O conhecimento das imagens populares: psicologia social e experiência estética nos construtores e arquiteturas fantásticas.

Autores/as

  • Arley Andriolo Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i17.227

Palabras clave:

Psicologia Social da Imagem, Arte Popular, Arte e Sociedade, Estética Social

Resumen

O reconhecimento de objetos produzidos pelas classes populares como objetos de arte corresponde a um processo histórico situado entre os séculos XIX e XX. Aqueles objetos foram qualificados por termos como “revolucionário” e “anticapitalista”. Dentre as obras arquitetônicas, surgiram imagens inventivas e fantásticas, as quais concentram um problema acerca do conhecimento das imagens populares. O estudo dessa questão situa-se em dois campos entrecruzados: 1) o campo artístico, com seu habitus e suas regras; 2) o campo do folclore, com suas regras próprias. Em ambos, o conhecimento da imagem está limitado, pois não se discute o significado próprio da experiência e do seu imaginário originário. Este artigo procura examinar essa questão, cujo resultado é a proposição de três elementos fundamentais para o conhecimento da imagem, nos termos de arte, imaginação e experiência estética.

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Publicado

2018-08-03

Cómo citar

Andriolo, A. (2018). O conhecimento das imagens populares: psicologia social e experiência estética nos construtores e arquiteturas fantásticas. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (17), 30–45. https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i17.227

Número

Sección

Imagen y Conocimiento
Recebió: 2018-07-30
Publicado: 2018-08-03

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