Vinte anos da lei 10.639

Como essa lei se efetiva nas coleções de livros didáticos de matemática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15365

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, relações étnicorraciais, livros didáticos de matemática, lei 10.639/2003

Resumo

O presente texto apresenta uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática, realizada para a disciplina “Análise de Livros e Materiais Didáticos de Matemática”, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Inspirada pela metodologia de análise vertical e horizontal de livros didáticos, este trabalho tem o objetivo de perceber de que formas a lei 10.639/2003 se efetiva em livros didáticos que satisfaçam as demandas do Novo Ensino Médio e da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Apresentando os movimentos históricos das populações negras, principalmente a brasileira, o texto se inspira nas duas décadas da referida lei para conduzir os critérios de análise e buscar perceber de que formas a coleção analisada atua na constituição da identidade matemática de estudantes negros. Ao fim da análise, se observa que a lei é cumprida de forma escassa, discursando através de apagamentos e sem se aprofundar em pontos importantes sobre discussões raciais. Conclui-se que mudanças são necessárias para que o cumprimento da lei produza efeitos positivos na constituição de identidades matemáticas dos sujeitos negros.

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Biografia do Autor

  • Lucas Gabriel de Souza Cruz, Universidade Estadual Paulista

    Lucas Cruz é graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho. Membro do Grupo de Estudos inSURgir, adotando a postura decolonial em Educação Matemática, e do Coletivo de Pesquisa Cronopies, em pesquisas que assumem potências outras junto à Educação Matemática. Sua pesquisa de mestrado é focada em potêncais de uma banda de música junto à Educação Matemática. Músico de banda, mas um pretenso compositor de ideias.

  • Jamaal Ince, Universidade Estadual Paulista

    Jamaal A. Ince is a mathematics educator and doctoral student at São Paulo State University. He has experience as a 7th Grade mathematics teacher at North Star Academy and as a mathematics coach in Newark Public Schools. His doctoral research is focused on the development and growth of mathematical identities in correlation with their foregrounds, and confidence in mathematics for African American students in Newark through the perspective of students and teachers. The goal of this research is to observe and engage with students to potentially create ways of connecting their social lives, future goals, and aspirations with their mathematics learning to spark their interests and provide students with additional opportunities in academics and in their professional careers as adults. Jamaal completed his bachelor’s degree in the arts of mathematics at New Jersey City University and his master’s degree in the arts of teaching with a focus in middle school mathematics curriculum at Relay Graduate School of Education.

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Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

de Souza Cruz, L. G., & Ince, J. (2023). Vinte anos da lei 10.639: Como essa lei se efetiva nas coleções de livros didáticos de matemática?. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 699-709. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15365