Una filosofía de la educación en ciencias en el horizonte de la hermenéutica filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.14749

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Hermenêutica Filosófica, Filosofia da Educação em Ciências

Resumo

Dentre as diversas problemáticas que permeiam a Educação em Ciências (EC), destaca-se a ênfase nos modos de ensino e aprendizagem com foco em aspectos conceituais e cognitivos. O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma Filosofia da Educação em Ciências (FEC) baseada na Hermenêutica Filosófica (HF) de Hans-Georg Gadamer com o intuito de promover uma via ontológica para a EC que possa contornar a ênfase acima mencionada. A FEC é constituída pela intersecção de três campos acadêmicos: Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência. Na Filosofia, o movimento de compreender a compreensão de modo ontológico explorado por Gadamer possibilita ver a Hermenêutica para além de um caráter metodológico. Na Filosofia da Educação, a HF amplia à apropriação dos conhecimentos agregando a formação pessoal em que há a exposição à dúvida, a valorização do diálogo, o ouvir o outro e buscar uma compreensão do mundo, mas também de si. Na Filosofia da Ciência, a perspectiva gadameriana permite uma visão do trabalho científico em uma racionalidade que está imbricada em aspectos históricos, filosóficos e culturais por meio de uma aproximação entre a Hermenêutica e as Ciências Naturais. Apontamos que uma EC na articulação entre esses campos com um viés gadameriano promove mudanças na dinâmica escolar, na disposição do(a) aluno(a) e do(a) professor(a), no modo de compreender sobre si, sobre o mundo e sobre a linguagem científica.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Carvalho do Carmo, Universidade Federal do Paraná

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologías Educativas (PPGECEMTE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil.

    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
    E-mail: anacarmo@ufpr.br

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1372-5070

  • Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

    Docente Adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil.

    E-mail: robson.simplicio@ufpr.br

    Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4637-5014

  • Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

    E-mail: mcgaliazzi@gmail.com

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0513-0018

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Carmo, A. P. C. do, Sousa, R. S. de ., & Galiazzi, M. do C. . (2023). Una filosofía de la educación en ciencias en el horizonte de la hermenéutica filosófica . Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 39-55. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.14749
Recebido 2023-01-16
Aprovado 2023-06-25
Publicado 2023-07-27