A coadjuvação entre a educação em cidadania e a educação científica no fortalecimento da cidadania vacinal

Uma revisão da literatura sobre hesitação e recusa vacinal no século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.18931

Palavras-chave:

cidadania, cidadania vacinal, educação para a cidadania, questões sócio-científicas

Resumo

Em anos recentes, a conjunção das pautas da extrema direita com as do movimento antivax disseminou a descrença na ciência e estimulou o individualismo como uma forma de desgastar o tecido social. Neste texto, propomos discutir, por meio de revisão de literatura especializada, o fortalecimento da cidadania vacinal, fenômeno que envolve não apenas a construção e a consolidação da cidadania, mas também a confiança no conhecimento científico. São dois os eixos de nossa análise: a) a formação cidadã como forma de enfrentar a hesitação e a recusa vacinal; e b) a importância da coadjuvação entre a Educação em Cidadania e a Educação Científica para o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de avaliar os efeitos do conhecimento científico na sociedade. Para identificar os trabalhos que investigaram a natureza social das decisões e das práticas relacionadas à vacinação, e aqueles que refletiram sobre as formas pelas quais os processos educativos têm sido capazes de fortalecer a cidadania vacinal, fizemos uso de pesquisa bibliográfica e documental como estratégias metodológicas. Como resultado de nossa análise, sugerimos que a práxis envolvida na cidadania vacinal faz com que a Educação em Cidadania, para sua concretização, demande literacia científica; da mesma forma, a Educação Científica exige o compromisso do conhecimento científico com a cidadania global para que possa se transformar em prática e ação no mundo real.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Ivy Judensnaider, Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas

    É economista pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981), mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) no Programa de Estudos Pós-graduados em História da Ciência e é doutoranda no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora da Universidade Paulista nos cursos de Economia e Administração. Na mesma instituição coordenou o curso de Ciências Econômicas no Campi Marquês (SP) e no Campus Paulista (SP). É redatora de materiais didáticos de Filosofia para Ensino Médio do Colégio Objetivo. Também atua no setor de publicações, como Editora Adjunta da revista Prometeica.

  • Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, PECIM - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Geóloga pela Universidade de São Paulo (1981), mestre (1987) e doutora (1992) em História Social pela Universidade de São Paulo, ambos na especialidade da História das Ciências.
    Obteve a livre-docência em 2001 na Universidade Estadual de Campinas e tornou-se professora-titular em 2006. Seu pós-doutorado foi junto ao Centre Alexandre Koyré d'Histoire des Sciences et des Techniques (França, 2002). A partir de 2014, passou à Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, assim em Ensino de (Geo)Ciências e na temática de arquivos científicos, atuando principalmente nos seguintes temas: História das ciências e das Geociências, com ênfase no Brasil; relações entre história das ciências e ensino; documentação científica / tecnológica. Atua na graduação e na pós-graduação, orientando pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, bem somo supervisionando pós-doutorados..

Referências

Apandie, C.; Rahmelia, S. (2022). Lessons for Citizens Regarding Government Efforts to Promote Covid-19 Vaccines: Responses and Challenges to Post-Pandemic Citizenship Education. In: Annual Civic Education Conference (ACEC 2021). Atlantis Press. p. 56-64. Disponível em:

<https://www.atlantis-press.com/proceedings/acec-21/125969017>. Acesso em 15 fev. 2024.

Arede, M.; Bravo-Araya, M.; Bouchard, É.; Gii, G. S.; Plajer, V.; Adiba Shehraj, A.; Shuaib, Y. A. (2019). Combating vaccine hesitancy: teaching the next generation to navigate through the post-truth era. Frontiers in public health, v. 6, p. 381.

Arendt, H. (2007). A condição humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Silva, M. B., Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 23, e34674. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/epec/a/ZKp7zd9dBXTdJ5F37KC4XZM/>; acesso em: 23 jun. 2024.

Boas, H.; Rosenthal, A.; Davidovitch, N. (2016). Between individualism and social solidarity in vaccination policy: the case of the 2013 OPV campaign in Israel. Israel Journal of Health Policy Research, v. 5, p. 1-10. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1186/s13584-016-0119-y>. Acesso em 22 jan. 2024.

Card, K. G. (2022). Collectivism, individualism, and COVID-19 prevention: A cross-sectional study of personality, culture, and behavior among Canadians. Health Psychology and Behavioral Medicine, v. 10, n. 1, p. 415-438. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35528715/>. Acesso em 02 fev.

Cardin, V. S. G.; Nery, L. M. G. (2019). Hesitação vacinal: direito constitucional à autonomia individual ou um atentado à proteção coletiva? Prisma Jurídico, v. 18, n. 2, p. 224-240. Disponível em:

<https://www.redalyc.org/journal/934/93464984005/93464984005.pdf>. Acesso em 13 jan. 2024.

Danyliuk, I.; Kurapov, A.; Malysheva, K.; Lytvyn, S. (2023). Psychometric Properties of the Scale “5C Psychological Antecedents of Vaccination”: Ukrainian Sample. Insight: The Psychological Dimensions of Society, n. 10, p. 13-39, 3. Disponível em:

<https://insight.journal.kspu.edu/index.php/insight/article/view/147>. Acesso em 24 jan. 2024.

Fisayo, T. (2021). ‘Anti-vaxxers’ and vaccine citizenship: insights for medical education. Medical Science Educator, v. 31, n. 2, p. 879-883. Disponível em:

<https://link.springer.com/article/10.1007/s40670-020-01197-4>. Acesso em 16 jan. 2024.

Geiger, M; Rees, F.; Lillholt, L.; Santana, A. P.; Zettler, I.; Wilhem, O.; Betsch, C.; Böhm, R. (2022). Measuring the 7Cs of vaccination readiness. European Journal of Psychological Assessment, v. 38, n. 4, p. 261-269. Disponível em: <https://econtent.hogrefe.com/doi/full/10.1027/1015-5759/a000663>.

Acesso em 24 jan. 2024.

Goldman L. (2020). Give ME a Choice: Perceptions of Freedom and the Anti-Vax Movement in Maine. Waterville, Maine: Colby College, American Studies Program. Disponível em:

<https://digitalcommons.colby.edu/honorstheses/1008/>. Acesso em 22 jan. 2024.

Guerra, A. (2023). O que podemos aprender com a ciência? In: GURGEL, I. (org.) Por que confiar nas Ciências? Epistemologias para o nosso tempo. São Paulo, Editora Livraria da Física, 458 p.

Habermas, J. (2002). A inclusão do outro: estudos de teoria política. Edições Loyola: São Paulo.

Haddock, G.; Maio, G. R.. Attitudes: content, structure and functions. Hewstone, Miles, Stroebe, Wolfgang and Jonas, Klaus, eds. Introduction to social psychology: a European perspective. 4th ed., BPS textbooks in psychology, Oxford: Blackwell, pp. 112-133, 2008.

Han, Q. (2020). Introduction: The COVID-19 pandemic calls for the strengthening of scientific culture.

Cultures of Science, v. 3, n. 4, p. 223-226. Disponível em:

<https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/20966083211003343>. Acesso em 06 mar. 2024.

Hodson, D. (2013). Don’t Be Nervous, Don’t Be Flustered, Don’t Be Scared. Be Prepared. Canadian Journal of Science, Mathematics And Technology Education, [S.L.], v. 13, n. 4, p. 313-331. Springer Science and Business Media LLC. <http://dx.doi.org/10.1080/14926156.2013.845327>.

Kus, Z.; Mert, H. (2023). Does Science Education Contribute to Citizenship Education in Turkey?

Journal of International and Comparative Education (JICE), p. 69-86. Disponível em:

<https://ojie.um.edu.my/index.php/JICE/article/view/47808>. Acesso em 28 fev. 2024.

Lee, S. W.; Tran, S. (2023). Students need more than content knowledge to counter vaccine hesitancy.

Journal of Microbiology & Biology Education, v. 24, n. 2, p. e00047-23. Disponível em:

<https://journals.asm.org/doi/full/10.1128/jmbe.00047-23>. Acesso em: 01 mar 2024.

Marshall, T. H. (1967). Cidadania e classe social. In: MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, p. 57- 114.

Merrifield, J. (2002). Learning Citizenship. England: Institute of Development Studies Participation Group/Society for Participatory Research in Asia (PRIA). Disponível em:

<https://opendocs.ids.ac.uk/opendocs/bitstream/handle/20.500.12413/3937/Wp158.pdf>. Acesso em 12 fev 2024.

Miller, J. D.; Ackerman, M. S.; Laspra, B.; Polino, C.; Huffaker, J. (2022). Public attitude toward COVID-19 vaccination: The influence of education, partisanship, biological literacy, and coronavirus understanding. The FASEB Journal, v. 36, n. 7. Disponível em:

<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9328288/>. Acesso em 26 fev. 2024.

Morin, O.; Dutreuil, P. (2021). A model to analyze attempt of Science Education to coincide with Participatory Education by schooling SocioScientific Issue: Case study of French lesson dealing with Vaccine Hesitancy. In: Transforming Science & Technology Education to cultivate Participatory Citizens. Disponível em: <https://hal.science/hal-03807787/>. Acesso em 26 fev. 2024.

Moura, B. A. (2014). O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32–46. Disponível em:

<https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932>. Acesso em 9 abr. 2024.

Mutch, C. (2005). Citizenship education: does it have a place in the curriculum? Curriculum Matters, v. 1, p. 49-70. Disponível em:

<https://gcedclearinghouse.org/sites/default/files/resources/Citizenship%20education.pdf>. Acesso em 07 fev. 2024.

Özden, M. (2020). Science Education for Citizenship: A Case Study. Anadolu Journal of Educational Sciences International, v. 10, n. 1, p. 150-188. Disponível em:

<https://dergipark.org.tr/en/pub/ajesi/issue/52151/682020>. Acesso em 01 mar 2024.

Pasquali, L. (2022). Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011.

PeACOCK, S. J. (2022). Vaccine nationalism will persist: global public goods need effective engagement of global citizens. Globalization and health, v. 18, n. 1, p. 1-11. Disponível em:

<https://globalizationandhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12992-022-00802-y>. Acesso em 16 jan. 2024.

Pereima, R. S. M. R. (2008). Projeto Escola–Hemosc: parceria entre saúde e educação na busca da doação de sangue como ato de solidariedade e cidadania. Revista Linhas, v. 9, n. 2, p./ 113–123, jul./dez. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1369>; acesso em: 19 fev. 2024.

Pietrocola, M.; Rodrigues, E. R.; Bercot, F.; Schnorr, S. (2021). Risk society and science education: Lessons from the Covid-19 Pandemic. Science & Education, v. 30, n. 2, p. 209-233. Disponível em:

<https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-020-00176-w>. Acesso em 06 mar. 2024.

Preston, J. L.; Khan, A. (2023). Comparing the influence of intellectual humility, religiosity, and political conservatism on vaccine attitudes in the United States, Canada, and the United Kingdom. Public Understanding of Science, p. 1 - 10. Disponível em:

<https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09636625231191633>. Acesso em 23 jan. 2024.

Reis, P. R. dos. (2008). A Escola e as controvérsias sociocientíficas: perspectivas de alunos e professores. Lisboa: Escolar Editora,. 349p.

Sadler, T. D. (2009). Controversy in the classroom: the democratic power of discussion. Science Education, [S.L.], v. 94, n. 4, p. 760-762, 24 . Wiley. <http://dx.doi.org/10.1002/sce.20380>.

Saperstein, E. (2023) Post-pandemic citizenship: The next phase of global citizenship education. Prospects, v. 53, n. 3, p. 203-217. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s11125- 021-09594-2>. Acesso em 16 fev. 2024.

Senderey, A. B.; Ohana, R.; Perchik, S.; Erev, I.; Balicer, R. (2022). Encouraging COVID-19 vaccination through behaviorally informed reminders: Results from a national randomized field experiment in Israel. Behavioral Science & Policy, v. 8, n. 1, p. 25-32. Disponível em:

<https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/237946152200800104>. Acesso em 25 jan. 2024.

Sippert, E. L. (2023) Vacinação, direito à saúde e a pandemia da Covid-19: reflexões sobre os novos delineamentos no contexto global. Revista Direito em Debate, v. 32, n. 59, p. e13719-e13719. Disponível em: <https://revistas.unijui.edu.br/index.php/revistadireitoemdebate/article/view/13719>. Acesso em 13 jan. 2024.

Yu, Y.; Lau, M.; Lau, J. T. (2021). Positive association between individualism and vaccination resistance against COVID-19 vaccination among Chinese adults: mediations via perceived personal and societal benefits. Vaccines, v. 9, n. 11, p. 1225. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2076-393X/9/11/1225>. Acesso em 22 jan. 2024.

Zeidler, D. L.; Sadler, T. D. (2007). Social and Ethical Issues in Science Education: a prelude to action.

Science & Education, [S.L.], v. 17, n. 8-9, p. 799-803. Springer Science and Business Media LLC.

<http://dx.doi.org/10.1007/s11191-007-9130-6>.

Zhou, Y. R. (2022). Vaccine nationalism: contested relationships between COVID-19 and globalization.

Globalizations, v. 19, n. 3, p. 450-465. Disponível em:

<https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14747731.2021.1963202>. Acesso em 19 fev. 2024.

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Judensnaider, I., & de Mendonça Figueirôa, S. F. (2024). A coadjuvação entre a educação em cidadania e a educação científica no fortalecimento da cidadania vacinal: Uma revisão da literatura sobre hesitação e recusa vacinal no século XX. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 30, 144-160. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.18931
Recebido 2024-06-21
Aprovado 2024-06-27
Publicado 2024-07-08