Atividades de matemática e justiça social embasadas em simulação

Aprendendo com as reflexões dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15303

Palavras-chave:

simulações, matemática e justiça social

Resumo

Neste artigo, várias dimensões de cuidado envolvidas na educação matemática são ligadas à necessidade de desenvolver atividades, para sala de aula, que envolvam temas de matemática e justiça social. A importância da contextualização significativa e da interação social no aprendizado de matemática é ressaltada utilizando literatura que mostra que a cognição é situada e corporificada. O conceito de “atividades de matemática e justiça social embasadas em simulação” é apresentado como uma abordagem para o trabalho de trazer à sala de aula temas de justiça social que têm matemática na sua medula. Construções teóricas e exemplos são discutidos, para ilustrar em que consistiriam tais simulações e o que podemos aprender de pesquisadores, de diversas áreas da educação, que usam simulações em atividades de sala de aula. Características potencialmente benéficas das simulações de justiça social são relacionadas a vários objetivos educacionais, tais como: reduzir fronteiras arbitrárias entre sub-áreas da matemática e entre a matemática e outras disciplinas; proporcionar oportunidades de escolha e a corporificação de perspectivas diferentes; e oferecer oportunidades para aprendizagem interpessoal. Aqui, eu apresento uma atividade de matemática e justiça social embasada em simulação, realizada numa aula de formação de professores. Os estudantes — neste caso futuros professores — foram convidados a escrever em reflexão sobre a sua participação na atividade. Meu interesse reside em descobrir quais benefícios cognitivos e afetivos, se houver, são relacionados por esses futuros professores à sua experiência de matemática na atividade. Para investigar isso, analiso seis temas presentes nas reflexões dos alunos, e ilustro cada tema com trechos das reflexões. A análise temática nos permite aprender sobre conexões, feitas por estes alunos, entre matemática, no contexto da atividade, e questões que são pessoalmente significativas para eles, tais como sua própria futura prática de ensino, aprendizado e interação com colegas, crenças e sentimentos sobre matemática e sua aprendizagem, e diferentes perspectivas sobre decisões complexas, envolvendo cooperação ou sua falta, com as quais nos deparamos na vida real.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Andrà, C., Parolini, N., & Verani, M. (2015). Using gambling simulators to foster awareness about gambling risks: A focus on emotions. Digital Experiences in Mathematics Education, 1(1), 59–78.

Asal, V., & Kratoville, J. (2013). Constructing international relations simulations: Examining the pedagogy of IR simulations through a constructivist learning theory lens. Journal of Political Science Education, 9(2), 132–143.

Bernstein, B. (2018). On the classification and framing of educational knowledge. In R. Brown (Ed.), Knowledge, Education and Cultural Change: Papers in the Sociology of Education (pp. 363–392). Routledge. (Original work published 1973).

Bishop, A. (1985). The social construction of meaning: A significant development for mathematics education. For the Learning of Mathematics, 5(1), 24–28.

Bland, K. (2018, May 30). Blue eyes, brown eyes: What Jane Elliott’s famous experiment says about race 50 years on. The Republic. Retrieved September 15, 2022, from https://www.azcentral.com/story/news/local/karinabland/2017/11/17/ blue-eyes-brown-eyes-jane-elliotts-exercise-race-50-years-later/860287001/

Boaler, J. (2002). Experiencing school mathematics: Traditional and reform approaches to teaching and their impact on student learning. L. Erlbaum.

Borasi, R., & Rose, B. J. (1989). Journal writing and mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics 20(4), 347–365.

Carraher, T. N., Carraher, D. W., & Schliemann, A. D. (1985). Mathematics in the streets and in schools. British Journal of Developmental Psychology, 3(1), 21–29.

Chin, J., Dukes, R., & Gamson, W. (2009). Assessment in simulation and gaming: A review of the last 40 years. Simulation & Gaming, 40(4), 553–568.

Freire, P. (2000). Pedagogy of the oppressed (30th anniversary ed). Continuum. (Original work published 1970).

Finkel, D. (2020). Math for Love. Retrieved October 1st, 2022, from https://mathforlove.com/lessons/games/

Gelman, A. (2003). Forming voting blocs and coalitions as a prisoner’s dilemma: A possible theoretical explanation for political instability. Contributions to Economic Analysis & Policy, 2(1), 13.

Greenblat, C. S. (1973). Teaching with simulation games: A review of claims and evidence. Teaching Sociology, 1(1), 62–83.

Gutstein, E. (2012a). Mathematics as a Weapon in the Struggle. In O. Skovsmose & B. Greer (Eds.), Opening the cage: Critique and politics of mathematics education (pp. 23–48). Sense.

Gutstein, E. (2012b). Reflections on teaching and learning mathematics for social justice in urban schools. In A. A. Wager & D. W. Stinson (Eds), Teaching mathematics for social justice: Conversations with educators (pp. 63–78). NCTM.

Herrington, J., Reeves, T. C., Oliver, R. (2014). Authentic learning environments. In J. Spector, M. Merrill, J. Elen, M. Bishop (Eds.), Handbook of Research on Educational Communications and Technology (pp. 401–412). Springer.

Jablonka, E., & Gellert, U. (2012). Potentials, pitfalls, and discriminations: Curriculum conceptions revisited. In O. Skovsmose & B. Greer (Eds.), Opening the cage: Critique and politics of mathematics education (pp. 287–308). Sense.

Jones, R. & Bursens, P. (2015). The effects of active learning environments: How simulations trigger affective learning. European Political Science, 14(3), 254–265.

Kuhn, S. (2019). Prisoner’s Dilemma. In E. N. Zalta (Ed.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2019 Edition), https://plato.stanford.edu/archives/win2019/entries/prisoner-dilemma/

Leonard, J., & Moore, C. M. (2014). Learning to enact social justice pedagogy in mathematics classrooms. Action in Teacher Education, 36(1), 76–95.

Nash, J. (1950). Non cooperative games. Princeton University PhD dissertation. Reprinted in Annals of Mathematics, 1951, 54(2), 286–295.

Núñez, R. E., Edwards, L. D., & Matos, J. F. (1999). Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, 39(1), 45–65.

Schoenfeld, A. (1992). Learning to think mathematically: Problem solving, meta-cognition, and sense making in mathematics. In D. A. Grouws (Ed.), Handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 334–371). Macmillan.

Skovsmose, O. (2011). An invitation to critical mathematics education. Sense.

Skovsmose, O., & Greer, B. (2012). Opening the cage? Critical agency in the face of uncertainty. In O. Skovsmose & B. Greer (Eds.), Opening the cage: Critique and politics of mathematics education (pp. 369–385). Sense.

Szafran, R. F., & Mandolini, A. F. (1980). Student evaluations of a simulation game: Patterns in a large introductory sociology course. Teaching Sociology, 8(1), 21–37.

Watson, A. (2021). Care in mathematics education: Alternative educational spaces and practices. Springer International.

Zarestky, J., & Bigler, M. (2021). Reflective journaling in mathematics: Insights into the development of future teachers. New Horizons in Adult Education and Human Resource Development, 33( 3), 52–65.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

von Bülow, K. (2023). Atividades de matemática e justiça social embasadas em simulação: Aprendendo com as reflexões dos alunos. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 316-326. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15303