Pesquisando para uma matemática rizomática para o ensino culturalmente responsivo

Oportunidades de aprendizagem para alunos do primário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15362

Palavras-chave:

rizomática, rizoma, estudantes ciganos, matemática

Resumo

Este artigo centra-se na reconceptualização do currículo de matemática com alunos ciganos apresentando uma exploração nómada do ensino da matemática. Propõe-se um modelo alternativo, metodologicamente privilegiado, que identifica a oportunidade de um currículo alternativo a partir de dentro e não à distância. O principal objetivo da pesquisa é indicar como a pesquisa para a reconceituação do currículo pode ser iluminada pelo pensamento rizomático onde os espaços comuns intermediários são construídos por meio de uma conversa conivente entre os alunos ciganos e o pesquisador que adota uma posição nômade. Os alunos ciganos, o futuro educativo e as subjetividades ao nível dos indivíduos e as situações envolvidas interagem como elementos de um rizoma em evolução imprevisível que consiste em descontinuidades, rupturas e multiplicidades em constante emergência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Andersson, A., & Valero, P. (2009). Mathematics education giving meaning to social science students: a case from Sweden. In El II Congreso Internacional de Investigación, Educación y Formación Docente y el VII Seminario Nacional de Investigación en Educación y Pedagogía, Medellín, Colombia (2009). Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI).

Appelbaum, P., & Stathopoulou, C. (2021). FUTURE PASTS & PRESENT FUTURES. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 2(2), 27-39.

Colebrook, C., (2021). Rhizome. In Oxford Research Encyclopedia of Literature.

Cormier, D., (2008). Rhizomatic Education: Community as Curriculum. Innovate: Journal of Online Education. 4.

Deleuze, G. (1994). Difference and repetition. Columbia University Press.

Deleuze, G., & Felix G., (1987). A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia . trans. Brian Massumi.

Derrida, J., (1967). La structure, le signe et le jeu dans le discours des sciences humaines. L’écriture et la différence, 409-428.

Gough, N., (2005). Geophilosophy and methodology: Science education research in a rhizomatic space.

Methodologies for researching mathematics, science and technological education in societies in transition.

Heimans, S., & Singh, P., (2016). Re-presenting, performing critical/post-critical research realities. Research in Education, 96(1), 93-109.

Januario, G., Lima, K., & Perovano, A. P. (2021). From linearity to rhizomatic network: content organisation in curriculum development in Mathematics. Acta Scientiae, 23(8), 3-23.

Johansson, L., Moe, M., & Nissen, K., (2022). Researching research affects: in-between different research positions. Qualitative Research, 22(3), 436-451.

Lather, P., (2016). Top Ten+ List: (Re) Thinking Ontology in (Post) Qualitative Research. Cultural Studies?

Critical Methodologies, 16(2), 125-131.

McKnight, A., (2017). Singing up country in Academia: Teacher education academics and preservice teachers’ experience with Yuin Country.

Ontong, K., & le Grange, L. (2018). Towards an integrated school geography curriculum: the role of place-based education. Alternation Journal, (21), 12-36.

Parson, L., & Weise, J., (2020). Postcolonial approach to curriculum design. In Teaching and Learning for Social Justice and Equity in Higher Education (pp. 93-116). Palgrave Macmillan, Cham.

Pederson, R., (2019). A theoretical analysis of how critical literacy may support the progressive goals of the Korean national curriculum. English Teaching, 74(4), 51-74.

Pinar, W. F. (Ed.)., (2013). International handbook of curriculum research. Routledge.

Schoenfeld, A. H. (2016). Learning to think mathematically: Problem solving, metacognition, and sense making in mathematics (Reprint). Journal of education, 196(2), 1-38.

Schoenfeld, A. H., (2016). 100 Years of curriculum history, theory, and research. Educational Researcher, 45(2), 105-111.

Sharples, Mike & Mcandrew, Patrick & Weller, Martin & Ferguson, Rebecca & FitzGerald, Elizabeth & Hirst, Tony & Mor, Yishay & Gaved, Mark & Whitelock, Denise. (2012). Innovating Pedagogy 2012: Open University Innovation Report 1.

Spyrou, S., (2019). An ontological turn for childhood studies?. Children & Society, 33(4), 316-323.

St. Pierre, (2018). Elizabeth Adams. "Writing post qualitative inquiry." Qualitative inquiry 24.9 (2018): 603-

St. Pierre, E. A., (1997). Methodology in the fold and the irruption of transgressive data. International journal of qualitative studies in education, 10(2), 175-189.

St. Pierre, E. A., (2021). Post qualitative inquiry, the refusal of method, and the risk of the new. Qualitative Inquiry, 27(1), 3-9.

Stathopoulou, C.; Kalabasis, (2017). F. Language and culture in Mathematics Education: Reflections on Observing a Romany Class in a Greek School. Educ. Stud. Math. 2007, 64, 231–238. [CrossRef]

Ulmer, J. B., Kuby, C. R., & Christ, R. C. (2020). What do pedagogies produce? Thinking/teaching qualitative inquiry. Qualitative Inquiry, 26(1), 3-12.

Ulmer, J., (2017). Posthumanism as research methodology: inquiry in the Anthropocene, International

Journal of Qualitative Studies in Education, 30:9, 832-848, DOI:10.1080/09518398.2017.1336806.

Xenofontos, C., Fraser, S., Priestley, A., & Priestley, M. (2021). Mathematics teachers and social justice: A systematic review of empirical studies. Oxford Review of Education, 47(2), 135-151.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Kyriakopoulos, G., & Stathopoulou, C. (2023). Pesquisando para uma matemática rizomática para o ensino culturalmente responsivo: Oportunidades de aprendizagem para alunos do primário. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 668-678. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15362