A apresentação do mundo do trabalho aos discentes do programa “Preparação para o Mundo do Trabalho - Senac”

Um relato de experiência

Autores

  • Ricardo Felipe Teodoro Garcia Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental Universidade Paulista – UNIP e SENAC https://orcid.org/0009-0009-0887-2253
  • Selma Aparecida Geraldo Benzoni Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental Universidade Paulista – UNIP e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC https://orcid.org/0000-0002-5288-7403

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.15881

Palavras-chave:

adolescência, trabalho, desenvolvimento, atividade formativa, experiência

Resumo

A Instituição Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, oferece o programa “Preparação para o mundo do trabalho”, com o objetivo formar profissionais competentes para atuar no ambiente profissional. Esse relato teve a finalidade de refletir a proposta da unidade curricular 1 do programa, a qual versou sobre a história do mundo do trabalho, relações trabalhistas, emprego e profissão e busca provocar reflexões que atravessam o cotidiano do adolescente. Para tal foi utilizado o material disponibilizado pela Instituição ao facilitador e a experiência vivida pelo autor ao ministrar o conteúdo proposto. Nesta unidade curricular discutiu-se: 1) o trabalho formal e sua relação ou não com o cotidiano dos adolescentes; 2) as dificuldades das instituições para contratar o jovem aprendiz, em especial com vulnerabilidade social. A aula foi dividia em quatro momentos: apresentação dialogada da temática, apresentação de conceitos por slides pelo facilitador, apresentação de um vídeo do “Charlie Chaplin: tempos modernos” e discussão final associando todas as etapas anteriores. O docente pôde observar que os adolescentes ampliaram sua compreensão sobre o mundo do trabalho, colocando-se como cidadão com direitos e deveres, percebendo-se como parte de um processo de construção do mundo. Observou-se uma maior autonomia e espaços de trocas saudáveis entre os pares, os adolescentes e seu facilitador, assim como com as suas famílias, relatados por elas em ocasiões posteriores. Portanto, o manejo de aula possibilitou novas experiências, ocupando outros espaços sociais, ampliando as oportunidades e possibilidades do adolescente no mundo, fomentando a saúde mental.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Felipe Teodoro Garcia, Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental Universidade Paulista – UNIP e SENAC

    Mestrando em práticas institucionais em saúde mental. Graduado em Psicologia pela Universidade de Franca; pós-graduado em Aprimoramento Profissional Clínico e Institucional em Psicoterapia Psicanalítica pelo Centro Universitário Municipal de Franca; e possui formação técnica em Administração de Empresas pelo SENAC. Foi psicólogo da Fundação Casa, atuando com medida socioeducativa. Realiza atendimento psicoterapêutico em clínica particular de crianças, adolescentes e adultos. Atua como docente no SENAC Franca, formando alunos para lidar com o mundo do trabalho, além de ser multiplicador do programa de cultura de paz e sexualidade e gênero no SENAC. E já atuou ministrando aulas no curso de pós-graduação em psicologia jurídica no Instituto Sýnesis.

  • Selma Aparecida Geraldo Benzoni, Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental Universidade Paulista – UNIP e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

    Psicóloga, Doutora em Educação Escolar - na linha de sexualidade, Mestre em Ciências na linha de Saúde Mental. Docente permanente Titular da Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde Mental da Universidade Paulista - UNIP e do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Paulista - UNIP - campus Vargas Ribeirão Preto. Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e sexualidade.

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Publicado

2024-03-05

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Teodoro Garcia, R. F., & Geraldo Benzoni, S. A. (2024). A apresentação do mundo do trabalho aos discentes do programa “Preparação para o Mundo do Trabalho - Senac”: Um relato de experiência. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 29, 285-293. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.15881
Recebido 2023-11-07
Aprovado 2023-11-07
Publicado 2024-03-05