Educação matemática crítica como um direito humano

O caráter político da ação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15359

Palavras-chave:

direitos humanos. educação matemática crítica. equação civilizatória.

Resumo

Dialogar sobre a relação entre os Direitos Humanos e a educação matemática crítica é uma necessidade atual. Tal exigência se deve ao avanço de imperativos da realidade sobre a oferta educacional disponível aos cidadãos. Este ensaio teórico de cunho propositivo pretende apresentar as origens da reivindicação por educação na era moderna e o papel da educação matemática crítica no seu bojo. Ao mesmo tempo, tentaremos demonstrar que os limites atuais, tanto da efetivação dos princípios da dignidade humana, como do acesso à educação, são determinados e limitados pelas decisões políticas tomadas nos mais altos escalões dos Estados nacionais e das corporações empresariais. Para esta discussão trazemos a formulação da equação civilizatória, como uma ferramenta de análise do real e defendemos a imbricação desta com as preocupações da educação matemática crítica de modo a assumir a maximização dos direitos humanos como meta para a transformação social.

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Biografia do Autor

  • Paula Andrea Grawieski Civiero, Instituto Federal Catarinense

    Pós-doutorado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. (UFSC). Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática (UNIDAVI/UFSC). Graduada em Ciências, habilitação plena em Matemática ( FAFI- PR). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática. Membro da Comissão Nacional do Movimento em Rede Feira de Matemática. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática e suas perspectivas (NEPEMP/IFC). Linhas de pesquisa: Formação de Professores; Educação Matemática Crítica, Feiras de Matemática e Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia. Busca em seus estudos atuais reconhecer as variáveis contemporâneas da equação civilizatória, de modo provocar reflexões sobre o papel social da educação.

  • Ricardo Scopel Velho, Instituto Federal Catarinense (IFC)

    Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação (UFSC); Mestre em Sociologia Política (UFSC); Especialista em Direitos Humanos (FOCUS); Graduado em Ciências Sociais (UFSC). Membro do Grupo de Estudos em Atualidades (GEA), no Instituto Federal Catarinense. Participante do Grupo de estudos capital, trabalho e educação (GECATE). Professor no Instituto Federal Catarinense, campus de Rio do Sul. Colaborador na Escola Nacional Florestan Fernandes. Atua na área de sociologia, educação, direito e geopolítica.

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Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Grawieski Civiero, P. A., & Scopel Velho, R. . (2023). Educação matemática crítica como um direito humano: O caráter político da ação pedagógica. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 640-648. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15359