A dialogicidade como prática educativa com implicações sociais significativas

Uma oficina com professores indígenas e sua demanda por um sistema de numeração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15312

Palavras-chave:

Dialogicidade, Formação de professores em serviço, A práxis de professores, Práticas educativas com professores indígenas

Resumo

Neste texto exploramos o conceito de dialogicidade, tomando uma oficina oferecida a professores indígenas em serviço como referência. Tal conceito vem sendo explorado há décadas na literatura acadêmica. Nos últimos anos, ganhou maior importância, na medida em que currículos oficiais em vários países passaram a enfatizar a importância de se desenvolver a educação mais centrada nas necessidades dos aprendizes. Embora as diretrizes gerais desses currículos estejam definidas, o exercício da dialogicidade em salas de aula passa pelo desafio de se equacionar as exigências formais dos diversos campos de saber com os interesses próprios dos estudantes. Assim, na maioria dos casos, os pesquisadores examinam os diálogos em sala de aula verificando em que medida os professores permitem aos alunos que se expressem sobre assuntos próprios do conhecimento escolar. Nesse sentido, ainda não são as questões existenciais dos alunos que prevalecem, uma vez que os resultados mais valorizados dos diálogos já estão definidos previamente. Tais resultados estarão relacionados ao domínio dos conteúdos escolares. Seria possível abordar o ensino formal de outras maneiras? Seria possível privilegiar questões colocadas pelos alunos? Esses são desafios presentes para educadores que se propõem a abordar o ensino em uma perspectiva socialmente centrada. A oficina descrita neste texto constitui um exemplo da dialogicidade exercida a partir de um questionamento existencial formulado pelos professores participantes. Tal questionamento estava relacionado com a criação de um sistema de numeração próprio para sua língua materna. Naquele contexto, pode-se inferir que houve um avanço no sentido de compreender a prática escolar como possibilidade de alargamento das percepções de mundo por meio da séria consideração das necessidades formuladas pelos aprendizes.

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Biografia do Autor

Eduardo Sarquis Soares, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação (1992), doutorado em Educação, com ênfase em Educação Matemática (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente . Professor da disciplina Ciências, Tecnologia e Sociedade para todos os cursos de engenharia do Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João Del Rei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes campos: ensino de física, ciências e matemática no ensino fundamental. Tem atuado como consultor e pesquisador em educação matemática em escolas de ensino fundamental e educação infantil.. É autor do livro “Ensinar Matemática: desafios e possibilidades”. Também do livro: “Quem Colocou a Terra em Movimento? Revoluções tecnológicas que fundaram o pensamento científico”, lançado em 2021 pela Kotter Editorial.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Sarquis Soares, E. (2023). A dialogicidade como prática educativa com implicações sociais significativas: Uma oficina com professores indígenas e sua demanda por um sistema de numeração. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 356–365. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15312

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