Cenários de investigação como construção participativa

Um olhar da educação matemática crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15343

Palavras-chave:

cenários para investigação, construção participativa, educação matemática crítica

Resumo

Na configuração de situações que promovem distintas formas de abordar a aprendizagem e o ensino de matemática, os cenários para pesquisa vêm sendo amplamente refletidos. Este artigo mostra a construção participativa de cenários de pesquisa a partir do desdobramento de uma estratégia envolvida na pesquisa-ação participativa com alunos do ensino médio. Essa construção visa encontrar possibilidades de relacionar práticas matemáticas em sala de aula e práticas sociais inerentes ao mundo de vida dos alunos. Essas reflexões são feitas a partir dos fundamentos teóricos da educação matemática crítica (EMC) desenvolvida por Skovsmose.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

De la Cuesta, C. (2014). Acceder a la información en la Investigación Cualitativa: Un asunto de Cuidado. Invest. educ. enferm, 32(3), 480-487.

McKernan, J. (1999). Investigación-acción y curriculum: métodos y recursos para profesionales reflexivos. Ediciones Morata.

López, M (2011) Barreras que impiden la escuela inclusiva y algunas estrategias para construir una escuela sin exclusiones. En Innovación Educativa, n.º 21, pp. 37-54

Mora, H., & Jaramillo, C. M. (2018). Aproximación a la construcción de cartografía social a través de la geomática.

Serrano, W. (2009). Algunos elementos para una educación matemática crítica en Venezuela: conocer y conocimiento. Revista Integra Educativa, 2(1), 125-144.

Skovsmose, O. (1999). Hacia una filosofía de la educación matemática crítica. Una empresa docente.

Skovsmose, O. (2000). Escenarios de investigación. Revista Ema, Investigación E Innovación En Educación Matemática, 6(1), 1–25.

Skovsmose, O., & Nielsen, L. (1996). Critical mathematics education. En Bishop, A. J. International Handboob of mathematics education (pp. 827-876). Netherlands: Kluwer Academic Publisher.

Valero, P. (2002). Consideraciones sobre el contexto y la educación matemática para la democracia. Quadrante, 11(1), 49-59

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Manzano Franco, D. (2023). Cenários de investigação como construção participativa: Um olhar da educação matemática crítica. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 544–553. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15343
##plugins.generic.dates.received## 2023-07-11
##plugins.generic.dates.published## 2023-07-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.