Motivos para a aprendizagem

O conceito de middleground

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15295

Palavras-chave:

educação matemática crítica, foreground, middleground, aprendizagem matemática

Resumo

Um modo de discutir e interpretar motivos para a aprendizagem é por considerar os conceitos de background, middleground e foreground. Esse trabalho se situa no contexto da Educação Matemática Crítica, área em que os conceitos de background e foreground foram amplamente discutidos e pesquisados. Desenvolvo aqui um ensaio teórico que busca apresentar e discutir o outro conceito mencionado: o conceito de middleground. Os motivos que uma pessoa tem para aprender podem ser desenvolvidos nas interpretações que ela faz de suas experiências passadas e de sua bagagem cultural (background), nas interpretações que ela faz de seu contexto social atual (middleground), e no modo como ela percebe suas oportunidades sociais e visualiza suas perspectivas de futuro (foreground). Para aprofundar a reflexão aqui produzida, foi desenvolvida uma entrevista realizada com três pessoas que estavam envolvidas em algum processo de aprendizagem, não necessariamente formal ou institucionalizado. Os resultados apresentam discussões que contribuem no sentido de entender e interpretar os motivos que levam uma pessoa a aprender.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Alrø, H., Skovsmose, O., & Valero, P. (2009). Inter-viewing Foregrounds: Students’ Motives for Learning in a Multicultural Setting. In M. César, & K. Kumpulainen (Eds.), Social Interactions in Multicultural Settings (13-37). Rotterdam: Sense Publishers.

Baber, S. A. (2007) Interplay of citizenship, education and mathematics: Formation of foregrounds of Pakistani immigrants in Denmark. (Tese de doutorado). Aalborg: Aalborg University.

Biotto, D., Fº, & Skovsmose, O. Researching foregrounds: About motives and conditions for learning. In: SKOVSMOSE O. Critique as uncertainty. Charlotte, North Carolina, USA: Information Age Publishing, 2014. p. 87-94

Biotto, D., Fº. (2015). Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?: trabalho com projetos para reelaborar foregrounds (Tese de doutorado). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, SP, Brasil. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/124075/000831902.pdf?sequence=1&isAllowed=y

D'Ambrósio, U. (1990) Etnomatematica: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Atica.

FÉ J. P., Neto. (2021) Promovendo uma educação popular em um cursinho popular: como isso é possível, utilizando questões de matemática do ENEM reelaboradas? (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil.

Google Trends. (s.d) Google. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/yis/2021/BR/. Acesso em 6 out. 2022.

Kvale, S., & Brinkmann, S. (2009) InterViews: learning the craft of qualitative research interviewing. (2a ed.). Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage Publications.

Odar B., (Criador e Produtor) & Friese J. (Criador). (2017) Dark: Temporada 1, Edisódio 8 (Netflix). Alemanha: Wiedemann & Berg Television.

Skovsmose, O. (2004). Foreground dos educandos e a política de obstáculos para aprendizagem. In Ribeiro, José Pedro Machado ; Carmo Santos Domite, Maria do & Ferreira, Rogério (eds.) (Ed.), Etnomatemática: papel, valor e significado. Zouk.

Skovsmose, O. (2005) Travelling through education: Uncertainty, mathematics, responsibility. Rotterdam: Sense Publishers.

Skovsmose, O. (2011) An Invitation to Critical Mathematics Education. Rotterdam: Sense Publishers.

Skovsmose, O. (2014) Foregrounds: Opaque stories about learning. Rotterdam: Sense Publishers.

Skovsmose, O. (2014) Towards a philosophy of critical mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Skovsmose, O., Scandiuzzi, P. P., Valero, P., & Alrø, H. (2008). Learning Mathematics in a Borderland Position: Students’ Foregrounds and Intentionality in a Brazilian Favela. Journal of Urban Mathematics Education, 1(1), 35-59.

Soares, D. A. (2022) Sonhos de adolescentes em desvantagem social: vida, escola e educação matemática (Tese de doutorado). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Rio Claro, SP, Brasil. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/236147/soares_da_dr_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Souza, A. P. S, Biotto, D., Fº. (2021) Perspectivas de futuro de estudantes mulheres em um curso de licenciatura em física. In: CONEDU, n.7 - Conedu em Casa. Evento online. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81445>. Acesso em: 07 jun. 2022

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Biotto Filho, D. . (2023). Motivos para a aprendizagem: O conceito de middleground. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 285-294. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15295