Filosofia transdisciplinar frente aos desafios geopolíticos complexos do antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.16063

Palavras-chave:

comércio internacional, filosofia transdisciplinar, inteligencia artificial, geopolítica, mudança global

Resumo

O trabalho tem o objetivo de explorar a formação profissional dos docentes desde uma filosofia transdisciplinar, para promover a compreensão do mundo por parte de uma cidadania que deve enfrentar a mudança global do Antropoceno. A partir de uma metodologia qualitativa, explora-se e analisa-se a evolução do comércio internacional dos últimos séculos, assim como a sua relação com a extinção da biodiversidade planetária, a mudança climática e a saúde do nosso planeta. Trata-se de um ensaio filosófico que aborda as áreas da economia, comércio internacional, geopolítica, inteligência artificial e formação docente desde os fundamentos epistemológicos da metodologia transdisciplinar de Nicolescu e da Teoria da Complexidade de Morin. Como resultado, aborda-se como as TIC, softwares e apps (twitter, facebook, instagram, tiktok, etc.) têm uma forte influência na forma de sentir, pensar e agir da atual cidadania mundial, pois coletam dados pessoais dos usuários por meio de algoritmos matemáticos usados ​​por inteligência artificial. Conclui-se que a formação transdisciplinar contribui na gestação de escolas regenerativas que ensinem os estudantes a atuarem criticamente frente à mudança global atual.

 

* Este artigo foi produzido no âmbito do projeto "Filosofia da Educação: Reflexões para a Formação Pedagógica Transdisciplinar", aprovado pela chamada de pesquisa da Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador em 2020.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Javier Collado Ruano, Universidad Nacional de Educación

    Ph.D. Javier Collado-Ruano é professor titular de «Filosofia da Educação» na Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador, onde atua como decano de inovação educacional e empreendedorismo nos últimos 4 anos. É historiador, educador, jornalista, filósofo, ambientalista, cineasta, museólogo e designer de videogames educacionais. Possui doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (Brasil) e outro doutorado em Filosofia pela Universidade de Salamanca (Espanha), ambos com prêmio extraordinário cum laude. Mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade de Sevilha (Espanha) e Graduação em História pela Universidade de Valência (Espanha) com especialização em Relações Internacionais e Arqueologia pela Universidade de Palermo (Itália).

  • Dante Galeffi, Universidade Federal da Bahia

    Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação. É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética e estética, mística e espiritualidade.

  • Florent Pasquier, Sorbonne Université

    Docente em Ciências da Educação e Formação, Letras da Universidade de Sorbonne. Laboratório Costech (ex-EA2223), Utc, Compiègne. Presidente do Centro Internacional de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares (CIRET), Paris. http://ciret-transdisciplinarity.org ; http://bit.ly/fpasquier

Referências

Aguilar, F. e Collado, J. (coord.) (2023). Formación docente desde la filosofía educativa transdisciplinaria. Quito: Abya Yala. Recuperado de: https://bit.ly/41IOAEV

Ansari, D. & Coch, D. (2006). Bridges over troubled waters: education and cognitive neuroscience. Trends Cogn Sci. 2006 Apr;10(4):146-51. doi: 10.1016/j.tics.2006.02.007.

Banco Mundial. (2001). Global Development Finance. Washington: WB.

Becerra, M., y Mastrini, G. (2017). La concentración infocomunicacional en América Latina (2000-2015): nuevos medios y tecnologías, menos actores. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes; Observacom.

Berger, P. y Huntintong, S. (2002). Globalizaciones múltiples: la diversidad cultural en el mundo contemporáneo. Barcelona: PAIDÓS.

Bowman, D., Balch, J., Artaxo, P., Bond, W., Carlson, J., & Cochrane, C. (2009). Fire in the Earth System. Science, vol. 324, issue 5926, pp. 481-484.

Campbell, S. (2011). Educational Neuroscience: Motivations, methodology, and implications. Educational Philosophy and Theory, 43(1), 7-16.

Carew, T. & Magsamen, S. (2010). Neuroscience and education: An ideal partnership for producing evidence-based solutions to guide 21st century learning. Neuron, 67(5), 685-688.

Castells, M. (2013). Communication power. Oxford: Oxford University Press.

Castells, M. y Cardoso, G. (eds.). (2005) The Network Society: From Knowledge to Policy. Washington, DC: Johns Hopkins Center for Transatlantic Relations.

Castells, M., y Hall, P. (2014). Technopoles of the World. The making of 21st Century Industrial Complexes. London: Routledge.

CEPAL (2002). Globalização e desenvolvimento. Brasilia: CEPAL.

Chomsky, N. (1999). Profit Over People. Neoliberalism and Global Order. New York: Seven Stories Press.

Churchland, P. (1989). Neurophilosophy: Toward a Unified Science of the Mind-brain. Cambridge: MIT Press.

Churchland, P. (2002). Brain-Wise: Studies in Neurophilosophy. Cambridge: MIT Press.

Collado, J. (2018). Co-evolution in Big History: A Transdisciplinary and Biomimetic Approach to the Sustainable Development Goals. Social Evolution & History, 17 (2), 27-41. Recuperado de: https://doi.org//10.30884/seh/2018.02.02

Collado, J. (2019). Reflexões filosóficas sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma abordagem complexa, transdisciplinar e biomimética. Foro de Educación, 17 (26), 135-152.

Cottereau, D. (2001). Pour une formation écologique: complémentarité des logiques de formation. En “Pour une écoformation, Former à et par l´environnement”, Revista Éducation permanente, nº 148, p. 57-67.

Damasio, A. (2018). En busca de Spinoza: neurobiología de la emoción y los sentimientos. Barcelona: ediciones destino.

Eichengreen, B. (2011). Exorbitant Privilege. The Rise and Fall of the Dollar and the Future of the International Monetary System. New York: Oxford University Press.

Fariñas, M. J. (2009). Globalizacion y derechos humanos. Memorias Desde Lo Local, (4). Recuperado de: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/memorias_local/article/view/1008

Fischer, K., Goswami, U. & Geake, J. (2010). The future of educational neuroscience. Mind, Brain, and Education, 4(2), 68-80.

Friel, S., Schram, A. & Townsend, B. (2020). The nexus between international trade, food systems, malnutrition and climate change. Nat Food 1, 51–58. Recuperado de: https://doi.org/10.1038/s43016-019-0014-0

Geake, J. & Cooper, P. (2003). Implications of cognitive neuroscience for education. Westminster Studies in Education, 26(10), 7-20.

Gold, D. (2004). Tower of Babble: How the United Nations Has Fueled Global Chaos. New York: Three Rivers Press.

Goldberg, P. and Pavcnik, N. (2007). "Distributional Effects of Globalization in Developing Countries." Journal of Economic Literature, 45 (1): 39-82. DOI: 10.1257/jel.45.1.39

González, J. (2020). Medios de comunicación, ¿al servicio de quién? Buenos Aires: CLACSO. Recuperado de: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20200423054514/Medios-de-comunicacion.pdf

Gore, A. (2013). The Future. Six Drivers of Global Change. New York: Random House.

Gupta, N. (2012), “The impact of globalization on consumer acculturation:A study of urban, educated, middle class Indian consumers”, Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 24 (1), pp. 41-58. Recuperado de: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13555851211192696/full/html

Hathaway, M. e Boff, L. (2011). O Tao da libertação: Explorando a ecologia da transformação. São Paulo: Vozes.

Haucap, J., & Heimeshoff, U. (2014). Google, Facebook, Amazon, eBay: Is the Internet driving competition or market monopolization?. International Economics and Economic Policy, 11, pp. 49–61. Recuperado de: https://link.springer.com/article/10.1007/s10368-013-0247-6

Haydon, D. (2020). Detained children: Vulnerability, violence and violation of rights. International Journal for Crime, Justice and Social Democracy, 9(4): 16-30. Recuperado de: https://doi.org/10.5204/ijcjsd.1687

Herman, E., & McChesney, R. (2004). The Global Media: The New Missionaries of Corporate Capitalism. London: Continuum.

Hook, C. & Farah, M. (2013). Neuroscience for educators: what are they seeking, and what are they finding? Neuroethics, 6(2), 331-341.

Hulme, P. (2021), Unwelcome exchange: International trade as a direct and indirect driver of biological invasions worldwide, One Earth, Volume 4, Issue 5, 2021, p. 666-679, Recuperado de: https://doi.org/10.1016/j.oneear.2021.04.015

IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change). (2001). Climate change 2001: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. New York: Cambridge University Press.

IPCC. (2014). Climate Change 2014: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. New York: Cambridge University Press.

Klein, N. (2019). On Fire: The (Burning) Case for a Green New Deal. New York: Pinguin.

Knox, R. (2016). Mind, brain, and education: A transdisciplinary field. Mind, Brain, and Education, 10(1), 4-9.

Kopp, R., Kemp, A., Bitterman, K., Horton, B., Donnelly, J., Gehrels, W., Hay, C., Mitrovica, J., Morrow, E., Rahmstof, S. (2016). “Temperature-driven global sea-level variability in the Common Era”. In: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. Pp. 1-8.

Krugman, P. (2000). Rethinking International Trade. Cambridge: MIT Press.

Lasn, K. (1999). Culture Jam: The Uncooling of America. Minneapolis: Eagle Brook.

Leakey, R., Lewin, R. (1996). The Sixth Extinction: Biodiversity and Its Survival. Nairobi: Phoenix Books.

Leff, E. (2021). Political Ecology. Deconstructing Capital and Territorializing Life. London: Palgrave Macmillan.

Levitskaya, A. y Fedorov, A. (2020). Typology and Mechanisms of Media Manipulation. International Journal of Media and Information Literacy,5(1): 69-78.

Mamani, V. (2015). Spirituality and the Pachamama in the Andean Aymara Worldview. Earth Stewardship. Ecology and Ethics, vol 2. Springer, Cham. Recuperado de: https://doi.org/10.1007/978-3-319-12133-8_6

Mansbach, R.W., Ferguson, Y.H. (2021). The Return of Geopolitics and Declining U.S. Hegemony. In: Populism and Globalization. Palgrave Macmillan, Cham. Recuperado de: https://doi.org/10.1007/978-3-030-72033-9_3

McCarthy, S. (2017). Are Social Networking Sites Controlling Your Mind?. Scientific American. Recuperado de: https://www.scientificamerican.com/article/are-social-networking-sites-controlling-your-mind/

Morin, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Paris: UNESCO.

Morin, E. (2008). Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget.

Morin, E., Roger, E. y Motta, R. (2003). Educar en la era planetaria. Barcelona: Gedisa.

Müller, E. (2018). Regenerative Development in Higher Education: Costa Rica’s Perspective, pp. 121-144. In: Gleason N. (eds) Higher Education in the Era of the Fourth Industrial Revolution. Palgrave Macmillan, Singapore.

Nicolescu, B. (2008). O Manifesto da Transdisciplinariedade. São Paulo: Triom.

Oberhuber, T. (2004). Camino de la sexta gran extinción. En Ecologista, nº 41. Madrid: Ecologistas en acción.

Orr, D. (1999). Verbicide. In: Conservation Biology. Volume 13 (4), pp. 696-699.

OXFAM (2022). Las desigualdades matan. Se requieren medidas sin precedentes para acabar con el inaceptable aumento de las desigualdades por la COVID-19. Informe de OXFAM, enero 2022. Recuperado de: https://oxfamilibrary.openrepository.com/bitstream/handle/10546/621341/bp-inequality-kills-170122-es.pdf

Ozer, S., Bertelsen, P., Singla, R., y Schwartz, S. J. (2017). Grab Your Culture and Walk with the Global: Ladakhi Students’ Negotiation of Cultural Identity in the Context of Globalization-Based Acculturation. Journal of Cross-Cultural Psychology, 48(3), 294–318. Recuperado de: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022022116687394

Pauli, G. (2015). La Economía Azul. 10 años, 100 innovaciones, 100 millones de empleos. Barcelona: Tusquets Editores.

Reporteros sin Fronteras (2016). Medios de comunicación. Los oligarcas se van de compras. Paris: RsF. Recuperado de: https://www.rsf-es.org/wp-content/uploads/attachments/2016_07_RSF_INFORME_OLIGARCAS_ESP.pdf

Reports and Data (2020). Big Data and Data Engineering Services Market to Reach USD 144.12 Billion By 2026. Recuperado de: https://www.reportsanddata.com/press-release/global-big-data-and-data-engineering-services-market

Riechmann, J. (2014). Un buen encaje en los ecosistemas. Segunda edición (revisada) de Biomímesis. Madrid: Ed. Catarata.

Shiva, V. (2005). Earth Democracy. Justice, Sustainability and Peace. Cambridge: South End Press, 2005.

Smith, L. (2011). The New North. The World in 2050. New York: Profile Books.

Steffen, W., et al. The Anthropocene: From Global Change to Planetary Stewardship. AMBIO 40, 739 (2011). Recuperado de: https://doi.org/10.1007/s13280-011-0185-x

Steffen, W., Crutzen, P. & McNeill, J. (2007). The Anthropocene: Are Humans Now Overwhelming the Great Forces of Nature? AMBIO: A Journal of the Human Environment, 36 (8): 614-621.

Stiglitz, J. (2002). Globalization and Its Discontents. New York: WW Norton,.

Stiglitz, J., Sen, A., & Fitoussi, J. (2010). Mis-Measuring Our Lives. Why GDP Doesn´t Add Up. The Report by the Commission on the Measurement of Economic Performance and Social Progress. New York: The New Press.

Swimme, B. (1996). The Hidden Heart of the Cosmos: Humanity and the New Story. Maryknoll: Orbis Books.

Traoré, A. (2008). L´Afrique humiliée. Paris: Fayard.

Tomlinson, J. (1999). Globalization and Culture. Chicago: University of Chicago Press.

UNESCO (2021). Valuing Water. The United Nations World Water Development Report 2021. Paris: UNESCO. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375724

Van Dijk, T. (2011). Discourse and communication: New approaches to the analysis of mass media discourse and communication. Berlin: W de G.

van Marrewijk, C. (2017). International Trade. Oxford: Oxford University Press.

Verdier, D. (2021). Democracy and International Trade. Britain, France, and The United States, 1860-1990. Princeton: Princeton University Press.

Wajnerman, A. (2019). Emotion Regulation as Emotion Modulation. Análisis filosófico, vol. 39, nº2, pp. 143-162. Recuperado de: https://doi.org/10.36446/af.2019.321

Wahk, D. (2016). Designing Regenerative Cultures. Axminster: Triarchy Press.

Welzer, H. (2012). Climate Wars. Why People Will Be Killed in the Twenty-First Century. Cambridge: Polity Press.

Wiedmann, T., Lenzen, M. (2018). Environmental and social footprints of international trade. Nature Geosci 11, 314–321. Recuperado de: https://doi.org/10.1038/s41561-018-0113-9

World Metheorological Organization (WMO) (2020). WMO Greenhouse Gas Bulletin (GHG Bulletin) - No.17: The State of Greenhouse Gases in the Atmosphere Based on Global Observations through 2020. Recuperado de: https://library.wmo.int/doc_num.php?explnum_id=10904

Zimmerman, A., & Blythe, J. (2017). Business to Business Marketing Management: A Global Perspective (3rd ed.). Routledge. Recuperado de: https://doi.org/10.4324/9781315564098

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Collado Ruano, J., Galeffi, D., & Pasquier, F. (2024). Filosofia transdisciplinar frente aos desafios geopolíticos complexos do antropoceno. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 30, 29-47. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.16063
Recebido 2023-12-28
Aprovado 2024-04-03
Publicado 2024-07-08