Integração da abordagem etnomatemática no ensino de matemática escolar

Percepção de professores em serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15321

Palavras-chave:

etnomatemática, gênero, percepção de professores, ensino de matemática

Resumo

O professor é um dos fatores fundamentais na transmissão dos objetivos curriculares aos seus alunos. Seu conhecimento e atitude positiva em relação à etnomatemática dos alunos e sua abordagem pedagógica desempenham um papel importante para tornar o ensino de sala de aula amigável à cultura. Este artigo pretende explorar o conhecimento dos professores em exercício sobre etnomatemática e a percepção sobre a integração da abordagem etnomatemática em seu ensino com relação aos fatores demográficos dos professores em exercício, como gênero, status acadêmico, experiência de ensino, formação de professores , e natureza das instituições que associaram. Este estudo foi conduzido entre 120 professores de matemática em serviço de 32 escolas secundárias no distrito de Kathmandu. O método de mistura sequencial explicativa foi empregado para realizar este estudo. A percepção dos professores em exercício sobre a pedagogia da etnomatemática em suas aulas foi medida com instrumentos de pesquisa na primeira etapa. Para melhor fundamentação dos resultados obtidos com os dados quantitativos, seis professores com diferentes fatores demográficos foram entrevistados na segunda etapa do processo de coleta de dados. A relação entre a compreensão dos professores em serviço sobre etnomatemática e diferentes fatores demográficos foi investigada usando o teste Pearson Qui-quadrado. A partir da análise estatística dos dados, constatou-se que não há relação entre gênero, habilitações acadêmicas e formação dos professores na compreensão da etnomatemática. No entanto, foi encontrada uma relação significativa entre a experiência dos professores e a natureza das instituições em que estavam envolvidos e sua compreensão sobre etnomatemática. Os professores em serviço têm um entendimento semelhante sobre a etnomatemática e a sua percepção na integração da abordagem etnomatemática no ensino da matemática escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Acharya, B. R. (2015). Relevancy of primary level mathematics education in Nepal: A cultural perspective. Unpublished Doctoral Dissertation, Faculty of Education, Tribhuvan University, Kathmandu, Nepal.

Aikpitanyi, L. A. & Eraikhuemen, L. (2017). Mathematics teachers’ use of ethnomathematics approach in mathematics teaching in Edo State. Journal of Education and Practice, 8(4), 34-38.

Bishop, A. J. (1990). Western mathematics: The secret weapon of cultural imperialism. Race & Class, 32(2), 51-65.

D'Ambrosio, U. (2006). Ethnomathematics: Link between traditions and modernity. Sao Paulo: UNICAMP. DOI: 10.1007/978-3-319-30120-4_2

D’Ambrosio, U. (2016). An overview of the history of ethnomathematics. In: M. Rosa, W. V. Alangui, P. Pahhares, & M. E. Gavarrete (Eds), Current and Future Perspectives of Ethnomathematics as a Program. Switzerland: Springer.

Neuman, W. L. (2008). Social research methods: Qualitative and quantitative approaches (Sixth edition). New Delhi, India: Dorling Kindersley.

Ogunkunle, R. A. & George, N. R. (2015). Integrating ethnomathematics into secondary school mathematics curriculum for effective artisan creative skill development. European Scientific Journal, 11(3), 386-397.

Pradhan, J. B. (2019). Cultural metaphor for mathematical understanding in Nepalese context. Unpublished PhD Thesis, Faculty of Education, Tribhuvan University, Kathmandu, Nepal.

Pradhan, J. B. (2021). Cultural artefacts and mathematics: Connecting home and school. In D. Kollosche (Ed.), Exploring new ways to connect: Proceedings of the Eleventh International Mathematics Education and Society Conference 3, 819–828. Tredition. https://doi.org/10.5281/zenodo.5416225

Rosa, M., & Orey, D. C. (2010). Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Ethnomatheamtica, 3(2), 14–23.

Rosa, M., & Orey, D. C. (2011). Ethnomodeling: The pedagogical action of ethnomathematics as a program. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil.

Sharma T., & Orey, D. C. (2017). Meaningful mathematical through the use of cultural artefacts. In: M. Rosa, L. Shirley, M. E. Gavarrete, & W. V. Alangui (Eds.). Ethnomathematics and its Diverse Approaches for Mathematics Education (pp.153- 179). Cham, Switzerland: Springer.

Sunzuma, G & Maharaj, A. (2020). In-service secondary teachers’ teaching approaches and views towards integrating ethnomathematics approaches into geometry teaching. Bolema, Rio Claro, 34(66), 22-39. Doi: http:/dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a02

Thakur, S. K. (2019). Integration of ethnomathematics in secondary level: A survey on teachers’ perceptions. Unpublished Dissertation, School of Education, Kathmandu University, Nepal.

Zambo, R. & Zambo, D. (2008). The impact of professional development in mathematics on teachers’ individual and collective efficacy: The stigma of underperforming. Teacher Education Quarterly, 159-168.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Pradhan, J. B. (2023). Integração da abordagem etnomatemática no ensino de matemática escolar: Percepção de professores em serviço. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 400-409. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15321