta de informações é documental e, quanto ao nível ou grau de conhecimento gerado, trata-se de uma pesquisa descritiva. A principal conclusão a que esta pesquisa chega consiste em alertar para os benefícios das ferramentas de inteligência artificial na otimização de tarefas acadêmicas e de pesquisa, mas também advertir sobre as implicações éticas desfavoráveis que o uso dessas ferramentas pode acarretar quando não utilizadas de forma responsável, especialmente no campo da pesquisa acadêmica. Existem muitas ferramentas de inteligência artificial que podem auxiliar o pesquisador na realização de tarefas como coleta, sistematização e análise de dados e informações, revisão da escrita, citações e referências, entre outras; porém, também há o risco de perda de originalidade na pesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Paula Andrea Usquiano Yepes, Politécnico Grancolombiano

    Docente de la Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano, Escuela de Derecho y Gobierno, (Medellín, Colombia). Abogada, Universidad de Antioquia, (Medellín, Colombia). Especialista en Derecho Comercial, Universidad Autónoma Latinoamericana – UNAULA-, (Medellín, Colombia), Especialista en Derecho Administrativo, Universidad Autónoma Latinoamericana – UNAULA-, (Medellín, Colombia), Especialista en Contratación Estatal, Universidad Autónoma Latinoamericana – UNAULA-, (Medellín, Colombia. Magíster en Derecho Administrativo- Universidad Autónoma Latinoamericana – UNAULA-, (Medellín, Colombia). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6924-9080

  • Lina María Valencia Gallo, Politécnico Grancolombiano

    Docente de la Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano, Escuela de Derecho y Gobierno, (Medellín, Colombia). Psicóloga – Universidad San Buenaventura, (Medellín, Colombia). Abogada, Universidad de Medellín, (Medellín, Colombia). Especialista en Gerencia del Desarrollo Humano - Universidad EAFIT, (Medellín, Colombia). Magíster en Desarrollo Humano Organizacional - Universidad EAFIT, (Medellín, Colombia). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2978-1667

  • Diana Marcela Botero Zuluaga, Politécnico Grancolombiano

    Coordinadora y docente de la Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano, Escuela de Derecho y Gobierno, (Medellín, Colombia). Abogada, Universidad de Medellín, (Medellín, Colombia), Especialista en Derecho Comercial, Universidad de Medellín, (Medellín, Colombia), candidata a Magister en Derecho y Negocios Internacionales, Universidad Europea del Atlántico y Universidad Internacional Iberoamericana UNINI (España y México). ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4547-9585

  • Edier Adolfo Giraldo Jiménez, Politécnico Grancolombiano

    Docente Institución Universitaria politécnico Grancolombiano, Escuela de derecho y gobierno (Medellín, Colombia). Abogado, Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín, Colombia), Magister en Filosofía, Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín, Colombia). Especialista en Derecho administrativo, Universidad Santiago de Cali (Cali, Colombia). ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-6237-5057

Referências

Barocas, S. &. (2018). Data protection and privacy. Annual Review of Economics(10), 85-114.

Buckland, M. (2005). Programming Game AI by Example. Wordware. Recuperado el 3 de Octubre de 2023, de https://www.google.com.co/books/edition/Programming_Game_AI_by_Example/gDLpyWtFacYC?hl=es&gbpv=1&dq=Buckland+AI&printsec=frontcover

Buolamwini, J. G. (2018). Gender Shades: Intersectional Accuracy Disparities in Commercial Gender Classification. Proceedings of Machine Learning Research, 1-15. Recuperado el 25 de Mayo de 2023, de https://proceedings.mlr.press/v81/buolamwini18a/buolamwini18a.pdf

Crawford, K. (2022). Atlas of AI: Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence. Yale University Press.

Dignum, V. (2019). Responsible Artificial Intelligence. Part of Artificial Intelligence: Foundations, Theory, and Algorithms (AIFTA). AIFTA.

European Commission. (2019). Ethics guidelines for trustworthy AI. Recuperado el 13 de Octubre de 2023, de https://www.google.com.co/books/edition/Building_trust_in_human_centric_AI/2HvHDwAAQBAJ?hl=es&gbpv=1&dq=como+Dignum+(2019)+AI&printsec=frontcover

Gartner. (2023). Gartner Top 10 Strategic Technology Trends for 2023. Recuperado el 2 de Octubre de 2023, de https://www.gartner.com/en/articles/gartner-top-10-strategic-technology-trends-for-2023

Marciales Parra, N. M. (2023). Algunas variables asociadas al plagio académico: un caso en una universidad colombiana. Revista Interamericana de Investigación. Recuperado el 2 de Agosto de 2023, de https://www.researchgate.net/publication/372490540_Algunas_variables_asociadas_al_plagio_academico_un_caso_en_una_universidad_colombiana

Marcus, G. (2019). Rebooting AI: building artificial intelligence we can trust.

Matzavela, V. A. (2021). Decision tree learning through a Predictive Model for Student Academic Performance in Intelligent M-Learning environments. Computers and education. Recuperado el 1 de Octubre de 2023, de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X21000291?via%3Dihub

McAleenan, P. (2020). Moral responsibility and action in the use of artificial intelligence in construction. Management, Procurement and Law.

McCabe, D. T. (1997). Individual and contextual influences on academic dishonesty: A multicampus investigation. Research in Higher Education, 38, 379-396.

Mullainathan, S. &. (2017). Machine Learning: An Applied Econometric Approach. Journal of economic perspectives, 31(2), 87-106.

Naciones Unidas. (2021). Grupo de trabajo sobre gobernanza de la IA. Marco ético sobre IA.

Nussbaum, M. (1986). The Fragility of Goodness. Luck and Ethics in Greek Tragedy and Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press.

Stanford University. (2023). Artificial Intelligence Index Report. Stanford: Stanford University.

UNESCO. (2023). Universidades divididas sobre el uso de la UA para detectar el plagio con IA. The Guardian Australia.

Usquiano Yepes, P. A. (2023). Integración de Inteligencia Artificial y Principios del Derecho Procesal en la Toma de Decisiones Jurídicas: Estándares de Responsabilidad Ética de los equipos técnicos interdisciplinares de programación. Medellín: Universidad de Medellín.

Verona, J. (2022). La ética de la inteligencia artificial. Bioquímica y Patología Clínica, 86, 21.

Wickman, H. (2019). Grafhics ccokbook: practical recipes for visualizin data. O´Railly media.

Publicado

2025-03-01

Como Citar

Usquiano Yepes, P. A., Valencia Gallo, L. M., Botero Zuluaga, D. M., & Giraldo Jiménez, E. A. (2025). Implicações éticas relacionadas ao uso de inteligência artificial na geração de pesquisas acadêmicas. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 32, e19619 (1-13). https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.19619
Recebido 2024-10-18
Aprovado 2025-02-05
Publicado 2025-03-01