Descolonização institucional e instrucional da educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15284

Palavras-chave:

poderes mentais indígenas, consciência matemática, subordinação do ensino ao aprendizado, recontextualização curricular

Resumo

Neste ensaio teórico, respondemos aos recentes estudos sobre a descolonização da matemática que afirmam que a chamada matemática "ocidental" é inerentemente colonialista, ou seja, está a serviço do controle econômico e político das nações europeias ou ricas sobre os países do Sul Global. Embora, em geral, simpatizemos com essa literatura, argumentamos contra algumas de suas pressuposições, em parte, distinguindo a matemática "ocidental" ou acadêmica de sua recontextualização para as escolas. Primeiro, argumentamos que, embora mensagens e valores colonialistas possam ser disseminados como parte dessa recontextualização, não está claro que a matemática acadêmica seja inerentemente colonialista. Em seguida, oferecemos uma visão sugestiva do que pode significar descolonizar a matemática escolar por meio de uma abordagem pedagógica baseada em pesquisas sobre o aprendizado de idiomas nativos, chamada de "subordinação do ensino à aprendizagem". A abordagem utiliza tarefas que convidam os alunos a usar seus poderes mentais indígenas (ou brilhantismo) por meio de interações dialógicas com eles mesmos e com os outros sobre objetos e relações entre eles. Para ilustrar a subordinação do ensino à aprendizagem, apresentamos um exemplo de como os alunos usam seus poderes de aprendizagem para educar sua consciência e desenvolver ideias e raciocínios matemáticos, experimentando assim a alegria de seus esforços intelectuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Amaral, C. A. d. N., Souza, M. A. V. F. d., & Powell, A. B. (2021). Fração à moda antiga. Edifes.

Bishop, A. J. (1990). Western mathematics: The secret weapon of cultural imperialism. Race & Class, 32(2), 51-65.

Brantlinger, A. (2022). Critical and vocational mathematics: Authentic problems for students from historically marginalized groups. Journal for Research in Mathematics Education, 53(2), 154-172.

Bernstein, B. (1999). Vertical and horizontal discourse: An essay. British Journal of Sociology of Education, 20(2), 157–173. https://doi.org/10.1080/01425699995380

Coles, A. (2011). Gattegno’s ‘powers of the mind’ in the primary mathematics curriculum: Outcomes from a NCETM project in collaboration with “5x5x5=Creativity”. Proceedings of the British society for research into learning mathematics, 31(1), 49-54.

Dowling, P. (1998). The sociology of mathematics education: Mathematical myths/pedagogic texts. London: Falmer Press.

Fernandes, F. S. (2021). Matemática e colonialidade, lados obscuros da modernidade: giros decoloniais pela Educação Matemática. Ciência & Educação (Bauru), 27.

Fendel, D., Resek, D., Alper, L., & and Fraser, S. (2000). Interactive mathematics program (IMP): Integrated high school mathematics. Emeryville, California: Key Curriculum Press.

Foster, C., Barichello, L., Bustang, B., Najjuma, R., & Saralar-Aras, I. (2022). Decolonizing Educational Design for School Mathematics. For the Learning of Mathematics, 42(2), 9-14.

Gattegno, C. (2010). What we owe children: The subordination of teaching to learning. Avon. (Original work published 1970.)

Gattegno, C. (2010). In the beginning there were no words: The universe of babies. Educational Solutions Worldwide. (Original work published 1973.)

Gattegno, C. (1987). How a science is born. In The science of education: Part 1: Theoretical Considerations (pp. 1-37). Educational Solutions.

Gattegno, C. (2011). Modern mathematics: A manual for primary school teachers. Educational Solutions Worldwide. (Original work published 1963.)

Gerdes, P., & Djebbar, A. (2004). Mathematics in African history and cultures: An annotated bibliography. African Mathematical Union.

Goldin, G. A. (1990). Epistemology, Constructivism, and Discovery Learning in Mathematics. Journal for Research in Mathematics Education. Monograph, 4, 31-47. https://doi.org/10.2307/749911

Greene, C. S., & Mukhopadhyay, S. (2017). Decolonizing Mathematics through Cultural Knowledge: Construction of the Nehiyawak Mîkiwâhp (Cree Tipi). Journal of Mathematics and Culture.

Hewitt, D. (1999). Arbitrary and necessary part 1: A way of viewing the mathematics curriculum. For the Learning of Mathematics, 19(3), 2-9.

Iseke-Barnes, J. M. (2000). Ethnomathematics and language in decolonizing mathematics. Race, Gender & Class, 133-149.

Joseph, G. G. (2010). The crest of the peacock: Non-European roots of mathematics. Princeton University Press.

Lave, J., Murtaugh, M., & de la Rocha, O. (1984). The dialectic of arithmetic in grocery shopping. In B. Rogoff & J. Lave (Eds.), Everyday cognition: Its development in social context (pp. 67–94). Cambridge, MA: Harvard University Press.

Moses, R. P., & Cobb, C. E., Jr. (2001). Radical equations: Math literacy and civil rights. Beacon.

O’Neil, C. (2017). Weapons of math destruction: How big data increases inequality and threatens democracy. Crown.

Powell, A. B. (1993). Pedagogy as ideology: Using Gattegno to explore functions with graphing calculator and transactional writing. In C. Julie, D. Angelis, & Z. Davis (Eds.), Proceeding of the Second International Conference on the Political Dimensions of Mathematics Education (pp. 356-369). Maskew Miller Longman.

Powell, A. B. (2018). Reaching back to advance: Towards a 21st-century approach to fraction knowledge with the 4A-Instructional Model. Revista Perspectiva, 36(2), 399-420. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p399

Powell, A. B. (2022). Decolonizing mathematics instruction: Subordinating teaching to learning. Bolema, 36(73), i - x.

Powell, A. B. (2023). Enhancing students’ fraction magnitude knowledge: A study with students in early elementary education. Journal of Mathematical Behavior, 70, 1-14. https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2023.101042

Schoenfeld, A. H. (2007). Problem-solving in the United States, 1970–2008: research and theory, practice and politics. ZDM, 39(5), 537-551. https://doi.org/10.1007/s11858-007-0038-z

Swetz, F. (1987). Capitalism and Arithmetic: The New Math of the 15th Century, Open Court, La Salle, translated by DE Smith.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Powell, A. B., Brantlinger, A. M. ., & Romero, L. A. R. . (2023). Descolonização institucional e instrucional da educação matemática. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 199-209. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15284