Questões de gênero e formação de professores de matemática

Fotografias de uma dissertação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15374

Palavras-chave:

questões de gênero, formação de professores, educação matemática, modelo dos campos semânticos

Resumo

Este artigo evidencia algumas breves fotografias de uma dissertação de mestrado realizada entre 2020 e 2022 na Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa objetivou buscar traços da produção de significado de alunos de um curso de licenciatura em matemática em relação às questões de gênero e apresentar uma leitura plausível dos documentos oficiais desta mesma licenciatura de uma instituição pública do estado de São Paulo. Para a produção de dados realizamos conversas com dois alunos e uma aluna da respectiva licenciatura e, também, desenvolvemos uma análise documental deste curso através da grade de disciplinas, ementas e projeto político pedagógico. Para este artigo apresentaremos uma síntese da discussão teórica entre gênero, educação matemática e formação de professores; um pequeno recorte das conversas que realizamos com os três estudantes e algumas conclusões; a leitura dessas conversas foi realizada por meio do Modelo dos Campos Semânticos e este trecho será apresentado no formato de narrativas, assim como consta na pesquisa original.

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Referências

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Godinho Simião, L., & Linardi, P. R. (2023). Questões de gênero e formação de professores de matemática: Fotografias de uma dissertação. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 752–760. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15374

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