Encontros de uma revisão de literatura feminista com pesquisas em educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16085

Palavras-chave:

afeto, conhecimentos situados, métodos pos-humanos, metodologia de revisao de literatura, estudos feministas

Resumo

Nos encontros com pesquisadoras(es), o processo de revisão de literatura e pesquisas feministas com/na Educação Matemática, emergem algumas considerações sobre a importância de tomar a revisão de literatura como constituinte do fazer pesquisa. Uma revisão de literatura feminista não e simplesmente um procedimento de revisão de literatura a ser aplicado em pesquisas que se intitulam feministas. Ao invés disso, mobilizando conceitos teórico-metodológicos feministas, como conhecimento situado e afeto enquanto um dispositivo para se operar no/com o fenômeno, nós propomos uma ideia diferente. A revisão de literatura feminista pode ser vista-experienciada como um importante território para criar relações-encontros com ambos pesquisas e pesquisadoras(es). Ela permite nos aproximarmos de modos outros de entender-fazer pesquisa em emaranhamentos com a literatura, práticas matemáticas, feminismos, seres humanos, linguagens, mecanismos de busca, etc. Nesse território, nos afetamos e somos afetados pela literatura, e esses encontros abrem portas para direções-conexões outras. Dessa maneira, nos criamos possibilidades para nos afastar de normas patriarcais excludentes na academia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Bruna Leticia Nunes Viana, Stockholm University

     . 

  • Anette de Ron, Stockholm University

     . 

  • Paola Valero, Stockholm University

     . 

  • Kicki Skog, Stockholm University

     . 

Referências

Barad, K. (2003). Posthumanist performativity: Toward an understanding of how matter comes to matter. Signs: Journal of women in culture and society, 28(3), 801-831.

Barad, K. M. (2007). Meeting the universe halfway: Quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Duke University Press. http://www.loc.gov/catdir/toc/ecip0619/2006027826.html

Block, K., Croft, A., De Souza, L., & Schmader, T. (2019). Do people care if men don’t care about caring? The asymmetry in support for changing gender roles. Journal of Experimental Social Psychology, 83, 112–131. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2019.03.013

Bryman, A. (2016). Social research methods. Oxford university press.

Depaepe, F., Verschaffel, L., & Kelchtermans, G. (2013). Pedagogical content knowledge: A systematic review of the way in which the concept has pervaded mathematics educational research. Teaching and Teacher Education, 34, 12–25. https://doi.org/10.1016/j.tate.2013.03.001

Gough, D., Oliver, S., & Thomas, J. (Eds.). (2012). An introduction to systematic reviews. SAGE.

Hammersley, M. (2020). Reflections on the Methodological Approach of Systematic Reviews. In O. Zawacki-Richter, M. Kerres, S. Bedenlier, M. Bond, & K. Buntins (Eds.), Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application (pp. 23–39). Springer Fachmedien Wiesbaden. https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7_2

Haraway, D. (1988). Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, 14(3), 575–599. https://doi.org/10.2307/3178066

Harding, S. (1992). After the neutrality ideal: Science, politics, and" strong objectivity". Social research, 567-587.

Lykke, N. (2010). Feminist studies: A guide to intersectional theory, methodology and writing. Routledge.

Neto, V. F.; Valero, P. (2020). A (in)equidade de gênero em educação matemática: pesquisando as pesquisas. In: Harryson Lessa Júnio Gonçalves. (Ed). Educação Matemática & Diversidades. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, p. 195-213.

Newman, M., & Gough, D. (2020). Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application. In O. Zawacki-Richter, M. Kerres, S. Bedenlier, M. Bond, & K. Buntins (Eds.), Systematic Reviews in Educational Research (pp. 3–22). Springer Fachmedien Wiesbaden. https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7_1

Olsson, L. M. (2013). Taking Children’s Questions Seriously: The Need for Creative Thought. Global Studies of Childhood, 3(3), 230–253. https://doi.org/10.2304/gsch.2013.3.3.230

Petticrew, M., & Roberts, H. (2008). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. John Wiley & Sons.

Rahman, N. A., Rosli, R., Rambely, A. S., & Halim, L. (2021). Mathematics Teachers' Practices of STEM Education: A Systematic Literature Review. European Journal of Educational Research, 10(3), 1541-1559.

Ryve, A. (2011). Discourse Research in Mathematics Education: A Critical Evaluation of 108 Journal Articles. Journal for Research in Mathematics Education, 42(2), 167–199. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.42.2.0167

Viana, B. L. N., & dos Santos, J. R. V. (2021). In between feminisms and contradictions and inventions and mathematics education. In D. Kollosche (Ed.), Exploring new ways to connect: Proceedings of the Eleventh International Mathematics Education and Society Conference (Vol. 3, pp. 1043–1052). Tredition

Zawacki-Richter, O., Kerres, M., Bedenlier, S., Bond, M., & Buntins, K. (2020). Systematic reviews in educational research: Methodology, perspectives and application. Springer Nature.

Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Nunes Viana, B. L., de Ron, A., Paola Valero, & Kicki Skog. (2024). Encontros de uma revisão de literatura feminista com pesquisas em educação matemática. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 430-440. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16085
Recebido 2024-02-08
Aprovado 2024-11-25
Publicado 2024-11-29