Diálogo, responsabilidade e educação matemática

Ensinar e aprender matemática para o planeta e para os outros (PLENÁRIA 1 MES12 BRAZIL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19568

Palavras-chave:

Educação matemática., Ecossistema., Diálogo., Responsabilidade.

Resumo

O mundo está em dificuldades e a matemática está envolvida. Somos educadores de matemática - professores, pesquisadores, ativistas. Qual é a nossa resposta? Qual é a nossa responsabilidade? Na primeira parte deste texto, sintetizo as características da educação matemática de que podemos precisar: responsabilidade, crítica, imaginação, incerteza, conduzida em um espírito de relacionamento ético, humildade, liberdade de aprendizado e reconhecimento do valor fundamental de cada ser humano, criatura não humana, idioma, cultura e ecossistema, e nossa dependência deles para nossa própria existência e sobrevivência. Na segunda parte, proponho o dialogismo como uma postura epistemológica para a educação matemática da qual essas características decorrem. Desenvolvo alguns dos fundamentos epistemológicos do dialogismo, baseando-me particularmente no trabalho de Bakhtin sobre a linguagem e sua filosofia do ato. Essas ideias incluem significado, resposta, capacidade de resposta, interdependência e não-finalidade. Ilustro essas ideias em relação a duas situações: linguagem e diversidade cultural nas salas de aula de matemática; e o papel da matemática no contexto da biodiversidade. Concluo enfatizando que pensar dialogicamente sobre a matemática em uma época de problemas aponta para a importância de nossa responsabilidade uns com os outros em cada momento de nossa existência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Richard Barwell, University of Ottawa

    Richard Barwell é professor titular da Faculdade de Educação e atuou como reitor de 2017 a 2024. Ele começou sua carreira na Universidade de Bristol, no Reino Unido, onde obteve um doutorado em educação, e depois ingressou na Faculdade em 2006. Sua pesquisa se concentra na educação matemática, com um interesse especial no papel da linguagem no ensino e na aprendizagem da matemática, um interesse que surgiu antes de sua carreira universitária, quando ele ensinou matemática no Reino Unido e no Paquistão. O professor Barwell também está interessado em como a educação matemática pode abordar a mudança climática e a sustentabilidade ambiental.

    Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Referências

Abtahi, Y. (2022). What if I was harmful? Reflecting on the ethical tensions associated with teaching the dominant mathematics. Educational Studies in Mathematics, 110(1), 149–165.

Bakhtin, M. M. (1981). The dialogic imagination: Four essays. University of Texas Press.

Bakhtin, M. M. (1993). Toward a philosophy of the act. University of Texas Press.

Barwell, R. (2003). Patterns of attention in the interaction of a primary school mathematics student with English as an additional language. Educational Studies in Mathematics, 53(1), 35–59.

Barwell, R. (2005a). Empowerment, EAL and the National Numeracy Strategy. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, 8(4), 313–327.

Barwell, R. (2005b). Working on arithmetic word problems when English is an additional language. British Educational Research Journal, 31(3), 329–348.

Barwell, R. (2014). Centripetal and centrifugal language forces in one elementary school second language mathematics classroom. ZDM, 46(6), 911–922.

Barwell, R. (2016). Investigating stratification, language diversity and mathematics classroom interaction. PNA, 11(1), 34–52.

Barwell, R. (2018a). Word problems as social texts. In K. Yasakuwa, A. Rogers, K. Jackson & B. V. Street (Eds.), Numeracy as social practice: Global and local perspectives (pp. 101–120). Routledge.

Barwell, R. (2018b). Some thoughts on a mathematics education for environmental sustainability. In P. Ernest, P. (Ed.), The philosophy of mathematics education today (pp. 145–160). Springer.

Barwell, R. (2022). In dialogue with Planet Earth: Nature, mathematics, and education. In C. Michelsen, A. Beckmann, V. Freiman, U. T. Jankvist & A. Savard (Eds.), Mathematics and its connections to the arts and sciences: 15 Years of interdisciplinary mathematics education (pp. 109–120). Springer.

Barwell, R., Boylan, M. & Coles, A. (2022) Mathematics education and the living world: A dialogic response to a global crisis. Journal of Mathematical Behavior, 68, 101013.

Coles, A., Barwell, R., Cotton, T., Winter J. & Brown, L. (2013) Teaching secondary mathematics as if the planet matters. Routledge.

D’Ambrosio, U. (2010). Mathematics education and survival with dignity. In H. Alrø, O. Ravn & P. Valero (Eds.), Critical mathematics education: Past, present, and future (pp. 51–63). Sense.

D’Ambrosio, U. (2015). From mathematics education and society to mathematics education and a sustainable civilization: A threat, an appeal, and a proposal. In S. Mukhopadhyay & B. Greer (Eds.), Proceedings of the eighth international mathematics education and society conference (vol. 1, pp. 19–30). Ooligan Press.

Eisenberg, C. (2013). The wolf's tooth: Keystone predators, trophic cascades, and biodiversity. Island Press.

Fasheh, M. (2015). Over 68 years with mathematics: My story of healing from modern superstitions and reclaiming my sense of being and well-being. In S. Mukhopadhyay & B. Greer (Eds.), Proceedings of the eighth international mathematics education and society conference (vol. 1, pp. 33–60). Oolingan Press.

Guilherme, A. & Morgan, W. J. (2018). Philosophy, dialogue, and education: Nine modern European philosophers. Routledge.

Gutiérrez, R. (2017). Living mathematx: towards a vision for the future. In E. Galindo & J. Newton (Eds.), Proceedings of the 39th annual meeting of the North American chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 2–26). Hoosier Association of Mathematics Teacher Educators.

Hammarström, H., Forkel, R. & Haspelmath, M. (2017). Glottolog 3.0. Max Planck Institute for the Science of Human History. Retrieved from http://glottolog.org.

Harraway, D. J. (2016). Staying with the trouble: Making kin in the chthulucene. Duke University Press.

Holquist, M. (2002). Dialogism (2nd ed.). Routledge.

Hulme, M. (2009). Why we disagree about climate change: Understanding controversy, inaction and opportunity. Cambridge University Press.

Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) (2018). Assessment report on land degradation and restoration. IPBES.

Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) (2019). Media release: Nature’s dangerous decline ‘unprecedented’, Species extinction rates ‘accelerating’. Available from: https://ipbes.net/news/Media-Release-Global-Assessment

Jenkins, C. N., Pimm, S. L. & Joppa, L. N. (2013). Global patterns of terrestrial vertebrate diversity and conservation. PNAS, 110(28), E2602–E2610.

Lovelock, J. (2009). The vanishing face of Gaia: A final warning. Basic Books.

Marescot, L., Gimenez, O., Duchamp, C., Marboutin, E., & Chapron, G. (2012). Reducing matrix population models with application to social animal species. Ecological Modelling, 232, 91–96.

Matusov, E. & von Duyke, K. (2010) Bakhtin’s Notion of the Internally Persuasive Discourse in Education: Internal to what? (A case of discussion of issues of foul language in teacher education). In K. Junefelt & P. Nordin (Eds.), Proceedings from the second international interdisciplinary conference on perspectives and limits of dialogism in Mikhail Bakhtin (pp. 174–199). Stockholm University.

Morton, T. (2010). The ecological thought. Harvard University Press.

Parra, A. (2021). Mathematics education, researchers and local communities: A critical encounter in times of pandemic, pareidolia and post-factualism. In D. Kollosche (Ed.) Proceedings of the eleventh international mathematics education and society conference (vol. 1, pp. 65–80). Tredition.

Skovsmose, O. (2001). Landscapes of investigation. ZDM, 33, 123–132.

Skovsmose, O. (2015). Uncertainty, pedagogical imagination, explorative reasoning, social justice, and critique. In S. Mukhopadhyay & B. Greer (Eds.), Proceedings of the eighth international mathematics education and society conference (vol. 1, pp. 111–124). Ooligan Press.

Skovsmose, O. (2021). Mathematics and crises. Educational Studies in Mathematics, 108(1), 369–383.

Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Barwell, R. (2024). Diálogo, responsabilidade e educação matemática: Ensinar e aprender matemática para o planeta e para os outros (PLENÁRIA 1 MES12 BRAZIL). Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 392-407. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19568
Recebido 2024-10-01
Aprovado 2024-11-12
Publicado 2024-11-29