Por uma educação matemática para além da reprodução

Produzir vídeos para refletir sobre problemáticas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15328

Palavras-chave:

educação matemática, produção de vídeos, perspectiva crítica, problemáticas do cotidiano, formação de professores

Resumo

Reflete-se sobre como a produção de vídeos envolvendo problemáticas do cotidiano pode contribuir para ler o mundo por meio dos conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de aula. Os participantes foram 15 licenciandos/as em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, integrantes do Programa de Residência Pedagógica, em Morrinhos (GO). As reuniões com os/as licenciandos/as ocorreram semanalmente, cada uma com 1 hora e 30 minutos de duração. Nelas foram discutidos textos sobre Educação e Educação Matemática. Paralelamente à discussão dos textos, debateu-se possibilidades para a produção de vídeos considerando os/as estudantes, da educação básica, como sujeitos produtores de conhecimento. Visando à produção de vídeos, em um primeiro momento foi apresentado aos/às residentes pedagógicos/as vídeos sobre possíveis situações problemáticas do cotidiano analisadas pela perspectiva da matemática e oferecidas orientações acerca da escolha da temática, da preparação de roteiros, da captação de áudio e vídeo e da edição. Foram produzidos 15 vídeos pelos/as estagiários/as e residentes pedagógicos cujos títulos foram: Covid-19; Bebida alcoólica; Universo LGBT+; Deficiência visual; Esgoto no Brasil; Agropecuária/Agronegócio; Endividamento de famílias brasileiras; Mapa da Fome; Trânsito; Jogos Digitais, Consumo de energia; Educação Financeira; Segurança do Trabalho. Cada um dos títulos supracitados contém uma sequência de 03 vídeos. Após realizarem as produções, professores formadores e acadêmicos/as discutiram sobre aprendizagens para a produção de vídeos e como ela pode contribuir com um envolvimento de estudantes em aulas de matemática. Produzir e orientar a produção desses vídeos contribuiu com a formação de professores de matemática com outras compreensões acerca dos papeis de professor e alunos na sala de aula. O processo de produzir e orientar na produção de vídeos viabilizou reflexões sobre diferentes problemáticas da vida das pessoas analisadas à luz da matemática. As orientações dos professores formadores aos acadêmicos e dos acadêmicos aos alunos da escola foram fundamentais para: escolher uma problemática, ou um assunto específico; destacar a relevância de levantar diversas fontes para a compreensão do objeto de estudos; produzir vídeos com melhor qualidade; refletir criticamente sobre problemáticas do cotidiano pela perspectiva da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Feliciano de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNESP de Rio Claro/SP, doutorado e mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro/ SP, especialização em Educação Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Câmpus Cora Coralina. Atuo na área de formação de professores de Matemática desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão com interesses no ensino e na aprendizagem de alunos da educação básica e sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

Maria Francisca da Cunha, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Morrinhos (1993), graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2004), especialização em Administração Educacional (1996) e especialização em Educação Matemática (2006). Possui mestrado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009). Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Novas Tecnologias da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino e aprendizagem, matemática, avaliação da aprendizagem e softwares educacionais.

Referências

Alarcão, I. (2011). Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva, 8. ed. Coleção Questões da nossa época. São Paulo, Cortez Editora.

Alrø, H.; Skovsmose, O. (2010) Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. tradução Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica.

D’ambrósio, U. (2016). Educação para uma sociedade em transição. 3. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

Freire, P. (1998). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2011). Pedagogia do Oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P.; Freire, A. M. A.; Oliveira, W. F. (2016). Pedagogia da Solidariedade. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra.

Ghedin, E.; Oliveira, E. S.; Almeida, W. A. (2015). Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez.

Lima, L. F., da Cunha, M. F., de Oliveira Estevão, E. J., & Moura, R. S. (2021). Produção de vídeos de Matemática em uma interação escola-universidade em tempos de pandemia. Expressa Extensão, 26(2), 345-355.

OpenAI. (2020). ChatGPT. https://www.openai.com

Pérez Gómez, Á. I. (2015). Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes; revisão técnica: Bartira Costa Neves. Porto Alegre: Penso.

Rogers, C. R. (1977). Liberdade para aprender. Tradução de Edgar Godoi da Mata Machado e Márcio Paulo de Andrade, prefácio do Prof. Ruy Miranda. 4ª ed. Belo Horizonte, Interlivros.

Santos, V. M. P. (org.). (1997). Avaliação de aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática. São Paulo: Unesp, Rio Claro.

Van de Walle, J. A. (2009). Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed.

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Lima, L. F. de, & Cunha, M. F. da . (2023). Por uma educação matemática para além da reprodução: Produzir vídeos para refletir sobre problemáticas sociais. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 432–442. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15328

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.