Da orientação especializada a professores que lecionam em casos de TEA

Relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16257

Palavras-chave:

autismo, inclusão escolar, comportamento disruptivo

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pela presença de déficits persistentes na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. Como forma de viabilizar a inclusão das crianças autistas no ambiente escolar, a orientação dos professores que atuam com este público é de suma importância. O objetivo do estudo é apresentar a experiência de orientação feita para os professores que lecionam para alunos autistas, acompanhados pelo Núcleo de Atenção ao TEA, da cidade de Monte Alto-SP, no período de junho de 2022 a junho de 2023. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, embasado na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e relacionado às vivências com os professores em orientações, realizadas mensalmente. Como resultado, observou-se a dificuldade dos docentes em acolher estes alunos, direcionar atividades, lidar com comportamentos disruptivos e no manejo das atividades de vida diária. Discute-se a importância de uma ferramenta de apoio para proporcionar aos docentes maior respaldo teórico à prática com alunos autistas, para contribuir na inclusão, aprendizagem e socialização no ambiente escolar. Esta experiência ampliou as vivências sobre a perspectiva do professor na inclusão escolar de crianças com TEA, lançando luz sobre a necessidade de formação teórica e instrumentalização dos docentes, considerando as particularidades de neurodesenvolvimento e comportamento desta população e contribuindo para a maior eficácia da assistência educacional inclusiva.

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Biografia do Autor

  • Josiane Andrade Yamane, Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da Universidade Paulista

    Fonoaudióloga; Psicopedagoga; Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA pela UFSCAR; Mestranda do Mestrado Profissional Práticas Institucionais em Saúde Mental da Universida de Paulista – UNIP.

  • Angela Cristina Pontes Fernandes, Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da Universidade Paulista

    Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia - CRP; Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo / USP; Docente no Mestrado Profissional Práticas Institucionais em Saúde Mental da UniversidadePaulista-UNIP; Docente Titular no Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Paulista-UNIP; Coordenadora da área de Neuropsicologia Infantil do curso de Especialização Multiprofissional em Reabilitação Neurológica do HCFMRP/USP; Neuropsicóloga clínica.

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Publicado

2024-03-05

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Andrade Yamane, J., & Pontes Fernandes, A. C. . (2024). Da orientação especializada a professores que lecionam em casos de TEA: Relato de experiência. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 29, 294-306. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16257