Mimosa Pudica como modelo para estudo de sensibilidade e cognição em plantas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.16500

Palavras-chave:

Estímulo, resposta, organismo-modelo, aprendizagem, memória

Resumo

A planta sensível Mimosa Púdica é um tipo particular de planta que possui folhas capazes de responder ao contato em questão de segundos, fazendo com que se retraiam e pareçam murchas. É uma das poucas plantas que iniciam movimentos visualmente perceptíveis ao ser humano. No que diz respeito às pesquisas incipientes sobre sensibilidade e cognição em plantas, a Mimosa parece ser um organismo modelo interessante para analisar essas possibilidades graças às suas respostas rápidas que podem ser observadas diretamente. Desta forma, a Mimosa Púdica poderá ser utilizada como modelo para o estudo do fenómeno da sensibilidade e da cognição, não só a nível eletrofisiológico, mas também a nível comportamental e funcional. Com base nas evidências científicas da biologia e da neurociência dos últimos 15 anos, argumentar-se-á que a planta sensível é um organismo modelo adequado para estudar, não apenas a nível fisiológico-mecânico, a capacidade das plantas em responder a estímulos, mas também também avaliar que tantas habilidades cognitivas, como aprendizagem e memória, são atribuíveis aos organismos vegetais a partir das respostas observáveis ​​no referido modelo. O acima exposto é postulado em relação à ideia de que todos os organismos vegetais iniciam movimentos, mas nem todos são observáveis ​​pelos humanos: a Mimosa seria então um modelo útil para análise, pois apresenta movimentos que podem ser observados pelos pesquisadores e permitiria a avaliação de diferentes capacidades relacionadas aos fenômenos de sensibilidade e cognição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Lucas Hinojosa-López, Universidad de Valparaíso

    -Licenciado en Filosofía y Licenciado en Educación por la Universidad de Valparaíso
    -Profesor Ayudante en la carrera de Psicología de la Universidad de Valparaíso.
    -Ayudante de Investigación Centro de Estudios en Filosofía, Lógica y Epistemología (CeFiLoE) en la Universidad de Valparaíso
    -Estudiante del Magíster en Filosofía, mención Lógica y Filosofía de las ciencias en la Universidad de Valparaíso

Referências

Abramson, C. I., & Chicas-Mosier, A. M. (2016). Learning in Plants: Lessons from Mimosa pudica. Frontiers in Psychology, 7. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00417

Abramson, C.I., Garrido, D.J., Lawson, A.L., Browne, B.L., and Thomas, D. G. (2002). Bioelectrical potentials of Philodendroncordatum: a new method for the investigation of behavior in plants. Psychol. Rep. 91, 173–185. doi: 10.2466/pr0.2002.91.1.173

Adey, W. R. (2004). Potential therapeutic application of nonthermal electromagnetic fields: Ensemble organization of cells in tissue as a factor in biological tissue sensing. In P. J. Rosch, & M. S. Markov (Eds.), Bioelectromag. Med (pp. 1–15). New York: Marcel Dekker.

Animal Ethics (s.f.). What beings are not conscious. https://www.animal-ethics.org/beings-conscious/ Consultado: 09/10/2023.

Applewhite, P. B. (1975). “Learning in bacteria, fungi, and plants” in Invertebrate Learning. Cephalopods and Echinoderms, Vol. 3, eds W.C. Corning, J.A. Dyal, and A.O.D. Willows (New York, NY: Plenum), 179–186.

Applewhite, P. B. (1972). Behavioral plasticity in the sensitive plant, Mimosa. Behav. Biol. 7, 47–53. doi:10.1016/S0091-6773(72)80187-1

Ankeny, R., & Leonelli, S. (2020). Model organisms. Cambridge University Press.

Baluška, F. (2010). Recent surprising similarities between plant cells and neurons. Plant Signaling & Behavior, 5, 87–89.

Barnett,S.A. (1963). The Rat: A Study in Behavior. Chicago, IL: Aldine Publishing Company.

Bohm, J., Scherzer, S., Krol, E., Kreuzer, I., von Meyer, K., Lorey, C., Hedrich, R. (2016). The Venus fly trap Dioneaea muscipula counts prey‐induced action potentials to induce sodium uptake. Current Biology, 26, 286-295.

Bolker, J. A. (2009). Exemplary and surrogate models: two modes of representation in biology. Perspectives in Biology and Medicine, 52(4), 485-499. https://doi.org/10.1353/pbm.0.0125

Bose, J. C. (1926). The nervous mechanism of plants. London: Longmans, Green and Co, Ltd.

Bose, J. C., & Guha, S. C. (1922). The diaheliotropic attitude of leaves as determined by transmitted nervous excitation. Proceedings of the Royal Society B, 93, 153–178.

Bose, J. C. (1906). Plant Response. London: Longmans.

Calvo, P., Sahi, V. P., & Trewavas, A. (2017). Are plants sentient? Plant Cell and Environment, 40(11), 2858-2869. https://doi.org/10.1111/pce.13065

Calvo, P., & Friston, K. (2017). Predicting green: Really radical (plant) predictive processing. Journal of the Royal Society Interface, 14, 20170096

Cisek, P. (2019). Resynthesizing behavior through phylogenetic refinement. Attention, Perception, & Psychophysics, 81(7), 2265-2287. https://doi.org/10.3758/s13414-019-01760-1

Dudley, S. A., & File, A. L. (2007). Kin recognition in an annual plant. Biology Letters, 3(4), 435-438. https://doi.org/10.1098/rsbl.2007.0232

Frigg, R., & Hartmann, S. (2018). ‘Models in Science’. In The Stanford Encyclopedia of Philosophy, https://plato.stanford.edu/archives/sum2018/entries/models-science/.

Gagliano, M., Mancuso, S., & Robert, D. (2012). Towards understanding plant bioacoustics. Trends in Plant Science, 17(6), 323-325. https://doi.org/10.1016/j.tplants.2012.03.002

Gagliano, M., Renton, M., Depczynski, M., & Mancuso, S. (2014). Experience teaches plants to learn faster and forget slower in environments where it matters. Oecologia, 175(1), 63-72. https://doi.org/10.1007/s00442-013-2873-7

Gagliano, M., Vyazovskiy, V. V., Borbély, A. A., Grimonprez, M., & Depczynski, M. (2016). Learning by Association in Plants. Scientific Reports, 6(1). https://doi.org/10.1038/srep38427

Gagliano, M. (2017) The mind of plants: Thinking the unthinkable. Communicative & Integrative Biology, 10(2). https://doi.org/10.1080/19420889.2017.1288333

Guiguet, A. (2013). Plant Learning: An Unresolved Question. Master BioSciences. thesis, Ecole Normale Supérieure de Lyon, Lyon.

Hagihara, T., Matsubara, H., Miura, T., Hasebe, M., & Toyota, M. (2022). Calcium-mediated rapid movements defend against herbivorous insects in mimosa pudica. Nature Communications, 13(1). https://doi.org/10.1038/s41467-022-34106-x

Holmes, E.,and Gruenberg, G.(1965). Learning in plants. Worm Runner’s Dig. 7, 9–12.

Hommel, B., & Colzato, L. S. (2015). Learning from history: The need for a synthetic approach to human cognition. Frontiers in Psychology, 6, 1435. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01435

Hurley, S. (2001). Perception and Action: Alternative views. Synthese, 129, 3–40.

Kandel, E. R., Dudai, Y., & Mayford, M. (2014). The Molecular and Systems Biology of Memory. Cell, 157(1), 163-186. https://doi.org/10.1016/j.cell.2014.03.001

Lee, J., & Calvo, P. (2023). The potential of plant action potentials. Synthese, 202(6). https://doi.org/10.1007/s11229-023-04398-7

Levy, A., & Currie, A. (2015). Model organisms are not (Theoretical) models. The British Journal for the Philosophy of Science, 66(2), 327-348. https://doi.org/10.1093/bjps/axt055

Meinke, D. W., Cherry, J. M., Dean, C., Rounsley, S., & Koornneef, M. (1998). Arabidopsis thaliana : A model plant for genome analysis. Science, 282(5389), 662-682. https://doi.org/10.1126/science.282.5389.662

Nabors, M. (2006). Introducción a la botánica. Boston, Massachusetts: Addison Wesley

Pfeffer, W. (1906). The Physiology of Plants, (A.J. Ewart, trans.). Oxford: Clarendon

Pfeffer, W. (1873). Physiologische Untersuchungen. Leipzig: W. Engelmann

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Hinojosa-López, L. (2024). Mimosa Pudica como modelo para estudo de sensibilidade e cognição em plantas. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 30, 131-143. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.16500
Recebido 2024-03-25
Aprovado 2024-05-22
Publicado 2024-07-08