Cultivando proficiências e identidades matemáticas por meio de atividades inspiradas na cultura e na comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15375

Palavras-chave:

Matemática e Cultura, Currículo

Resumo

Utilizar o ensino culturalmente consciente promove a instrução que valoriza o conhecimento cultural e as experiências de estudantes etnicamente diversos. Este estudo qualitativo centra o ensino culturalmente responsivo (Gay, 2002) e a riqueza cultural da comunidade (Yosso, 2005) para contextualizar a aprendizagem da matemática para um programa de tutoria extracurricular em North Minneapolis, Prepare2Npsire. O objetivo desta pesquisa foi usar uma abordagem de pesquisa-ação participativa baseada na comunidade para: 1) explorar a riqueza cultural de North Minneapolis, 2) criar atividades matemáticas culturalmente responsivas para o Prepare2Nspire. Duas atividades foram desenvolvidas para centralizar os bens da comunidade e o empoderamento juvenil. O objetivo dessas atividades era fortalecer a comunidade, o currículo e as salas de aula, conectando intencionalmente as identidades multidimensionais dos alunos com o aprendizado matemático. Especialmente, a estrutura de alfabetização cultural e historicamente responsiva de Muhammad (2020) foi adaptada usando uma lente matemática para: 1) Criar tarefas que desenvolvam proficiências matemáticas e 2) Criar tarefas que cultivem identidades matemáticas. A ênfase nas práticas participativas, baseadas na comunidade e orientadas para a ação neste estudo encorajou a ruptura das suposições baseadas no déficit das comunidades, ao mesmo tempo em que criou oportunidades de aprendizado cheias de alegria para os participantes do Prepare2Nspire.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguirre, J., Mayfield-Ingram, K., & Martin, D. B. (2013). The impact of identity in K-8 mathematics: Rethinking equity-based practices. The National Council of Teachers of Mathematics, Inc.

Bonner, E. P. & Adams, T. L. (2012). Culturally responsive teaching in the context of

mathematics: A grounded theory case study. Journal of Mathematics Teacher Education, 15(1), 25-38. 10.1007/s10857-011-9198-4

Covington Clarkson, L. M., Forrester, J., & Contreras Gullickson, E. A. (2023).

Prepare2Nspire: A community engaged social justice mathematics project. In J. Etim & A. Etim (Eds.), Handbook of Research on Solutions for Equity and Social Justice in Education (pp. 246-262). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9678-4.ch014

Du, S. (2022, March 1). Sign-up begins for Minneapolis park programs in a year of

historic spending to counter youth violence. StarTribune. https://www.startribune.com/sign-up-begins-minneapolis-park-programs-in-a-year-of-historic-spending-to-counter-youth-violence/600151830/

Duxter, A. (2022a, June 19). West Broadway Block Party celebrates Juneteenth, makes

push for Black economic development. CBS Minnesota. https://www.cbsnews.com/minnesota/news/west-broadway-block-party-celebrates-juneteenth-makes-push-for-black-economic-development/

Duxter, A. (2022b, August 20). North Minneapolis block party places emphasis on

physical, mental health. CBS Minnesota. https://www.cbsnews.com/minnesota/news/north-minneapolis-block-party-places-emphasis-on-physical-mental-health/

Gay, G. (2002). Preparing for culturally responsive teaching. Journal of Teacher

Education, 53(2), 106-116. https://doi.org/10.1177/0022487102053002003

Maiter, S., Simich, L., Jacobson, N., & Wise, J. (2008). Reciprocity: An ethic for community based participatory action research. Action Research, 6(3), 305-325. https://doi.org/10.1177/1476750307083720

Mannix, A. & Hargarten, J. (2021, September 11). Minneapolis’ bloody summer puts city on pace for most violent year in a generation. FRONTLINE. https://www.pbs.org/wgbh/frontline/article/minneapolis-bloody-summer-puts-city-on-pace-for-most-violent-year-in-a-generation/

Muhammad, G. (2020). Cultivating genius: An equity framework for culturally and historically responsive literacy. Scholastic Inc.

Muhammad, G. (2023). Unearthing joy: A guide to culturally and historically responsive teaching and learning. Scholastic Inc.

Nasir, N. I. S. (2002). Identity, goals, and learning: Mathematics in cultural practice.

Mathematical Thinking and Learning, 4(2-3), 213-247.

Nasir, N. S. & de Royston, M. M. (2013). Power, identity, and mathematics practices

outside and inside school. Journal for Research in Mathematics Education, 44(1), 264-287. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.44.1.0264

Nasir, N. S. & Shah, N. (2011). On defense: African American males making sense of

racialized narratives in mathematics education. Journal of African American Males in Education, 2(1), 24-45.

National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). (2000). Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM.

National Research Council (2001). Adding it up: Helping children learn mathematics. (J. Kilpatrick, J. Swafford, & B. Findell, Eds.). National Academy Press.

Pope, E. M. (2020). From participants to co-researchers: Methodological alterations to a qualitative case study. The Qualitative Report, 25(10), 3749-3761. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2020.4394

Razfar, A. (2012). ¡Vamos a jugar counters! Learning mathematics through funds of

knowledge, play, and the third space. Bilingual Research Journal, 35(1), 53-75.

Thames, M. H. & Ball, D. L. (2013). Making progress in U. S. mathematics education: Lessons learned – past, present, and future. In K. R. Leatham (Ed.), Vital Directions for Mathematics Education Research (pp. 15-44). Springer-Verlag.

Yosso, T. J. (2005). Whose culture has capital? A critical race theory discussion of

community cultural wealth. Race Ethnicity and Education, 8(1), 69-91.

https://doi.org/10.1080/1361332052000341006

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Forrester, J., & Covington Clarkson, L. M. . (2023). Cultivando proficiências e identidades matemáticas por meio de atividades inspiradas na cultura e na comunidade. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 761–771. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15375

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.