Pesquisa como experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15329

Palavras-chave:

consentimento, pesquisar, experiência, etnografia, reflexão

Resumo

Esta é uma tentativa de registrar como experimentei a 'pesquisa' enquanto conduzia um trabalho de campo etnográfico em uma vila de pescadores como parte de um projeto para entender experiências de ‘incerteza’. Vou primeiro descrever o que semeou/disparou esta escrita - o incômodo que experienciei durante meus primeiros dias na aldeia. A seguir, detalharei minha disposição com relação ao projeto específico em questão aqui e como cheguei à aldeia. Na segunda metade do artigo, por meio de reflexões, recordações e trechos de minhas notas de campo, tentarei ilustrar como as noções de consentimento, rapport dados, etc. moldaram e restringiram minha experiência durante (e no) estudo de campo e que efeitos tinham isso tinha em meu ser. Não pretendo argumentar a favor ou contra certas práticas ou chegar a alguma conclusão, mas buscar ressonâncias e conversas com aqueles que possam ter tido experiências semelhantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • ArulGanesh S S , Homi Bhabha Center for Science Education, Mumbai

    Research Scholar, Homi Bhabha Center for Science Education, Mumbai, India.
    Education : Dual BS-MS with major in Mathematics. Research Interests: Mathematics Education, Probability and Statistics Education, Mathematics and Society, Sociology of Mathematics. 
    Current Research : Pursuing a thesis tentatively titled as 'The social political and educational management of uncertainty and co-construction of value(s)'. The objective of the thesis is to learn and contrast how uncertainty is understood and responded to in daily life with how the same is approached through formal mathematics. We expect this to contribute to teaching and learning of uncertainty through the disciplines of Probability and Statistics.

Referências

Ahmed, S. (2016). Introduction. Bringing feminist theory home. In Living a Feminist Life (pp. 1-18). Duke University Press.

Kunnath, G. J. (2013). Anthropology’s ethical dilemmas: Reflections from the Maoist fields of India. Current Anthropology, 54(6), 740-752.

Millora, C., Maimunah, S., & Still, E. (2020). Reflecting on the ethics of PhD research in the Global South: reciprocity, reflexivity and situatedness. Acta Academica, 52(1), 10-30.

Msoroka, M. S., & Amundsen, D. (2018). One size fits not quite all: Universal research ethics with diversity. Research Ethics, 14(3), 1–17.

Panipilla, R. (2015). Eyes on their fingertips: some aspects of the arts, science, technology and culture of the fisherfolk of Trivandrum, India.

Raman, B. (2012). The duplicity of paper: counterfeit, discretion, and bureaucratic authority in early colonial Madras. Comparative Studies in Society and History, 54(2), 229-250.

Sridhar, A. (2019). Seeing value in fisheries science, the scientific worker and the field. Economic and Political Weekly, 54(37).

Sunandan, K. N. (2023). Caste, Knowledge, and Power: Ways of Knowing in Twentieth Century Malabar. Cambridge University Press.

TallBear, K. (2014). Standing with and speaking as faith: A feminist-indigenous approach to inquiry. Journal of Research Practice, 10(2), N17-N17.

Zhang, J. J. (2017). Research ethics and ethical research: some observations from the Global South. Journal of Geography in Higher Education, 41(1), 147-154.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

ArulGanesh S S. (2023). Pesquisa como experiência. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 443-452. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15329