Suposições públicas de senso comum sobre matemática

Correr em uma maratona/matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16408

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Discurso

Resumo

A circulação de discursos públicos sobre matemática e aprendizagem da matemática moldam a forma como as famílias e os estudantes fazem sentido das suas experiências com a escolaridade. Nos Estados Unidos, estes discursos podem desempenhar um grande papel na forma como a política de educação pública é desenvolvida devido ao empenho dos conselhos escolares públicos em ouvir as vozes da comunidade, bem como a um recente (mas não novo) aumento na organização de grupos de pais conservadores bem financiados que trabalham para manter - e exacerbar - as oportunidades educativas injustas que persistem neste país. Neste artigo analisamos o discurso público em torno da aprendizagem da matemática numa reunião do conselho escolar local da cidade de Nova Iorque. Utilizando ferramentas de análise de interacção, examinamos o discurso em torno de uma proposta de reintrodução de uma triagem baseada em testes para as admissões no ensino médio. Delineámos duas características-chave dos pressupostos de "senso comum" em torno da aprendizagem da matemática que circularam nesta reunião - os alunos de matemática permanecem numa trajectória de aprendizagem unidimensional, e com taxas de avanço variáveis - e investigámos como estes pressupostos se desenrolaram na construção de um mundo figurativo de "matemática escolarizada". Argumentamos que as consequências que decorrem necessariamente destes pressupostos de senso comum constroem a matemática como hierárquica e fixa, colocando os alunos numa trajectória de aprendizagem unidimensional.  Finalmente, localizamos este conjunto de pressupostos emergentes no projecto racial neoliberal e consideramos as formas como eles moldam uma imaginação particular da escolaridade e da matemática sob o neoliberalismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Jasmine Y. Ma, New York University

     . 

  • Arundhati Velamur, New York University

     . 

  • Nurdan Turan, New York University

     . 

  • Ali R. Blake, Boston College

     . 

  • Lauren Vogelstein, New York University

     . 

  • Molly L. Kelton, Washington State University

     . 

  • Wendy Barrales, New York University

     . 

Referências

Bishop, A. J. (1990). Western mathematics: the secret weapon of cultural imperialism. Race & Class, 32(2), 51–65. https://doi.org/10.1177/030639689003200204

Boaler, J., & Greeno, J. G. (2000). Identity, agency, and knowing in mathematics worlds. In J. Boaler (Ed.), Multiple perspectives on mathematics teaching and learning (pp. 171–200). Ablex Publishing.

Bonastia, C. (2022). The battle nearer to home: The persistence of school segregation in New York City. Stanford University Press.

Chen, G. A. & Buell, J. Y. (2017). Of models and myths: Asian(Americans) in STEM and the neoliberal racial project. Race Ethnicity and Education, 21(5), 607-625. https://doi.org/10.1080/13613324.2017.137717

Community and Citywide Education Councils. (n.d.). NYC Department of Education. Retrieved February 10, 2023, from https://www.schools.nyc.gov/get-involved/families/Community-and-citywide-education-councils-cecs

D’Ambrosio, U. (1985). Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, 5(1), 44-48.

Erickson, F., & Schultz, J. (1997). When is a context? Some issues and methods in the analysis of social competence. Mind, culture, and activity: Seminal papers from the laboratory of comparative human cognition, 22-31.

Ewing, E. L. (2018). Ghosts in the schoolyard: Racism and school closings on Chicago's South Side. University of Chicago Press.

Garfinkel, H. (1967). Studies in ethnomethodology. Polity Press.

Gresalfi, M., Martin, T., Hand, V. M., & Greeno, J. (2009). Constructing competence: an analysis of student participation in the activity systems of mathematics classrooms. Educational Studies in Mathematics, 70(1), 49–70. https://doi.org/10.1007/s10649-008-9141-5

Gutiérrez, R. (2008). Research commentary: A gap-gazing fetish in mathematics education? Problematizing research on the achievement gap. Journal for research in mathematics education, 39(4), 357-364.

Gutiérrez, R. (2018). The need to rehumanize mathematics. In I. Goffney, R. Gutiérrez, & M. Boston (Eds.), Rehumanizing mathematics for black, indigenous, and Latinx students (pp. 1–10). National Council of Teachers of Mathematics.

Gutierrez, R (2019). Mathematx: Towards a Way of Being. In J.Subramanian (Ed), Proceedings of the 10th International Mathematics Education and Society Conference. Hyderabad, India. Volume 1. Tredition. https://www.mescommunity.info/proceedings/MES10.pdf

Holland, D., Lachicotte Jr, W. S., Skinner, D., & Cain, C. (1998). Identity and agency in cultural worlds. Harvard University Press.

Horn, I. S. (2007). Fast kids, slow kids, lazy kids: Framing the mismatch problem in mathematics teachers’ conversations. The Journal of the Learning Sciences, 16(1), 37-79.

Horn, I. S. (2012). Strength in numbers: Collaborative learning in secondary mathematics. National Council of Teachers of Mathematics.

Jackson, K. J. (2009). The social construction of youth and mathematics: The case of a fifth-grade classroom. In D. B. Martin (Ed.), Mathematics teaching, learning, and liberation in the lives of Black children (pp. 175–199). Routledge.

Jordan, B., & Henderson, A. (1995). Interaction analysis: Foundations and practice. Journal of the Learning Sciences, 4(1), 39–103. https://doi.org/10.1207/s15327809jls0401_2

Kaput, J. J. (2008). What is algebra? What is algebraic reasoning? In J. J. Kaput, D.W. Carraher, & M. L. Blanton, (Eds.), Algebra in the early grades (pp. 5–17). Lawrence Erlbaum Associates.

Ma, J. Y., Della Volpe, D., Velamur, A., Ahmed, S. Z., & Ohm, P. (2021). Interrogating common-sense assumptions toward a more just mathematics education. In D. Kollosche (Ed.), Exploring new ways to connect: Proceedings of the Eleventh International Mathematics Education and Society Conference (Vol. 1, pp. 103–106). Tredition. https://doi.org/10.5281/zenodo.5385706

Schutz, A. (1953). Common-sense and scientific interpretation of human action. Philosophy and Phenomenological Research, 14(1), 1–38.

Sfard, A. (1998). On two metaphors for learning and the dangers of choosing just one. Educational Researcher, 27(2), 4–13. http://edr.sagepub.com/content/27/2/4.full.pdf

Sparks, S.D. (2015, January 28). Differentiated Instruction: A Primer. Education Week. https://www.edweek.org/teaching-learning/differentiated-instruction-a-primer/2015/01

Stanford, L. (2022, November 16). Conservative Advocates Vow Continued Push for School Board Seats Despite Middling Midterms. Education Week. https://www.edweek.org/leadership/conservative-advocates-vow-continued-push-for-school-board-seats-despite-middling-midterms/2022/11

Vossoughi, S., & Vakil, S. (2018). Toward what ends? A critical analysis of militarism, equity, and STEM education. In A. I. Ali & T. L. Buenavista (Eds.), Education at war: The fight for students of color in America’s public schools (pp. 117–140). Fordham University Press.

Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Ma, J. Y., Velamur, A., Turan, N., Ali R. Blake, Lauren Vogelstein, Molly L. Kelton, & Wendy Barrales. (2024). Suposições públicas de senso comum sobre matemática: Correr em uma maratona/matemática. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 326-335. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16408
Recebido 2024-03-08
Aprovado 2024-11-12
Publicado 2024-11-29