Pesquisa de abordagens sociopolíticas para a educação matemática na Colômbia

Uma aproximação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15333

Palavras-chave:

Abordagens sociopolíticas, Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática, Etnomatemática, revisão documental

Resumo

O objetivo deste documento é apresentar uma abordagem das dissertações desenvolvidas no contexto colombiano que abordam, em seus marcos de referência, questões relacionadas ao enfoque sociopolítico da educação matemática, com a ideia de identificar onde a comunidade tem avançado nesse tipo de exercício acadêmico. Para isso, foram consideradas 61 dissertações desenvolvidas no período de 2011 a 2021, em três universidades colombianas reconhecidas pelo desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e de pesquisa sobre o estudo do enfoque sociopolítico. Metodologicamente, a revisão das dissertações foi realizada levando-se em conta as fases propostas por Valero e Planas (2016). A revisão preliminar permitiu identificar sete categorias: i) criação de cenários de aprendizagem a partir da Educação Matemática Crítica (EMC); ii) tensões e obstáculos vivenciados pelos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas; iii) processos de avaliação a partir de práticas sociais baseadas na EMC; iv) estudo de diversas questões teóricas a partir da EMC; v) ambientes de modelagem matemática, a partir de perspectivas sociocríticas; vi) questões sobre Etnomatemática e o giro decolonial; e vii) revisões documentais. Circunstâncias que nos permitem reconhecer abordagens de pesquisa a partir de enfoques sociopolíticos que estão sendo desenvolvidos nas dissertações. Identificando reflexões sobre práticas pedagógicas a partir da criação de cenários de aprendizagem ou ambientes de modelagem matemática; reflexões teóricas sobre pensamento crítico, formação em valores democráticos; a relação entre o contexto micro e macro nas aulas de matemática; reconhecimento e estudo das tensões vividas pelos professores quando decidem sair de sua zona de conforto. Embora sejam reconhecidos elementos de enfoques sociopolíticos que ainda não foram explorados, relacionados, por exemplo, a questões de raça, identidade, gênero e justiça social, entre outros, é importante destacar o trabalho que está sendo realizado em diferentes universidades colombianas na busca de pesquisas mais aprofundadas que vinculem a matemática a questões sociais, econômicas, políticas e culturais por meio do trabalho colaborativo entre escola e universidade.

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Biografia do Autor

Edna Paola Fresneda Patiño, Universidade Federal de Minas Gerais

Edna Paola Fresneda Patiño é formada em Licenciatura em Educação Básica com ênfase em Matemática e tem mestrado em Educação pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (UDFJC) em Bogotá - Colômbia. Seus estudos de mestrado foram orientados para a exploração da competência democrática na sala de aula de matemática, a partir de perspectivas sociopolíticas da educação matemática e, desde então, seu trabalho de pesquisa tem girado em torno dessas questões. Atualmente, é estudante do Doutorado Latino-Americano em Educação: "Conhecimento e Inclusão Social", na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte - Brasil. Atualmente trabalha como professora na Secretaria de Educação Distrital (SED) em Bogotá-Colômbia e atuou como professora no núcleo de prática docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Ela é membro do Coletivo Crítico: Perspectivas Sociopolíticas e Críticas em Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática da UFMG e da Red de Educadores Matemáticos Críticos (REDUMAC). Sua carreira como professora e pesquisadora é evidenciada pela participação como palestrante em vários congressos nacionais e internacionais e pela publicação de artigos e capítulos de livros. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a: perspectivas sociopolíticas da Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática a partir de uma perspectiva sociocrítica, Etnomatemática e pensamento decolonial; cenários de pesquisa e ambientes de aprendizagem; pesquisa biográfico-narrativa; experiência e formação continuada de professores, entre outros.

Gabriel Mancera-Ortiz, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Gabriel Mancera Ortiz é formado em Matemática e mestre em Ensino de Matemática pela Universidad Pedagógica Nacional (UPN) -Colômbia-; também é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) -Brasil-. Como parte de seu trabalho de doutorado, ele procurou caracterizar o conhecimento reflexivo desenvolvido por alunos que vivem em condições de vulnerabilidade social em ambientes de modelagem matemática a partir de uma perspectiva sociocrítica. Trabalha como professor no curso de Licenciatura em Matemática na Universidad Distrital Francisco José de Caldas (UDFJC) em Bogotá - Colômbia. Trabalha em colaboração com professores da linha de pesquisa em Educação Matemática, Diversidade e Subjetividades (Edumadys) do grupo de pesquisa interinstitucional Didática da Matemática (UPN-UDFJC). Pertence também ao Grupo de Pesquisa EdUtopia da UDFJC, ao Coletivo Crítico: Perspectivas Sociopolíticas e Críticas em Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática da UFMG e à Rede de Educadores Matemáticos Críticos (REDUMAC). Tem participado de congressos acadêmicos nacionais e internacionais e publicado artigos e capítulos de livros em coautoria com outros professores e pesquisadores, demonstrando seu interesse pelo trabalho colaborativo. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a: perspectivas sociopolíticas da Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática a partir de uma perspectiva sociocrítica, aprendizagem reflexiva, entre outros.

Francisco Javier Camelo-Bustos, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Francisco Javier Camelo Bustos é formado em Matemática e mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica Nacional - Colômbia - e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil -. Como parte de sua formação de doutorado, desenvolveu sua tese sobre a análise das contribuições que poderiam ser feitas a partir de ambientes de modelagem matemática projetados a partir de uma perspectiva sociocrítica, para a constituição da subjetividade política de crianças e jovens. Ele trabalha como professor na Faculdade de Ciências e Educação da Universidade Distrital Francisco José de Caldas e é professor do Departamento de Matemática da Universidade Pedagógica Nacional - Bogotá, Colômbia. Trabalha em colaboração com professores da linha de pesquisa em Educação Matemática, Diversidade e Subjetividades (Edumadys) do grupo de pesquisa interinstitucional Didática da Matemática (UPN-UDFJC). Também pertence ao Grupo de Pesquisa EdUtopía da UDFJC e à Red de Educadores Matemáticos Críticos (REDUMAC). Participou de conferências acadêmicas em nível nacional e internacional e publicou artigos e capítulos de livros em coautoria com outros professores e pesquisadores, demonstrando seu interesse pelo trabalho colaborativo. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a: perspectivas sociopolíticas da Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática a partir de uma perspectiva sociocrítica, entre outros.

Referências

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Fresneda Patiño, E. P., Mancera-Ortiz, G. ., & Camelo-Bustos, F. J. (2023). Pesquisa de abordagens sociopolíticas para a educação matemática na Colômbia: Uma aproximação inicial. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 473–482. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15333
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